25.1.14

já lá vão dez anos

Faz hoje dez anos que estava deitado na cama, no quarto dos meus pais, a ver mais um jogo do Benfica. Era uma difícil deslocação ao campo do Vitória de Guimarães. O Benfica ganhava por um zero. O jogo estava perto do fim quando Miklós Fehér decidiu queimar tempo atrapalhando o lançamento lateral de um jogador adversário. Levou cartão amarelo. Deu um passos a sorrir. Dobrou-se, apoiando as mãos nos joelhos. E tombou. De forma violentíssima. Como uma pedra que é largada de uma altura qualquer, batendo no solo sem qualquer reacção.

Quando deu a repetição, poucas dúvidas restavam de que era algo bastante grave. As reacções dos jogadores confirmavam o pior. E, horas mais tarde era confirmada a morte de Fehér, de 24 anos. Voltei a ver o vídeo ontem e arrepio-me como se tivesse acabado de acontecer. E, ao rever o vídeo volto a ser inundado pelas mesmas questões que me atormentaram naquela noite.

Como é que aquilo é possível? É uma pessoa saudável. Um atleta de alta competição sujeito a exames frequentes para descortinar tudo e mais alguma coisa. É uma pessoa que vive do seu corpo, que é analisado ao detalhe. Como é que isto é possível? Como? Foi aquilo que me perguntei, e que ainda hoje pergunto, vezes sem conta. Por mais explicações que ouça, fico sempre sem perceber como é possível. E não minto que é algo que me assusta profundamente.


Desde miúdo que jogo futebol. Não sei se as leis mudaram mas posso dizer que apenas numa época fiz mais exames do que o normal. Foi quando joguei no campeonato nacional. Nesse ano, até o despiste de HIV tive de fazer, apesar da tenra idade. Nos outros anos, eram exames do estilo: teve isto ou aquilo? Alguém na família teve? Sendo que, mais tarde, passei a ter de assinar termos de responsabilidade que ilibavam todas as pessoas de qualquer problema que pudesse ter. Não sei se isto mudou, mas espero que sim.

22 comentários:

  1. Essa imagem ficou bem gravada nas nossas mentes, porra!

    ResponderEliminar
  2. Eu, que nunca vejo jogos de futebol, nessa altura vivia com um benfiquista ferrenho, e por isso assisti a esse. São momentos impossíveis de esquecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcam a vida de todos. Vi uma reportagem que me deixou muito emocionado. Com o pai dele a olhar para uma foto. "Olhem para aquele corpo, olhem para a forma como corria. Era perfeito. Era tão jovem...", dizia.

      Eliminar
  3. O dia 25 tem aqui um peso!!! Eusébio, Miklos Fehér. Um nasce no dia de hoje, outro morre. Ambos traídos pelo coração. Creepy...

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.com.pt

    ResponderEliminar
  4. Ainda me lembro do que fiz nessa noite como se fosse hoje... :(

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me bem dessa noite, também estava a ver o jogo em directo (apesar de ser sportinguista). Foi arrepiante :/

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me perfeitamente desse dia :/
    Será sempre um verdadeiro eterno!

    ResponderEliminar
  7. Na altura não estava a ver o jogo. Não me lembro o que estava a ver, só sei que ouvi os meus pais comentarem qualquer coisa de ele ter ido para o hospital e não liguei, pensando que não era grave. Só mais tarde, ouvi o meu pai, que manteve o rádio ligado, a dizer à minha mãe, "olha, já morreu". Aí acordei para o sucedido e fui saber o que se tinha passado ao certo. Uma tristeza. Algo que não tem explicação, que não se consegue compreender, mas que aconteceu. E já lá vão 10 anos. :(
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reacção dos jogadores deixou antever o desfecho. Aquele momento em que parece que ele reage ainda deu algum alento mas cedo se percebeu que nada havia a fazer.

      Eliminar
  8. Já passaram dez anos... e parece que foi ontem!

    ResponderEliminar
  9. Nunca me vou esquecer dessas imagens....

    ResponderEliminar
  10. Sei que chorei copiosamente. Não conseguia acreditar naquilo. As imagens ficaram-me gravadas na memória. Nos dias seguintes, as televisões continuavam a repeti-las... e eu não conseguia não chorar. Quando li que tinha passado uma década nem queria acreditar... Lembro-me como se fosse ontem!

    ResponderEliminar
  11. É um dia que fica marcado e que os benfiquistas especialmente nunca esquecerao

    ResponderEliminar