10.1.14

e agora?

Num passado não muito recente, a Pepsi sueca decidiu brincar (gozar se preferirem) com um boneco automaticamente associado, por motivos lógicos, a Cristiano Ronaldo numa altura em que a selecção portuguesa ia defrontar a sueca para decidir qual das duas estaria no Mundial do Brasil. Como referi na altura, entendi ser apenas uma estratégia de marketing de muito mau gosto feito por uma parte da empresa e não pela Pepsi em si. Ou seja, quem tinha de ser responsabilizado pelo acto eram as pessoas suecas responsáveis pela campanha. Nada mais do que isso.

E não foi por isso que deixei de beber Pepsi. Assumo que prefiro Coca Cola mas quando não há, bebo Pepsi sem qualquer problema. Não critico quem deixou de beber, como vi acontecer em diversos restaurantes, mas entendo que não tinha que o fazer. Porque a sucursal sueca não representa a marca na sua globalidade e porque não tenho que tomar as dores de Cristiano Ronaldo. Além do mais, que todos os problemas do nosso país fossem o boneco que não impediu Cristiano Ronaldo de fazer uma das suas melhores exibições de sempre.

Depois desse episódio, meio Portugal revoltou-se contra a marca de refrigerantes. Houve grandes marcas que recusaram comercializar a bebida. Alguns pequenos comerciantes deixaram de vender a bebida. Existiram muitas revoltas nas redes sociais. E muitas pessoas deixaram de beber aquela que passou a ser a bebida do demo.

Até que, a Pepsi pede desculpa a Cristiano Ronaldo. Que aceita sem qualquer problema. E até que o jogador revela que a Pepsi está a colaborar consigo num projecto solidário. Não ponho em causa o cariz do projecto. Até enalteço que o jogador mais bem pago do mundo ajude quem entende que deve ser ajudado. Mas a parceria poderia ter sido feita com qualquer marca do mundo. É a Pepsi que entra com o dinheiro mas podia ser outro patrocinador qualquer.

E agora? Quem acusou a Pepsi disto e daquilo vai acusar Cristiano Ronaldo de ter mau carácter por aceitar colaborar com uma marca que gozou consigo? Quem deixou de beber Pepsi vai passar a beber Pepsi? Quem fez da Pepsi uma bebida do demo vai passar a odiar Cristino Ronaldo? Quem deixou de comercializar a marca voltará a vender a bebida? Ou será que a decisão de Cristiano Ronaldo revela que a onda de indignação que se gerou foi uma tempestade num copo de água?

7 comentários:

  1. eu sou daquelas que nunca bebeu pepsi e portanto falo de fora nesta questão.

    mas não concordo contigo quando fazes a distinção entre a empresa sueca e a marca global. porque uma acção deste género, mesmo sendo feita à escala local, tem sempre repercussões na marca. nenhuma mãe se escapa ao julgamento dos comportamentos dos seus filhos... por outro lado, os milhares de portugueses que se sentiram indignados com isso não tinham como ir à suécia reclamar, logo deixar de consumir o produto cá era a maneira mais fácil e lógica de expressar a sua revolta.

    quanto à forma como as desculpas foram apresentadas, penso que foi inteligente por parte do cristiano aproveitar a situação a favor de alguém que precisava e desta forma ajudar uma instituição necessitada. mas não me parece (e pelos comentários no facebook dele sobre este assunto confirma-se) que as pessoas vão ver isto como uma borracha que apaga tudo e voltar atrás. talvez com o tempo isso lhes passe, mas com esta tentativa de limpar a imagem por parte da pepsi não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes mas não vejo as coisas dessa forma. Não levo a parte como o todo pois aposto que a Pepsi mãe não estava a par da campanha sueca. Se cada vez que uma parte faz algo, a culpa fosse do todo, o mundo seria bem diferente.

      E que ninguém se engane. O Cristiano Ronaldo está a ganhar muito dinheiro com isto.

      Para mim não há borracha que tenha que apagar o que quer que seja. A situação teve contornos exageradamente grandes. Gostava de ver essa mesma indignação contra coisas bem mais graves que fazem aos portugueses.

      Eliminar
  2. As duas situações não me parecem relacionaveis. A atitude da Pepsi foi ridicula, pediu desculpa ponto final. Agora são parceiros num projeto solidário, fantástico para toda a gente, ponto final.

    Jinhooooossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. Não foi a Pepsi. Foi a Pepsi sueca. Por exemplo, se um presidente de câmara norte-americano disser que os portugueses são todos burros vamos assumir que essa é a opinião de todos os norte-americanos?

      A causa solidária é fantástica. Aí, não discuto. Mas existem muitos milhões pelo meio. E só não ao vê quem não quiser.

      beijos

      Eliminar
  3. Eu já não bebia Pepsi. Vou continuar a não beber. Por todas as razões e mais algumas. Porque não gosto, porque o sabor é diferente, porque o que eles fizeram, seja a casa mãe, seja a Pepsi sueca, é inqualificável e indesculpável.

    Não creio que o CR7 tenha desculpado. O que se passa, penso eu, é que a "máquina" que ele tem por trás aproveitou e bem a situação.
    A Pepsi pede desculpa, a Casa dos Rapazes ganha 150.000,00€ para as obras que precisava, e o CR7 junta mais uns milhares à sua choruda conta bancária e ainda fica bem na fotografia, porque aceitou o pedido de desculpas de quem o "trucidou".

    Marketing, portanto :)

    ResponderEliminar
  4. Eu quando há Pepsi bebo, quando não há, bebo outra coisa... Não vejo qualquer problema. Era a Pepsi Sueca, não era a Pepsi. Não se podia culpar a marca. Do mesmo modo que eu agora gostava de saber o que é que essas pessoas que deixaram de vender, vão fazer...

    Beijooooooo*******

    ResponderEliminar
  5. E com isto, o que vai ser dos fundamentalistas da causa não bebo mais pepsi???
    http://www.publico.pt/desporto/noticia/cristiano-ronaldo-e-pepsi-completam-financiamento-para-casa-dos-rapazes-1619004

    ResponderEliminar