27.1.14

dois em um. vale (mesmo) tudo e os tribunais

Ontem, estava no zapping televisivo quando passei pela TVI. Já tinha ouvido dizer que o Desafio Final 2 estava ao rubro, com muitas expulsões e momentos pautados por níveis elevados de testosterona onde pouco faltou para que existissem agressões físicas. Estava a ver um pouco do reality show no momento que aconteceu aquilo que considero ser o momento mais baixo, de que me lembre, da história deste tipo de programas.

Em poucos minutos houve de tudo. Um ex-concorrente (Cláudio) que se sente perseguido e invejado por Zezé Camarinha. Este, por sua vez, acusado de chamar galdérias às concorrentes. Os pais de uma das concorrentes a dizerem que Zezé, “à beira da terceira idade”, inveja um jovem casal. Um ex-concorrente (Rúben) a defender a sua amada, que foi chamada de galdéria. O Zezé Camarinha a dizer que Bernardina era a “maior queca de Portugal.” Esta, que já lhe tinha chamado porco pela forma como tratou as mulheres ao longo da vida, a responder-lhe com um “vai-te f****!” Outro ex-concorrente (Wilson) a dizer que o problema de Zezé Camarinha é que já não o levanta. Camarinha a dizer que Wilson falava mal da TVI e que ia para ali. Pais aos gritos. E por aí fora. Tudo em mau.

Por sua vez, Teresa Guilherme (que considero ser a única apresentadora capaz de dominar um programa destes) assistia impávida e serena aquilo que acontecia à sua frente. Não se foi para intervalo para acalmar os ânimos. Não se mandou calar ninguém (excepto o público que apupava um e aplaudia os outros). Não se fez uma ligação à casa para que o estúdio perdesse destaque. Até se davam microfones a quem falava sem um, de modo a que a picardia tivesse o volume adequado.

Quando me pergunto o porquê daquela situação, só me ocorre uma palavra: audiências. Só isso justifica aquilo que continua a não ter justificação. Ao longo dos anos, a TVI dominou as audiências com os seus programas do género. Factor X mudou essa tendência, tendo resultados muito bons. Como tal, é o verdadeiro vale tudo para recuperar as audiências. Não se olha a meios para atingir um fim. Quantos mais escândalos, melhor. E, espero estar errado, quase que aposto que deu resultado. Que aquele momento teve uma audiência brutal.

E agora os tribunais
Ao ver aquele momento percebi também o porquê da nossa Justiça ser tão lenta. É que a maioria daquelas pessoas passa o tempo todo a trocar insultos. “Galdéria, porco, violador, pedófilo” e por aí fora. Trocam estas ofensas perante câmaras que mostram tudo a milhões de portugueses. Mais a frio, pedem desculpa. Mas, a resposta é sempre a mesma: “As desculpas pedem-se em tribunal, que é lá que isto será resolvido”, disparam. Era bem melhor que pensassem na forma como se mostram a milhões de pessoas em vez de pensarem que o tribunal é a salvação para todas as bocas que trocam.

23 comentários:

  1. Tens toda a razão, AUDIÊNCIAS, e como "audiência" que sou, estava coladinha como uma lapa à tv! looool adorei a baixaria! Já estou farta do "politicamente correcto". Haja alguma coisa que nos prenda à TV. Já estou farta de ver as mesmas m*****. bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que vi e estava cada vez mais admirado com o rumo daquele bate boca colectivo.

      beijos

      Eliminar
  2. E os tribunais que se preocupem com os processos que já lá estão amontoados a criarem pó!!! Resolvam esses primeiro isso sim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ameaçam com tribunais porque acham que fica bem ameaçar.

      Eliminar
  3. Não vi mas já ouvi falar /já vi referências a tal no facebook. Não escondo que já vi muitos destes programas. Mas honestamente estou cansada... Sempre a mesma coisa, sempre o mesmo tipo de pessoas... Que não acrescentam nada, que já nem sequer me conseguem divertir ou prender a atenção. Só consigo sentir vergonha quando olho para algumas dessas pessoas e percebo que são da minha idade. O dinheiro (será que ganham assim tanto...?) não paga tudo. A TVI chegou a um ponto que, sinceramente, não sei se conseguirá descer mais (não ponho as mãos no fogo... sempre a surpreender, não é verdade?), mas como as pessoas continuam a dar audiência a este tipo de programas, lá continuamos a assitir a espectáculos tristes desse género e a dar importância a quem não o tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, considero que a última casa até foi mais fraca, em relação ao que se esperava e prometia. Agora, este está a ser o melhor que a TVI podia desejar.

      Eliminar
  4. http://cantinhodacasa.blogs.sapo.pt/648600.html

    http://cantinhodacasa.blogs.sapo.pt/eu-tambem-contribuo-para-as-audiencias-651721

    http://cantinhodacasa.blogs.sapo.pt/a-saga-da-ma-educacao-e-da-pouca-655857

    Olá.
    Como sempre um bom texto a propósito deste ridículo reality show, que vejo à sexta feira, depois das 00.00h e ao domingo, nos zapping que vou fazendo e paro aqui.
    De uma forma menos exrensa, envio os links do meu outro blog e mais antigo que tenho, os breves posts que escrevi sobre este assunto.
    Vi o que aconteceu ontem e tive vergonha, muita vergonha da educação que as famílias dão aos filhos aqui em Portugal.
    O senhor mais velho também não merece consideração, foi um mau exemplo para o país.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que os familiares pensam nem sei o que as próprias pessoas pensam. Mas que é muito mau, é.

      beijos

      Eliminar
  5. Também vi em directo, porque é o que se vê cá em casa ao domingo à noite (e verdade seja dita: ao menos sempre me rio com tamanha trampa que se diz, e olha que ontem ri forte e feio) xD

    Independentemente de quão deprimente aquilo é, a verdade é que o Zézé Camarinha é um nojo de homem e ouviu ali umas quantas verdades ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele dá-se à morte com a sua postura. Colheu aquilo que semeou junto de "putos" que encheram o saco com ele.

      Eliminar
    2. Roger, o Zeze Camarinha é uma personagem autentica. mas é isso que o faz ser adorado e ao mesmo tempo odiado por tantos. Mas sinceramente entre ele e os outros...nao sei!!

      Eliminar
  6. Sem dúvida...também passei por lá no momento mais deplorável e fiquei sem palavras...nunca tinha visto algo tão baixo num programa de televisão.

    ResponderEliminar
  7. Por estas e por outras é que a minha tv não pára na TVI.
    Gosto muito do Factor X e outros programas anteriores na SIC. Não me apanham a ver "casas" e outros degredos...
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho acompanhado o Factor X pelo facto de que sou descrente nesse tipo de programas. Passados poucos meses ninguém sabe dos cantores que ganham, salvo raras excepções. O nosso país é pequeno demais para muitos programas do estilo. Não temos, infelizmente, mercado para absorver os talentos que ali aparecem.

      Eliminar
    2. Vejo por entretenimento puro.
      Gosto de música, gosto de ver desconhecidos a cantar bem, a melhorarem a cada programa.
      Recosto-me no sofá e vejo um espectáculo.
      Há melhor programa para domingo à noite?
      vidademulheraos40.blogspot.com.

      Eliminar
    3. Eu opto quase sempre por um ou mais filmes :)

      Eliminar
  8. Também vi. Foi mau demais. Não há respeito.

    ResponderEliminar
  9. Consigo imaginar a Teresa Guilherme a dizer "Welcome to the Hunger Gaaaaames".

    ResponderEliminar