13.1.14

a bola da vergonha

Cristiano Ronaldo acaba de entrar para a história do desporto português ao ser eleito o melhor jogador de futebol do mundo pela segunda vez, um feito que nenhum jogador português tinha conseguido alcançar. Porém, este ano a Bola de Ouro podia chamar-se Bola da Vergonha.

Num passado mais ou menos recente, tudo indicava que Ribéry seria o vencedor do prémio. A imprensa dava conta disso mesmo. O jogador dizia que a mulher já tinha arranjado espaço lá em casa para o troféu e ninguém questionava nada disto. Até que Blatter decide gozar, de forma ridícula, com Cristiano Ronaldo. O “comandante” respondeu com um dos seus melhores jogos de sempre, na Suécia, no dia em que a selecção portuguesa carimbou o passaporte para o Mundial do Brasil e a imprensa dava conta de que o português recusava marcar presença na gala de hoje. Como “medida de desculpa”, Blatter decidiu alargar o prazo da votação para a Bola de Ouro, permitindo que os votos efectuados fossem alterados.

Esta decisão foi vista como uma campanha pró-Ronaldo, entendida como uma forma da FIFA corrigir o lamentável erro do seu rosto maior. As vozes a favor de Ronaldo multiplicaram-se, oriundas de toda a parte do mundo. Messi calou-se, percebendo, acredito eu, que não seria o seu ano. Ronaldo pouco falou, numa medida inteligente optando por responder com os pés dentro do campo. E Ribéry defendeu-se com o apoio do seu clube. Esta confusão criou uma onda de vergonha em torno de um prémio prestigiante.

Na minha opinião, Cristiano Ronaldo é um justo vencedor. Tal como seria Messi. E sobretudo Ribéry. Já aqui disse que considero que o francês merecia ganhar porque, apesar de não ter o mesmo mediatismo dos outros dois, consegue ser tão importante como eles para o seu clube. Para mim, Ribéry conseguiu ombrear com dois talentos únicos do futebol, algo ao alcance de poucos. É certo que não marcou tantos golos mas para premiar esse detalhe existe a Bota de Ouro. Colectivamente ganhou tudo e nada mais podia ter feito. Se tivesse levado a Bola de Ouro seria justo.

Cristiano Ronaldo não teve títulos colectivos. Mas foi um monstro individual. É uma autêntica força da Natureza, que carrega uma equipa às costas. CR7 e Messi estão num patamar distinto dos restantes jogadores mundiais. Não questiono a justiça do prémio. Porque deixo bem claro que Ronaldo é um justo vencedor. Aquilo que defendo é que o português é a primeira vítima da Bola da Vergonha. O talento de Cristiano Ronaldo e tudo aquilo que faz na sua vida desportiva não mereciam a confusão e polémica de um prémio que era muito melhor quando era apenas da responsabilidade da France Football, sem o bedelho da FIFA.

Parabéns Cristiano Ronaldo. Parabéns Portugal. Em especial, parabéns aos madeirenses e sobretudo a Aurélio Pereira, o senhor formação que descobriu o talento português e Alex Ferguson que projectou mundialmente CR7. Numa época em que Portugal só é notícia mundialmente por maus motivos, fica sempre bem ter o melhor do mundo.

PS - Se houvesse uma Bola de Ouro para aquele que se veste melhor, Cristiano Ronaldo não ia ombrear com Messi. Ganhava sempre!

PS2 - Aceitam-se apostas para o tempo que irá demorar até que se façam piadas com Irina Shayk e as duas Bolas de Ouro de Cristiano Ronaldo.

11 comentários:

  1. Parabéns também ao Sporting, por ter sido onde o melhor do mundo fez a sua formação e de onde saiu para o resto do mundo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting está incluído no Aurélio Pereira, o maior tesouro do clube no que à formação diz respeito. Aliás, é pena que o Sporting não tire maior proveito dos talentos que forma mas é uma consequência de um campeonato fraco onde os clubes não conseguem manter os talentos.

      Eliminar
  2. Este ano, a meu ver, só o CR podia ganhar. Era de uma injustiça TREMENDA se assim não fosse. Foi assombroso, de outro mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é justo. Mas, por exemplo, que pode mais fazer o Ribéry para ganhar o prémio? Ganhou tudo. É influente na sua equipa e selecção. A única coisa que podia fazer era marcar mais golos mas para isso existe a bota de ouro.

      Este prémio é bastante injusto para muitos jogadores importante que não podem lutar de forma justa com Ronaldo ou Messi.

      Eliminar
    2. E além disso o prémio devia dizer respeito a uma época e não a um ano onde apanha o início e o final de duas épocas. A parte mais importante, que é o meio, onde as equipas muitas vezes se desgastam são ignorados.

      Eliminar
  3. Prémio mais que merecido!
    Por este e por todos os anos anteriores.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  4. E parabéns pelo post.
    Sem mais palavras.

    ResponderEliminar
  5. Com toda a polémica que foram arranjar, estranho seria o Ronaldo não ganhar. E vendo bem as coisas o prémio é merecido. Caramba, se não me engano marcou 59 golos enquanto jogador do Real.
    Mas tenho que salientar uma coisa: o golo do ano!!! Sim senhora, grande golo!! Prémio mais que merecido. O pontapé de bicicleta do Ibramovich é do outro mundo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcou 69! O golo do Ibra é algo para lá de extraordinário.

      Eliminar