27.12.13

best of 2013 (filmes)

Se escolher aquelas que foram as melhores onze músicas deste ano não foi fácil, o mesmo se aplica aos filmes. E a escolha não se tornou ainda mais complicada porque não tenho ido ao cinema nas últimas semanas o que faz com que ainda não tenha visto filmes que certamente teriam lugar de destaque na minha lista.

11 – Dá Tempo ao Tempo


Parece uma típica história de filme de Domingo à tarde mas é muito mais do que isso. É uma lição de vida para quem estiver disposto a aprender com um filme.

10 – Velocidade Furiosa 6


Sim, é o sexto. Sim, vem no seguimento dos outros cinco. Mas é digno de estar num top. Vale pela acção, pelos carros e pelo final que nos deixa a pensar no próximo filme. Que passou a um mistério ainda maior com a morte de Paul Walker.

9 – Jogo de Risco


Poker, acção, bons cenários e o Ben Affleck a fazer de mau. Chega para me conquistar. Não é um filme que agrade a muitas pessoas mas merece este honroso lugar.

8 – Ressaca III


É com pena que fica num lugar tão baixo da tabela. Esperava muito mais deste filme devido à qualidade dos anteriores. Vale pelo final e pelo mérito de arrastar uma história destas durante três filmes.

7 – O Impossível


Só vi o filme nestes dias. Esperava mais dele. Mais emoção, lágrimas e momentos que nos roubassem o ar. Não senti isso durante muitas partes do filme porque tinha expectativas muito elevadas. Mas, a história é boa. A representação também. Tal como a fotografia.

6 – Mestres da Ilusão


Este é daqueles filmes que deverá ter passado despercebido a muitas boas pessoas. Para mim, é uma das revelações do ano. Uma boa surpresa para ver e rever.

5 – Força Anti-Crime


Sean Penn chega como carimbo de qualidade deste thriller de gangsters que conta ainda com Ryan Gosling e Emma Stone. Outra das boas surpresas deste ano.

4 – Transe


Um filme bom demais para ser resumido em poucas palavras. Passou-me despercebido e só o descobri no clube de vídeo. A tempo suficiente para constar neste top.

3 – 00:30 Hora Negra


É de 2012 mas só estreou em Portugal em 2013. Na altura dos Oscares disse que preferia o Argo a este. Continuo a achar o mesmo, o que não invalida que seja um grande filme. Sem duvida um dos melhores deste ano.

2 – Django Libertado


Outro filme de 2012 que só estreou este ano. Um filme marcante que aborda de forma inteligente a questão do racismo dentro da própria raça. Atrevo-me a dizer que é daqueles filmes de que toda a gente gosta, até quem odeia o Tarantino.

1 – O Grande Gatsby


Simplesmente o melhor de 2013. Tudo é perfeito neste filme. As representações, a fotografia, a música, a história. Nada falha neste filme.

8 comentários:

  1. Adorei o "Dá tempo ao tempo". Não é o melhor desta lista, claro, mas é um filme especial...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um filme muito bom. A pontuação do imdb, tendo em conta o género do filme, prova isso mesmo.

      Eliminar
  2. Da tua lista gostei de "Transe" do Danny Boyle e de "Django Libertado" do Quentin Tarantino - com uma excelente Banda Sonora! E acrescento "O Mordomo" - com Banda Sonora do 'nosso' Rodrigo Leão - e "A Gaiola Dourada" - que conseguiu superar a má língua nacional e fazer uma brilhante carreira nas salas de cinema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mordomo foi um lapso. Já fiz um post sobre isso. É mesmo bom. Não vi a Gaiola Dourada.

      Eliminar
  3. Este ano andei afastado do que se ia fazendo por aí em termos de filmes...

    Da lista que referes, só vi O Impossível e o 00:30 Hora Negra. Por isso não posso opinar muito sobre a lista. Mas jamais punha o 00:30 no top 3. Não é propriamente um mau filme, que não é. Mas é um bocado "para americano ver" e na minha opinião o Impossível dá 20-0 ao 00:30...

    Quanto aos restantes, como disse acima, não posso opinar. Mas quero muito ver Mestres da Ilusão, Ressaca III e Jogo de Risco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Impossível soube-me a pouco. Talvez fosse eu que esperasse mais do filme.

      Eliminar
  4. Eu voto no Django!
    O Mestres da Ilusão não me convenceu. Mais recentemente adorei o Conselheiro.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar