27.11.13

coisas várias sobre o porto

Ainda está para nascer o dia em que faça uma viagem Lisboa-Porto-Lisboa e que não encontre a auto-estrada do Norte em obras. Não consigo perceber os motivos de tantas obras nesta (e em tantas outras) estrada mas consigo encontrar um destino melhor para os milhões que se gastam nas obras.

As pessoas do Norte são muito simpáticas. Ou isso ou tenho sorte com todas as pessoas com quem me cruzo. Sorriso fácil, paciência e tempo para uma palavra amiga.

As mulheres vestem-se quase todas bem. E são bonitas.

Ontem pedi dicas para almoçar. As que recebi sobre o Cais de Gaia chegaram depois de já ter ido almoçar. Como tal, optei pelo Penela´s Douro. Infelizmente eu e o meu colega éramos os únicos clientes. Acredito que ao jantar seja melhor. A decoração do espaço é muito bonita. A vista para o Douro alimenta a alma. A broa é de comer e chorar por mais. A chouriça assada idem. Recomendo uma visita a esta casa que tem tapas e outros pratos a preços em conta.

Recebi várias dicas para ir ao Tappas Caffé. Não conseguir ir lá à hora de almoço mas ler “as melhores francesinhas em forno a lenha” aguçou o meu apetite. Fui lá ao jantar. Felizmente para os patrões (e infelizmente para mim) estava cheio. Babei a olhar para as francesinhas no balcão. E fui embora. Mas hei-de lá ir. Obrigado a quem me deu as diversas dicas.

Sem Tappas fui ao Capa Negra II. Não me podia vir embora sem comer uma francesinha. Optei pela especial. Gostei. Estava boa. Mas num duelo com o Café Santiago (em frente ao Coliseu do Porto) dou a vitória ao Café Santiago. Antes da francesinha aspirei um rissol de carne. E fiquei com vontade de comer mais cinco que são mesmo bons.

Surpreende-me o mau momento do Futebol Clube de Porto. Gosto do treinador. O plantel é ligeiramente inferior ao do ano passado (a equipa não sabe lidar com a falta de Moutinho. Que o diga Lucho que tem de correr muito mais, desgastando-se depressa e perdendo influência na equipa). Porém, não fiquei surpreendido com a postura dos jogadores do Áustria de Viena. Passei praticamente o dia todo com eles. Observei vários e eram o espelho da confiança. É certo que são (teoricamente) a equipa mais inferior do grupo. Mas quem já jogou futebol ou lida de perto com jogadores consegue facilmente perceber como está a confiança de uma equipa. E ontem, aqueles rapazes respiravam confiança. E isso notou-se no relvado.

14 comentários:

  1. Estava-te a correr tão bem este post...até ao último paragrafo....
    (ai qu'ainda doi, não posso falar muito...)

    jinhoooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que não existe qualidade (e isso aplica-se ao Benfica também) para seguir em frente.

      beijos

      Eliminar
    2. Tu foste um infiltrado no Dragão??!!!??
      Mau mau...mas tens uma análise certeira quanto ao FCP.

      Eliminar
    3. Passei o dia com os jogadores no hotel.

      Eliminar
  2. Obrigada pela visita ao Norte! O pessoal por cá é um espetáculo! :)
    Não querendo atacar ninguém (nem nada que se pareça) acho que as pessoas cá para cima são bem mais amistosas e acolhedoras.
    Se me permites a sugestão devias cá vir passar uma temporada com a cara metade... existe um verdadeiro roteiro gastronómico à vossa espera! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto é diferente de Lisboa. E isso é fácil de perceber. Vontade não nos falta :)

      Eliminar
  3. Não caias no erro de generalizar. Aqui no Norte, como em todo o lado, há de tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. Por isso é que deixei bem claro que pode ser sorte das pessoas com quem me cruzo. Já fui agredido no Porto e também não achei que só no Porto é que existe isso.

      Eliminar
  4. Já fui ao Tappas Caffé. Nem eu, nem os meus amigos achamos nada de especial, nada tão único e surpreendente para toda a fama que tem.

    ResponderEliminar
  5. Depois de ler este post e o anterior é que percebo as saudades que começo a sentir da comida portuguesa, nem me deprimi com o meu Porto, só penso na comida, chouriço, francesinhas, rissois...A minha bucket list das férias de natal inclui isto +castanhas+croquetes+pão+uma-lontra-que-volta-para-sydney-atrelada-ao-avião-e não-dentro-dele-porque-não-cabe. Concordo que no Porto as pessoas se vestem melhor, em geral, embora não consiga perceber o porquê disto.

    ResponderEliminar
  6. Cingindo-me só ao futebol, o que dizes vai ao encontro do que o meu namorado defende. Ele é treinador e é apologista que a motivação é um fator muito mais preponderante do que qualquer tática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu observei os jogadores e notava-se que estavam muito confiantes.

      Eliminar