16.10.13

vergonha da moda low cost

Tenho poucas (ou nenhumas) dúvidas de que, se todas as pessoas fossem extremamente ricas, compravam roupa somente nas lojas mais caras. Tal como compravam os carros mais caros. As casas mais caras. Os barcos mais caros. Os produtos de maquilhagem mais caros. Os acessórios mais caros. E por aí fora. Algo que considero normal. Isto é uma coisa. Outra, completamente diferente, é o bom gosto. Há quem saiba comprar caro e bem. E existem muitas pessoas que compram caro e mal. Quero com isto dizer que se limitam a comprar aquilo que é mais caro, mesmo que sejam coisas que não combinam. O que importa é o preço e uma marca, preferencialmente estampada em letras garrafais. Algo que muitas pessoas consideram ser sinónimo de status.

Mas isto de gastar largos milhares de euros em roupa é algo ao alcance de poucos. Poucas pessoas se podem gabar de não olhar a preços na hora de comprar roupa. E refiro-me a quem se pode dar ao luxo de gastar cinco mil euros numa tarde de compras sem que isso afecte minimamente o orçamento mensal da pessoa ou da família. Acredito que a maioria, grupo onde me incluo, conta os tostões na hora de renovar o guarda-fatos. E a verdade é que aqueles que gastam mais dinheiro não têm de ser aqueles que melhor se vestem.

Considero que, com o passar dos anos, as marcas “low cost” começaram a trabalhar a moda de uma forma muito melhor. As peças quase sempre feias e básicas começaram a equiparar-se às consideradas mais caras. O design é muito mais apelativo. As roupas adequam-se na perfeição ao corpo. E isto faz com que seja possível vestir bem sem gastar muito dinheiro. Algo do agrado de todas as pessoas. Nestas marcas que refiro, incluo o exemplo do hipermercado Jumbo. Costumo receber diversos emails a dar conta das novidades da marca, no que à moda diz respeito, e enalteço o trabalho efectuado, como é o caso das duas últimas campanhas que me foram dadas a conhecer.

A partir de dia 18, o Jumbo vai comercializar as perfect fit jeans. Tratam-se de calças para elas, que pretendem melhorar a silhueta feminina definindo e modelando as suas curvas, e que custam 22,99 euros. Além disto, decorre (até 23 de Outubro) a campanha Botins Desert Low Cost, que têm um custo de 14,99 euros e que estão disponíveis para ambos os sexos.





Aquilo que infelizmente noto é que ainda existem muitas pessoas que têm vergonha de comprar roupa num hipermercado. Pessoas que até mentem na origem das suas peças, caso as tenham comprado num espaço destes. Algo que não percebo. Até porque é possível passar vergonhas numa festa, estando vestido com a marca cara xpto dos pés à cabeça como também é possível ser o destaque de uma festa estando vestido, por exemplo, com Jumbo dos pés à cabeça. É uma questão de bom gosto. E isso não se vê num preço exorbitante marcado numa etiqueta.

36 comentários:

  1. Parabéns por este post. Valeu a pena espreitar. Normalmente não tenho dinheiro para peças muito caras. E por norma não compro roupa sem realmente precisar dela. Sou mulher, mas sou também excepção à regra. :) Quanto às sugestões do Jumbo, agradeço as dicas, aliás. Acho que vou mesmo espreitar a ver se as peças interessam ter no armário! :) Bjs

    ResponderEliminar
  2. Não sou mulher de gastar muito dinheiro em roupas. Nem sequer estou sempre a comprá-la, até porque não sigo tendências e comigo a peste dura...e dura...e dura...como as pilhas duracell, logo fico sem desculpas para renovar o armário. Seja como for, não olho a marcas, olho ao que gosto. E é muito mais inteligente gastar pouco que gastar muito por peças similares de qualidade idêntica. Bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu. Existem peças que têm de ser tiradas da minha vista ou continuo a usar :)

      Eliminar
  3. Não podia estar mais de acordo. Ainda há dias fiz um post parecido, referindo-me à Primark. No Jumbo só comprei uma vez umas sandálias (boas, por sinal), porque na roupa acho os tamanhos muito grandes (pelo menos no de Aveiro), mas se encontrar não tenho problemas nenhuns em comprar!

    ResponderEliminar
  4. calças girissimas a 22,99? Bora lá :)
    Eu cá admito sem medos que vou à feira quase todas as semanas! E que apanho boas pechinchas que me assentam bem e que eu gosto! Desde camisolas a 10€ até calças a 12,50€...são ou não são pechinchas?! E olha que elas duram e duram e duram :D
    Bem, este fim-de-semana o Jumbo me espera então :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho saudades de ir a uma boa feira. Perto da minha casa há feira às terças e quintas mas é só de manhã.

      Eliminar
    2. ao lado de minha casa também há uma...de manhã e de tarde! Mas à semana nunca me dá jeito e acabo por ir a uma perto da casa da moçoilo ao sábado :)

      Eliminar
  5. Moro perto de Espinho, onde todas as segundas-feira à feira. Nesses dias é ver as chiques de espinho comprar na feira, mas levam de casa os sacos das marcas. Só visto mesmo.
    Quanto aos botins de senhora do jumbo tenho a dizer que são uma desilusão: a sola é plástico ao contrário dos botins de homem que são de borracha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço pessoas que compram imitações e fingem ser originais...

      Eliminar
  6. Gosto de roupa, acessórios e tudi, tudi. Gosto de algumas marcas, pelo design e pelas peças.
    Não me faz confusão comprar num hipermercado. Ainda, o ano passado comprei as galochas do Jumbo e são espectaculares. A relação preço qualidade é muito aceitável.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. "Cyborg"

    Sempre me fez certa confusão haver pessoas que preferem as marcas caras só por serem de marca, gosto de roupas simples e práticas pois é o que me sinto mais a vontade, mais "eu" coincidindo a par do meu estilo e sobretudo não dar imenso ragabofe histérico como são as muitas raparigas da minha idade, não sou (graças a Deus) uma compradora compulsiva - apenas compro o essencial. Contudo também é verdade, que as roupas que existem no Jumbo não me servem, sou alta e magrinha, de corpo físico fora da escala das mulheres portugueses por normal baixinhas e largas em cintura, também demasiado curtas ou camisolas largas fora dos meus padrões. Para procurar roupa digna do meu corpo, corro em lojas como a Zara, Pull and Bear, por aí fora quase a preços-saldos. Fora isso, na haste de praça-pública, mercados e feiras enormes como a de Azeitão e Corroios, infelizmente não há... este martírio deverá terminar muito em breve, uma vez que vou emigrar para um sítio onde todas as peças vestuários encaixam que nem uma lufa! Não terei mais dores de cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço algumas pessoas que têm o mesmo problema do que tu. Quando vendia roupa adorava ser a solução para essas pessoas.

      Eliminar
  8. Sou adepto de roupa da feira ;)

    E ao contrario do que muita gente diz, a roupa nao é de ma qualidade nem tao pouco assenta mal...claro que com este corpinho de sonho todos os trapinhos assentam 5* ( Modo ironico ON )

    ResponderEliminar
  9. Depende, se for algo que sei que vou usar muitas vezes prefiro investir em boas marcas que sei que vão durar, se forem peças da "moda" que para o ano já não vou querer usar, invisto em marcas low cost pois acabam por se estragar muito mais rápido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico lixado quando faço o mesmo que tu e a peça mais cara dura pouco.

      Eliminar
  10. Concordo plenamente. Eu compro aquilo que gosto, que acho que me fica bem e que sei poder comprar. E pronto. Tanto pode ser no shopping, na loja da aldeia, no hipermercado ou na feira. Tanto me faz.
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Tm sou da tua opinião. Não é por se vestir caro que se está bem vestido!
    Por acaso, gosto de cuscar sempre as coisas da Modalfa. Costuma ter coisas giras :)

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Eu até na feira já comprei roupa e não tenho vergonha de o dizer.

    ResponderEliminar
  13. Quando as pessoas não conhecem o seu corpo e o que as favorece, tendem a pensar que uma roupa de marca vai disfarçar a lacuna. Não vai...

    ResponderEliminar
  14. Não sou de comprar muita roupa. E levo a roupa até ao limite de uso :P E também não tenho qualquer problema em comprar roupa low-cost (tshirts então é à fartazana). Mas não tenho qualquer problema em admitir que gosto muito de determinadas marcas (Quiksilver, Billabong, Gant, Quebramar, Converse, Vans, etc). E gosto efectivamente das marcas, não é por uma questão de pseudo-status. São marcas que me agradam, com as quais me identifico e cujas roupas me fazem sentir confortável - esse último ponto para mim é priceless!
    Concluindo: é tudo uma questão de conta, peso e medida. Se gosto de uma coisa, não vou comprar só porque é ou não é de marca. Compro porque gosto, ponto. A única coisa que me limita nas compras é o saldo bancário, porque não sou gajo de grandes extravagâncias em gastos :P Mas como normalmente só compro roupa umas 2/3 vezes por ano.........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de marcas mas não tenho carteira para entrar lá com frequência :)

      Sou como tu. Uso até ser quase impossível usar.

      Eliminar
  15. Eu não tenho vergonha da moda low cost. ADORO as galochas que comprei o ano passado no Jumbo e este ano também vou por lá comprar. Adoro a Primark e sou sempre elogiada pelo que visto.
    Requer algum cuidado e pensar no que se vai vestir. Felizmente o bom gosto não se mede na carteira!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  16. Mas olha que os tempos estão a mudar...e com a crise os hábitos de compras reflectem-se :) Confesso que faço poucas compras de vestuário nos hipermercados mas não porque tenha qualquer estigma...simplesmente não calha e por outro lado até tenho acesso a umas feiras jeitosas para os lados em que moro e vejo por aí coisas engraçadas...

    ResponderEliminar
  17. Que feiras são essas de que vocês falam? Alguma na zona de Sintra/Lisboa? Obrigado

    ResponderEliminar
  18. Sempre pensei da mesma forma, se gosto compro... mas, se for até certo valor, não me interessa onde compro.
    Além disso, desafiei-me a não comprar roupas este ano, pelo menos o mínimo possível, reciclando as que me dão (como costuro dão-me sempre muitas) e fazendo eu mesma. E o ano está quase passado e estou-me a sair muito bem.

    ResponderEliminar