3.10.13

uma tarde saborosa

A criação do blogue permitiu-me conhecer várias pessoas e participar em diversas acções. Ontem, foi dia de participar em mais um animado workshop levado a cabo pelo Sabor do Ano, que decorreu no U Chiado Trendy Bar. A par da Ana (A Pipoca Mais Doce), da Mónica (Mini-Saia) do Roberto (Quiosque do Ken), da Margarida (Styleit Up), da Inês (The Beauty and the Best) e Mia (Pegada Feminina) fui desafiado a elaborar um menu totalmente confeccionado com produtos do sabor do ano e facilmente reproduzido na casa de qualquer pessoa. Tenho que confessar que 98% do trabalho foi feito pela chef Vanessa Silveira (uma simpatia de mulher) mas gosto sempre de conhecer as cozinhas e os métodos de trabalho dos restaurantes.

Aquilo que mais destaco nesta acção é o conceito de Sabor do Ano, algo que pode ser muito importante para diversas marcas portuguesas. Para quem não sabe, os produtos Sabor do Ano têm uma certificação de qualidade independente, que é atribuída por consumidores numa prova cega. As marcas concorrem com determinados produtos que são experimentados por consumidores. Mas não são consumidores aleatórios. Quero com isto dizer, por exemplo, que o bacalhau é provado por apreciadores de bacalhau. O selo de qualidade é atribuído com base na satisfação do momento da degustação. Além do sabor, é avaliado o aspecto, odor e textura numa prova bastante rigorosa.

É certo que este selo pode ser apenas um “acessório” para marcas internacionais que facturam milhões mas pode ser vital para pequenas empresas que, deste modo, conseguem fazer com que os clientes olhem de outra forma para os seus produtos no momento da escolha e compra. Por exemplo, ontem, todas as pessoas ficaram rendidas ao petit gâteau. E ninguém conhecia a marca, Primus. Aposto que aquela marca ganhou diversos clientes ontem. E isso pode fazer toda a diferença para empresas mais pequenas que competem com gigantes. Aqui ficam algumas fotos do workshop.

Alguns dos produtos deste ano

Moscatel de Setúbal

Entrada

Bacalhau

Petit gâteau

Se alguém estiver interessado nas receitas, basta que me envie um email a solicitar as mesmas (homemsemblogue@gmail.com). São fáceis de elaborar, demoram pouco tempo e fazem um brilharete num jantar em casa.

7 comentários: