23.10.13

tudo vai melhorar

Acho que todas as pessoas já foram, em algum momento das suas vidas, vítimas de maus-tratos, ameaças, coacções ou ainda outros actos de intimidação física e/ou psicológica que foram exercidos continuamente sobre alguém considerado fraco ou vulnerável. É o chamado bullying, que com o passar dos anos tem deixado de ser um tabu, começando a ser debatido por um maior número de pessoas.

Em pleno século XXI, inventam-se curas para mil e uma doenças. Inventam-se soluções para prolongar a vida de doentes crónicos. Numa época em que tecnologias de ponta permitem ao homem fazer coisas que nunca fez e chegar onde nunca pensou chegar, existem ainda coisas básicas que não evoluem com o passar dos tempos. Entre elas, a dificuldade em aceitar que existem pessoas diferentes. Diferentes, no sentido que não são iguais aquilo que a generalidade das pessoas entende como correcto ou mesmo “normal.” Deste grupo, destacam-se os jovens LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).

Para quem não sabe, em Portugal 42% destes jovens assumem ter sido vítimas de bullying homofóbico. Mundialmente, existe um risco superior (em quatro vezes) destes jovens cometerem suicídio. Este número sobe para oito quando são rejeitados pelos familiares e amigos. Ou seja, um em cada quatro jovens não heterossexuais já tentou acabar com a sua vida. Com o desejo de revelar aos jovens LGBT que podem superar os momentos complicados através da felicidade e positivismo, foi criado o projecto Tudo Vai Melhorar. Este, pretende mostrar aos jovens que não estão sozinhos e que o amanhã será muito melhor do que hoje. No site da iniciativa podem encontrar diversos vídeos com testemunhos de famosos e anónimos. Podem contribuir com donativos e podem ainda deixar o vosso próprio testemunho. Aproveito para partilhar um dos vídeos que mais mexeu comigo.



Quero também aproveitar o meu blogue para deixar o meu testemunho. “Existem dias bons. Outros menos felizes. Alguns em que não queremos sair de casa. Outros em que nem sequer temos coragem para sair da cama pois só nos apetece tapar a cabeça com os lençóis. E isto acontece a todas as pessoas. Hetero ou homossexuais. A diferença está no facto de que muitas pessoas tentam fazer com que os homossexuais se sintam mal. Que se sintam deslocados. Que cheguem mesmo a acreditar que nasceram com alguma doença. E aproveitam esses ataques para camuflar os seus problemas. As suas derrotas. As suas frustrações. Vingam-se em pessoas que acreditam ser mais fracas. Nestes momentos, o mais fácil é chorar. Ficar sozinho e esperar que tudo passe. Mas, o melhor a fazer é sorrir. Mostrar que se é superior a tudo aquilo, através de um simples mas tão poderoso sorriso. Mostrar que apesar de diferentes, porque todas as pessoas são diferentes umas das outras, todos temos direito a ser felizes. E, porque não dar um abraço a essa pessoa cheia de raiva e dizer simplesmente que... tudo vai melhorar.”

Os meus parabéns ao Diogo Vieira da Silva, o jovem que trouxe este projecto para Portugal e à Associação CASA – Centro Avançado de Sexualidade e Afectos, que promove esta iniciativa. Quem não quiser deixar um testemunho por vídeo no site, pode deixar um escrito aqui, através de comentário. Farei com que sejam entregues. Por fim, apenas uma pergunta. O que farias se um homossexual te desse um abraço?

22 comentários:

  1. Simples, devolvia-lhe o abraço. Antes de ser homossexual´, é uma pessoa e um abraço é das melhores demonstrações de afecto que se pode dar/receber.
    E por fim, amar o próximo, seja ele do mesmo sexo ou não é algo que se deveria ensinar desde pequenino, para acabar de vez com estes preconceitos idiotas, desde que haja felicidade e respeito qual é o problema?

    Beijocas nossas ;)
    P.S. - Não pude visualizar o vídeo mas quando chegar a casa, quero ver.

    ResponderEliminar
  2. "Mas é claro que Tudo vai Melhorar!
    Estou a criar duas filhas que embora pequenas já sabem que independentemente da raça, religião ou sexo, é importante ao ser humano, não perder a capacidade de abraçar.
    Se todos fizermos a nossa parte eu acredito que vai chegar o dia em que o respeito pela diferença, o respeito pelas opções do outro será tão natural como beber um copo de água. Afinal tão diferentes que somos uns dos outros, mas no fundo, no fundo se olharmos bem para dentro, não seremos todos iguais? Por falar nisso...vai um abraço?"

    (O video) Na minha Santa Catarina:) where else? A minha gente!...
    Esta foi uma das pausas de hora de almoço mais saborosa dos últimos tempos, obrigada Bruninho! Um Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebi o email desta iniciativa no trabalho e adorei. Ainda existem boas pessoas.

      venha de lá esse abraço :)

      beijos

      Eliminar
  3. Se um homosexual/bisexual/transexual me abraçasse obvio que devolvia o abraço, mesmo sabendo a sua direcçao sexual...pq acima de tudo sao seres humanos como eu. O mesmo se aplica a raças e credos diferentes. Ja diz o ditado, todos diferentes, todos iguais ;)

    ResponderEliminar
  4. Desconhecido? Retribuía.

    Conhecido? Dou abraços e beijos, durmo com eles, tomo banho, visto-me e afins. Homem ou mulher.

    ResponderEliminar
  5. Retribuiria independentemente da sua orientação sexual são pessoas, como eu, como tu - humanos.

    ps: a minha maior tristeza é ter um amigo homossexual não assumido que não confia em mim o suficiente para me dizer que é gay. Contou a outros, pediu segredo... esses outros contaram-me. Eu nunca contei a ninguém. Acho que é um direito dele preservar-se. Sei porque o faz, entendo-o. Mas, às vezes, sinto uma vontade enorme de lhe dizer "sei que gostas de homens e não tenho problema nenhum com isso" mas nunca o fiz, porquê? Porque ele vai perder toda a confiança nos amigos dele. Ele vai saber que um deles, ou até achar que vários, o traíram e que não pode contar com eles. Não sei a quantas pessoas contou mas 2 amigos dele contaram-me isso. Não gostei da atitude. Cabia-lhe a ele a decisão de me contar ou não. Eu fico triste somente por perceber que ele não confia em mim.

    ResponderEliminar
  6. Retribuía o abraço!

    As pessoas simplesmente têm de ser felizes!

    ResponderEliminar
  7. Retribuia... Simples assim...
    E tu?

    ResponderEliminar
  8. Retribuía, claro que sim! .. tenho amigos de todas as espécies sem necessidade de cataloga-los.. basta serem AMIGOS! .. todos somos diferentes mas todos iguais, somos Humanos e todos aspiramos ser felizes ..tão simples assim!:)

    ResponderEliminar
  9. :) O meu melhor amigo é homossexual! Infelizmente a distância que agora nos separa é gigante mas enquanto o tive bem perto dei-lhe imensos beijos, mimos e abraços. Ao inicio até ele achava estranho porque dizia que nunca ninguém tinha sido assim com ele. O afecto e o carinho não tem géneros, aparências ou orientações sexuais. Abomino todo o tipo de discriminação e lutarei contra ela até ao último suspiro. Obrigada por este post... :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu retribuía. Como nas vezes anteriores ;)
    E que texto bonito, HSB.

    Acho que as mentalidades, devagar é certo, estão a mudar. E rouba-me um sorriso perceber que apesar da dificuldade que algumas pessoas demonstram -- não em aceitar mas em lidar com pessoas que amam pessoas do seu sexo --, cada vez mais lhes parece natural. E nestes exemplos cabem homens da geração dos meus pais, que ouvindo uma notícia sobre gays bem sucedidos verbalizam sobre o que verdadeiramente lhes chamou a atenção: "Já viste, 28 anos e já a ficar careca?". E cabe ainda um amigo próximo que descobriu que um amigo de infância é gay e apesar do seu medo de não saber lidar com o casal, terminou o fim-de-semana em que o grupo de amigos se reuniu a aceitar que "até são fofinhos juntos...". Pequenas vitórias, futuro que promete :P

    O que faz falta é abrirmos os olhos para o que nos une. E os sentimentos são sempre o melhor dessa lista.

    ResponderEliminar
  11. Conheço gays, lésbicas e bi's e não é por isso que a minha atitude muda. Um amigo é um amigo, o resto é treta!

    ResponderEliminar