25.10.13

será que bebo um bom café?

Para muitas pessoas, o café é uma espécie de melhor amigo. Há quem não o dispense logo pela manhã, para acordar. Existem aqueles que bebem vários ao longo do dia. E tal como em tudo na vida, existem pessoas que têm o gosto mais requintado e que bebem um determinado tipo de café e aqueles que bebem um café qualquer. Em comum, todas as pessoas têm diversas questões sobre o café. No meu entender, aquilo que os amantes desta bebida devem perguntar a si mesmos é: estou a beber um bom café?

A convite da Associação do Café participei num workshop “mágico” sobre o café, que teve lugar na Academia do Café, em Lisboa. Em cerca de duas horas deu para fazer muitas coisas e aprender muito sobre diversos temas. As origens do café. A forma de colheita. O método de torra. A qualidade da água. O tempo de extracção. A própria chávena. Resumindo, tudo o que é necessário para preparar e beber um expresso perfeito.

Tal como eu gosto, a teoria foi acompanhada pela experiência prática. Existiram testes de sabores. Tentaram adivinhar-se aromas (é incrível como conseguimos ser surpreendidos). Provou-se também cafeína pura, que numa “pequena” quantidade consegue ser letal. Abordaram-se diversos mitos. Daí ter feito algumas questões sobre café no blogue, como por exemplo se um descafeínado é mais prejudicial para a saúde do que um café e ainda qual deles (curto ou cheio) é que tem mais cafeína. No final, ainda deu para experimentar a capuccino art.

Bancada de serviço

Diferentes tipos de café

Cafeína pura

A formadora Sandra Azevedo

A minha arte. Feito em parceria com a Isabel do blogue Cinco Quartos de Laranja

Este é daqueles tipo de workshop que todos os amantes do café devem experimentar. Como foi dito na altura, o objectivo é que as pessoas saiam dali com a consciência daquilo que é um café bem tirado. E que possam argumentar isso mesmo com um funcionário de um qualquer café que esteja a fazer mal o seu trabalho. Aproveito também para destacar o trabalho de Sandra Azevedo, o rosto principal desta acção. A Sandra é o exemplo de que vale a pena trabalhar e lutar por algo pois é uma das poucas pessoas de todo o mundo com as suas competências.

Por fim, se houver interesse da parte de alguém, posso saber o que é necessário para organizar um workshop destes. Sendo que o oito é o número máximo de pessoas que podem estar presentes nesta acção da Academia do Café.

8 comentários:

  1. ozmgl: In, mediante o preço e data

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca fui grande fã de cafe mas ultimamente nao dispenso 1 por dia ( deve ser do avolumar da idade em comparaçao com a mesma quantidade de noitadas lol ). Nao sou mt esquisito, mas sempre que posso procuro onde se venda da Buondi.

    ResponderEliminar