27.10.13

rasgadinho

Belo clássico. Foi pena não ter dado empate. O que seria ideal para o meu Benfica. Mas gostei do jogo que vi. O Porto, igual a si próprio. Forte. Não tão intenso como é costume mas letal como é seu apanágio nos jogos em casa.

O Sporting. Gigante. Do outro mundo quando comparado com o da época passada. A equipa de Leonardo Jardim só não ganhou porque falhou aquilo que é impossível falhar em jogos destes. Como foi o caso do falhanço de Montero, a centímetros da baliza de Helton.

Apesar de gostar imenso deste Sporting, acho que o clube faz bem em não assumir a candidatura e encarar esta época como o ano zero de um projecto que parece vir a dar frutos no futuro. E acho isto porque trata-se de uma equipa imatura. Fruto da tenra idade dos seus jogadores. Algo evidente no lance (evitável) da grande penalidade e no golo sofrido dois minutos depois do empate. E algo que será notável em jogos de maior pressão.

Considero ainda que falta um pouco de ousadia e atrevimento a Leonardo Jardim. As substituições são quase sempre as mesmas e é quase sempre troca por troca. Percebe muito de futebol mas é excessivamente cauteloso.

O Porto... é o Porto. Vítor Pereira - treinador que considero ser bastante limitado - conseguiu ganhar vários troféus. Paulo Fonseca também há-de ganhar. Eu, se lá estivesse também ganhava. Como qualquer pessoa que leia este texto. Considero que o clube é uma máquina bem oleada cujo desempenho quase não depende do treinador. A minha única dúvida é perceber como é que o clube irá reagir à saída de Pinto da Costa.

Foi daqueles jogos rasgadinhos. Que levam pessoas ao estádio. E que dão bom nome a um campeonato que tem sido sempre igual ao longo dos últimos anos. Venham mais jogos destes.

Enviado do meu iPhone

14 comentários:

  1. Gostei do jogo, foi um bom jogo e bem arbitrado. Para os Sportinguistas, este jogo foi um banho de Realidade, termos noção de qual pode ser o nosso papel neste campeonato.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting precisa de crescer. Os três golos são exemplo disso mesmo.

      Eliminar
  2. Concordo, em linhas gerais, com o que escreveste. Mas não concordo que o Porto tenha sido letal. O jogo foi muito bem disputado (as estatísticas provam isso mesmo) e o resultado até se revelou algo exagerado para um jogo tão equilibrado, como escrevi no meu próprio post.

    Mas estou orgulhoso do meu Sporting! Podemos ir longe (não necessariamente este ano, mas sim no futuro: estamos a criar boas bases).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto não facilita. E conseguiu ser melhor do que o Sporting. Sobretudo no meio campo. O Carvalho é muito bom mas basicamente só destrói. E não sai muito da sua zona de conforto. Espero que o Leonardo Jardim consiga fazer com que ele jogue como joga, por exemplo, o Fernando. Quando isso acontecer, será um dos melhores da Europa na sua posição. E ficará com o lugar na selecção.

      Eliminar
  3. "A equipa de Leonardo Jardim *só não ganhou porque* falhou aquilo que é impossível falhar em jogos destes."

    Rematar na direcção certa é capaz de ser importante, é um facto :P E o Sporting fez três remates que entrariam se estivessemos a jogar sem guarda-redes -- isto é: na direcção da baliza. Três a contar com o golo que realmente entrou. Ou seja: precisariam de rematar com uma eficácia de 100% para *empatar* com o Porto.

    Portanto, não perderam por demérito próprio e sim porque o Porto foi mais forte.

    (O post estava quase perfeito aos meus olhos, HSB.lol)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo. O porto foi mais eficaz, não necessariamente mais forte.

      Eliminar
    2. ABT,

      O Sporting teve momento em que foi superior ao Porto. Em que dominou o Porto. Como aconteceu na altura em que marcou o golo. Os remates foram ela por ela. Sendo que o Sporting teve muitas falhas defensivas. E isso é evidente nos três golos. Uma grande penalidade desnecessária, um lance em que a defesa abre sem qualquer lógica e um lance onde Cédric desinteressa-se por Lucho. Além disso, acredito que as coisas podiam ser diferentes se Montero não falhasse aquele golo.

      Eliminar
    3. Temos formas muito diferentes de analisar os jogos.
      Não percebo em que momento do jogo o Sporting dominou o Porto, se nunca se aproximou da nossa baliza com perigo. Os remates foram semelhantes em número, mas bastante diferentes em qualidade (e isso é relevante para mim). Não vi nenhum do FCP a sair longe dos postes e barra em comparação com os pontapés bastante longe do alvo por parte do SCP. O Sporting teve falhas defensivas mas o FCP também, o nosso jogo esteve longe de ser perfeito. Apenas falhamos menos vezes. E o número de falhas, o penalty desnecessário, o lance da defesa abrir sem lógica, são apenas resultado de uma equipa menos rotinada aos grandes jogos e menos preparada que o FCP -- o que também fez do FCP mais forte. Nesta análise também nunca me ocorreria apontar o lance do Montero como relevante para o rumo do jogo, tendo em conta que ele não falhou a cabeçada, nem ofereceu a bola ao guarda-redes: não marcou porque o Helton fez uma grande defesa. Os nossos valores individuais têm de ser subtraídos da história nesta análise?
      E se aquele golo tivesse entrado, o que te faz pensar que o Sporting cresceria e o FCP se retrairia?Porque é que não responderíamos de forma forte, como fizemos depois do primeiro golo Sportinguista? Wishful thinking? :P

      Eliminar
  4. Com muita pena minha nao deu empate...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca acreditei nisso. Se não me engano, o Porto tem uma derrota em dois campeonatos e em mais umas quantas jornadas deste.

      Eliminar
  5. E achas que o Pinto da Costa não está já a preparar um pupilo qualquer para ficar no lugar dele? Olha que ele não é burro de ontem. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se existe alguém na estrutura do Porto que consiga fazer o mesmo. Talvez o Antero. Mas tenho as minhas dúvidas.

      beijos

      Eliminar