16.10.13

o que dirias ao teu chefe?

Hoje é o dia do chefe. Ao ouvir isto na rádio recordei os chefes que já tive ao longo da minha vida profissional. Recordei os bons com saudade. Lamentei ter-me cruzado com os péssimos. E senti indiferença em relação aqueles chefes que nem aquecem nem arrefecem. Aqueles que andam ao sabor dos ventos soprados por alguém. Lembrei-me do que aprendi com os verdadeiros líderes e gestores que colocam pessoas diferentes a lutar pelo mesmo objectivo e não consegui puxar pela memória para me lembrar de algo que os ditadores me tentaram ensinar à força.

Como hoje é o dia deles, dos que mandam, acho que é um óptimo pretexto para deixar uma mensagem aos nossos chefes. Ao meu, digo apenas isto: “és a maior nódoa que já vi quando estamos a jogar futebol e estás sozinho em frente à baliza adversária, com ou sem guarda-redes pela frente. Como já te disse, consegues ter três jogadas no top cinco dos maiores falhanços dos nossos jogos. És uma nódoa!”

Venham daí os vossos desabafos em relação aos chefes com quem já se cruzaram. Mas, peço-vos que esqueçam aquilo que de mau aconteceu. Recordem apenas os bons momentos. Os acontecimentos mais divertidos, inesperados e caricatos. Protagonizados por pessoas que valem a pena recordar. Já agora, se estiver por aí alguém que era empregado e passou a chefe, contem essa experiência. O que mudou? Passaram a ser vistos com outros olhos? E por aí fora.

26 comentários:

  1. um momento caricato com o chefe: estava ele sentado na secretária ao meu lado e de repente está com o cu no chão...a cadeira caiu para trás e ele deu um trambolhão...se fiquei preocupada, claro, todos ficamos...mas em casa ria-me que nem uma perdida sempre que imaginava a cena xD até porque só nos rimos de mal feito, não é?! xD

    ResponderEliminar
  2. Eu diria a minha: "Tenho muito medo de si e acho que tem tudo para ser uma serial killer de primeira..." Mas que a mulher sabe isso sabe... O problema é só o reino de terror que ela gera a sua volta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes até tem piada...a minha Chefe está sempre atrás de mim, atrás de uma porta ou uma estante. Ouve sempre tudo... e a pergunta mais frequente é: "O que está a fazer?" lol

      Eliminar
  3. O teu chefe é o Hugo Almeida? ;)

    O problema das chefias é que não vivemos propriamente numa meritocracia e muitas vezes as pessoas que ascendem não são as melhores para o cargo, mas sim as que mais o quiseram (tirando o exemplo comum em tempos de crise, de gente que é empurrada para a frente).

    Ainda assim, tendo o privilégio de trabalhar numa área descontraída, em que se o chefe se trata por tu, em tempos tive de ir aprovar um texto com um chefe que era humorista nas horas vagas. O texto tinha uma forte componente emocional/poética, porque assim me tinha sido pedido.

    Ao lê-lo, diz o chefe "Epá, isto está muito abichanado pá, que mariquice, deve ter sido por isso que te passaram o trabalho a ti..."

    Não me contive "Pois, isso não sei, mas se calhar foi por isso que me pediram para o aprovar contigo..."

    No final, correu tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem dito!

      Adorei o teu exemplo. Muitas pessoas podem pensar que isso é falta de respeito. Mas não o considero. Acho que essas relações são muito saudáveis.

      Eliminar
  4. A sério que hoje é o dias dos chefes? Ok... deve ter sido por isso que sonhei com a minha primeira chefe :O
    Sinceramente não tenho nada a dizer de nenhum dos chefes que já tive. Todos, à sua maneira, eram pessoas fáceis de lidar. Estou em vias de mudar de chefe, e espero continuar com a mesma opinião.

    ResponderEliminar
  5. Ao meu chefe, digo: "está na altura de te aprumares na profissão"

    ResponderEliminar
  6. podia dizer-lhe que tenho uma sorte do caraças, por tê-lo como tal, pois já cheguei a dedicar-lhe meia dúzia de piadas em vídeo, no seu aniversário, escritas por mim, filmadas e protagonizadas com colegas, cuja caricatura, aceitou com boas gargalhadas. foi só o começo, tem sido brindado bastas vezes com continuação de piadas parvas, e só tenho pena, que não consiga ter mais tempo , para voltar a ser aquela pessoa mais descontraída que já foi. com todos os seus defeitos é uma ótima pessoa, e um ótimo chefe.

    ResponderEliminar
  7. Ainda só tive 3 chefes mas os dois primeiros foram daqueles que não recomendo a ninguém: destruidores, mentirosos e sem qualquer ética de trabalho. Agora, nesta redacção, trabalho com um chefe que, apesar de todos os problemas, é um tipo que motiva, que confia, que acredita e que viu em mim o potencial que nem eu própria vida, exactamente na pior altura de sempre (em que me despedi do meu último emprego e vim aqui parar, quase há 3 anos). Só por isso, já gosto do tipo ahah :)

    ResponderEliminar
  8. Eu diria: "Chefinho, aquele karaoke "i feel like a woman" foi gravado. Em áudio e vídeo. That's right..."

    ResponderEliminar
  9. Nunca me incompatibilizei com chefes. Aliás, a única pessoa com quem me incompatibilizei profissionalmente foi mesmo uma colega que quase nem chegou a aquecer o lugar (era de facto uma péssima profissional, que foi despedida ao fim de 3 meses e tal).
    Mas nem toda a gente tem capacidade para liderar. Ser chefe é uma coisa, ser líder é outra. E nem toda a gente tem capacidades para tal. E como tal, já vi muita coisa que pronto....
    Mas o chefe que tenho actualmente (não há muito tempo, de facto) é um porreiro, descontraído, não há aquela formalidade do tratamento por você e é efectivamente um líder nato e um excelente motivador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ti. Como dizes, e bem, muitas pessoas pensam que ser chefe é garantia de liderança.

      Eliminar
  10. Ao meu chefe diria...tem um longo caminho a percorrer ainda, e de preferência acompanhado por algum sentido de justiça e humildade...até porque estamos sempre a aprenedr não é?

    ResponderEliminar