25.10.13

liga aí ao tio

“Avó, chega aqui se faz favor”, disse a minha sobrinha. A minha mãe lá foi ter com a pirralha, que estava a ver televisão. Não estava a ver desenhos animados nem nada do género. Estava a ver anúncios. Mais especificamente a publicidade televisiva do Nenuco Dorme Comigo. “Liga aí ao tio que vou pedir-lhe isto para os meus anos”, acrescentou. A minha mãe soltou uma valente gargalhada. Acabando por me contar o episódio apenas ontem.

Amanhã, a minha sobrinha festeja o sexto aniversário. E este é apenas mais um dos pedidos que fez. Se bem que tenho de acrescentar que estes pedidos são momentâneos pois rapidamente esquece quase tudo aquilo que pediu. Excepto duas ou três coisas que são realmente do seu agrado. Destaco ainda o facto dos seus pedidos serem aceitáveis para a sua idade. Não pede coisas excessivamente caras. Deseja brinquedos e pouco mais do que isso.

Estes pedidos são quase sempre uma dor de cabeça para mim. Por um lado, enquanto tio babado que sou sinto-me sempre tentado a dar-lhe aquilo que ela quer. Desde que seja possível, tenho esse desejo. Por outro lado, acho que é importante ensinar a uma criança, desde tenra idade, que nem sempre temos tudo aquilo que queremos. Como tal, por vezes tento dar-lhe algo diferente. Algo que sei ser do seu agrado mas que não foi pedido. Até porque ela fica contente com qualquer presente que tenha para desembrulhar.

Não sou pai. Mas esta tem sido uma dor de cabeça para mim. E confesso que muitas vezes necessito de ajuda para que não ceda ao impulso de dar tudo aquilo que me pede. Até já lhe expliquei que o facto dos pais, avós e tios terem dinheiro para comprar algo naquele momento, não significa que tenham de comprar. Explico-lhe que tem muitos brinquedos em casa e outras coisas que sejam necessárias para que perceba que nem sempre irá ter tudo aquilo que mais deseja.

Como referi, não sou pai. Mas acredito que esta “dor” de cabeça seja constante em quase todas as famílias. Até porque, quando os pais não dão algo, existe quase sempre outro familiar que acaba por ceder aos pedidos dos mais novos. Fazendo com que seja complicado existir uma perfeita sintonia na explicação de que nem sempre se pode ter tudo. Como em tudo na vida, vou aprendendo com estes momentos.

21 comentários:

  1. Se és uma pessoa equilibrada e ponderada em tudo na tua vida, quando este momento chegar também vais saber sê-lo. Agora com a tua sobrinha, mais tarde com o teu filho/a.
    Há "nãos" que valem ouro ditos na hora certa, mas isso como muito bem tens consciência disso: Aprende-se.


    Jinhooossss hoje e amanhã em especial para ela:)

    ResponderEliminar
  2. Acho que fazes bem em conteres a vontade de lhe comprar tudo o que ela pede. É importante dizer um não de vez em quando e na altura certa. Mas entendo que não seja fácil. Como diz ali a Suri, é algo que se vai aprendendo com a experiência.
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Não sou mãe , mas sou tia babada e sei o que me custa por vezes dizer , a tia não pode comprar e ela de imediato responde, mas se fores ao multibanco ele dá dinheiro :)

    São muito engraçadas as crianças e aprendemos todos os dias com elas.
    Até nós nos perdemos neste mundo encantado de brinquedos quanto mais eles com tanto anuncio a relembrá-los constantemente que aquele brinquedo é mesmo nice.

    Boa escolha para a pequena , ela vai adorar seja o que for.

    Mulher Sem Sono :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens muita razão naquilo que dizes. E é uma grande verdade que se aprende muito com os mais novos.

      Eliminar
  4. teve a sua graça no "liga aí ao tio", pois assim vai já dispersando o universo de presentes pelas pessoas que lhos podem dar. mas, parece ser uma miúda razoável, por isso, conter a vontade de a encher daquilo que pede no momento, é o mais acertado. parece difícil, mas não é. pratiquei bastante cá em casa, e mesmo assim , o que aqui vai de arquivo lúdico...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liga aí ao tio porque existiam outros presentes que deveriam ser dados por outros. Ela filtrou as coisas :)

      Ainda bem que és assim.

      Eliminar
  5. Achei graça do "liga aí ao tio",já ouvi isso há muitos anos,quando os meus filhos queriam algo de especial ,já sabiam que o tio fazia e ainda faz questão de dar o presente que os sobrinhos gostam,e eu sou a mesma coisa com os filhos dele estou a referir a presentes" razoáveis"..já que gosto de oferecer e se posso não corro o risco de dar algo que não ligam nenhuma.

    ResponderEliminar
  6. Hmmm, sendo tua sobrinha tem uma boa carga genética, agora... fazer anos amanhã, significa que é das que foram seleccionadas desde as Altas Esferas ( ;) ) para ser contemplada com tal graça. ;)
    As pessoas nascidas no dia 26 de Outubro são maravilhosas, espectaculares, fantásticas, magníficas, extraordinárias... e profundamente humildes. ;)

    ABRAÇO... e, já podes imaginar, que a tua sobrinha amanhã terá uma oração especial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito mas mesmo muito obrigado Paulo!

      Adorei ler o que escreveste. A pirralha agradece :)

      Abraço

      Eliminar
  7. Fofo, os tios existem para estragar com mimos... Os Pais, é que sãos as pessoas que castram, e dizem os "nãos"... Não te preocupes... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os tios ainda é naquela, agora os avós é que estragam imenso xD Tambem nao tenho filhos ainda mas quando tiver, tou tramado com o meu sogro lol

      Eliminar
    2. Belo comentário. Ouve-se isso muitas vezes,

      Eliminar
  8. Sempre mimei os meus sobrinhos com prendas. Ia a algum lado e comprava sempre qualquer coisa. Quando fazem anos/épocas festivas há sempre o eterno problema o que comprar para eles, porque felizmente eles sempre foram crianças com sorte tanto na saúde como tendo o que pretendiam. Como um já está com 21 anos e ela com quase 13, já perguntamos o que querem.
    Como tia sempre me derreti imenso com eles. Neste momento mais com ela porque é a minha menina.
    Sou suspeita porque eu daria o que ela queria. E muito mimo, como sempre. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acabei por dar um Nenuco. Como ela tinha pedido. Mas tento sempre equilibrar as coisas. Por mais que me custe.

      Eliminar
  9. Não precisas, quanto a mim , dar-lhes muitos bens materiais ..há tantos mimos mais recordáveis ....e até passa por coisas bem simples.

    Vá hoje é um dia especial , mima-a muito , muita brincadeira e muitos sorrisos...
    Parabéns para a tua sobrinha, um dia muito feliz para o tio e em especial para essa pequerrucha !! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso sou ainda mais chato que estou sempre a enche-la de beijos :)

      Obrigado :)))

      Eliminar
  10. As crianças fazem-nos aprender muita coisa. Quando for a tua filha, ja tens o estagio feito lol

    ResponderEliminar