24.10.13

Gracinha

Gracinha sua pateta, venha cá, temos que falar. Em verdade lhe digo que sei algumas coisas disso de as pessoas serem porcas e brejeiras. Sei que cada pessoa (de ambos os sexos) leva a vida que mais lhe aprouver. A gracinha até pode discordar mas isso não impede que tenha a minha opinião. Que não é uma verdade universal. Lá está, é apenas a minha visão sobre determinadas situações.

Para a Gracinha, pessoas porcas são somente aquelas que não tomam banho, que não se lavam com sabonete e que não usam desodorizante. Gracinha, em verdade lhe digo que existem muitas pessoas que infelizmente não têm acesso a água. Vivem em condições de miséria e não podem tomar o seu duche quente pela manhã. Não podem também recorrer ao sabonete, nem tão pouco têm dinheiro para desodorizantes. Sabe, são pessoas que vivem com pouco. E que utilizam o pouco que têm para se alimentar e muitas vezes para alimentar filhos e restante família. Será que estas pessoas são porcas? Dúvidas, a minha vida são só dúvidas.

Agora, em verdade lhe digo que infelizmente conheço muitas pessoas porcas (de ambos os sexos mais uma vez) que cheiram a perfume, sabonete e desodorizante. Pessoas que andam bem vestidas mas que realmente são porcas. E não me refiro a pessoas que saltam de cama em cama, dia após dia, noite após noite. Como já escrevi por aqui, cada qual sabe de si. Aquilo que abomino são pessoas que contam todos os detalhes da sua vida íntima a pessoas que não conhecem de lado nenhum. Mas isso é chão que já deu uvas e assunto que já foi debatido por aqui. Como alguém disse, só enfia a carapuça da vulgaridade quem quer.

Hoje o assunto é outro, não é Gracinha? Hoje o tema são pessoas porcas. E, em verdade lhe digo que conheço muitos tipos de pessoas porcas (de ambos os sexos. É importante salientar este ponto). A saber: porcas de língua e porcas frustradas. São apenas dois exemplos que em nada têm a ver com a falta de água, sabonete ou desodorizante. Por exemplo, porcas de língua são aquelas pessoas que têm vidas miseráveis mas que passam a vida a mandar bitaites sobre as vidas dos outros. Criticam tudo e mais alguma coisa pelo simples prazer de destilar veneno. Porque na realidade nada fazem a não ser criticar. Pessoas com telhados de vidro mas que fingem não os ter. As porcas frustradas são aquelas que atacam outras pessoas pois é a única arma que conhecem para atenuar as frustrações pessoais que têm. Como modus operandi, estas porcas costumam recorrer ao anonimato e à cobardia. Pois, cara a cara conseguem ser muito fofinhas. Volto a dizer que me refiro a pessoas de ambos os sexos.

Por isso, Gracinha chegue aqui à minha beira. Sente-se aqui perto de mim que não lhe faço mal. Primeiro, vamos despir-lhe essas roupas sujas que lhe cobrem o corpo. Agora, abrimos a torneia e deixamos a água correr. Com água tépida e com um pedaço de sabão macaco vamos dar-lhe um banhinho. Guardamos ainda outro pedaço de sabão macaco. Este serve apenas para lhe esfregar a língua. Banhinho dado. Vamos agora vestir-lhe umas roupinhas. Até podem ser daquelas que adora mas finge detestar. Vá-se lá saber porquê… Agora que está arranjadinha, vamos ali para a beira da lareira. E conversamos um pouco e bebemos um chá, pode ser? Até lhe oferecia sushi mas isso é coisa da moda e a Gracinha detesta modas. Prometo que em poucos minutos lhe consigo mostrar que a vida tem mais cores do que o preto e cinzento que lhe toldam a visão. Sei que isto de nada vai servir. Mas, em calhando, tem um dia diferente antes de regressar ao seu normal. Agora, vá com Deus e acredite que tudo irá melhorar. Mesmo a sua vida.

PS – Só mais uma coisa. Sei que dedica muito tempo da sua vida a ler detalhadamente blogues alheios e que ainda consegue ter tempo para ver as páginas de facebook dos mesmos. Sei que critica pessoas que fazem coisas (independentemente de gostar ou não) e que, pelos vistos, não é nada dada a workshops. Mesmo assim, espero que numa das suas muitas visitas a blogues alheios encontre um voucher para um qualquer curso de interpretação de língua portuguesa. É que, quer-me parecer, tem dificuldades neste domínio. E nem com explicações detalhadas e de pessoas diferentes consegue perceber um tema. Verá que, quando perceber mais da língua portuguesa, o seu humor ficará muito melhor. Não vá dar-se o caso de alguém pensar que é, no mínimo, lerda.

PS2 – Isto são só blogues. É uma frase que leio tantas vezes em tantos sítios. E com a qual concordo. Então, porque será que causam tanta inveja a tantas pessoas. Serão frustrações pessoais? Será impotência? Será inveja? Dúvidas. A minha vida são só dúvidas.  

74 comentários:

  1. Adorei e percebi;) já lá não vou há muito. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou disto. Mas existem pessoas que precisam de certas coisas.

      beijos ;)

      Eliminar
  2. É o chamado "PATAU!!" ahaha adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o patau em quem se julga rainha do patau. Tem dias. Além disso, este texto é a prova de que é facílimo copiar estilos para tentar ter piada.

      Eliminar
  3. Who's Gracinha???
    Mas quer parecer que a Gracinha não tem graça alguma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Gracinha não é ninguém mas julga que pode ser alguém à custa dos outros.

      Eliminar
  4. LOL.. é só o que tenho a dizer... :)

    ResponderEliminar
  5. A-DO-REI.....que estalada de luva branca tão bem oferecida! Sabes, não comentei esse teu post mas comento neste. Percebi pelo conteúdo do tal post que não te referias a porcas e brejeiras mas sim a PESSOAS, na sua maioria MULHERES, que ~em descarada e porcamente se usam da (pouca) massa cerebral que possuem para se tornarem no mais brejeiro que se pode ser. E sim, fica mal e sim, julga-se e critica-se e depois? Gente (mulheres e homens) porcos na mentalidade é o que mais há para aí e infelizmente tu, que desenterraste uma opinião válida, foste atacado. É uma pena que existam pessoas que não tenham vida, só escárnio.
    Agora as palmas, merecidas, clap, clap, clap!

    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não batas palmas que parece que quando é contra nós é falta de educação e sinal de pouca inteligência. Como alguém disse e muito bem, só aceita a vulgaridade quem quer.

      beijos :)

      Eliminar
  6. É pá, estou a Leste...
    Seja lá quem for, é uma estupidona! E tenho dito!

    ResponderEliminar
  7. Gracinha...? lol não percebi nada...mas concordo com tudo...

    ResponderEliminar
  8. O quê?!?!?!? Tu naõ me digas que a novela "porcas e brejeiras" tem continuação...estás a brincar?

    Não sei quem é a senhora, mas é falta de "percebas"...não sei se conheces a expressão...?!?!
    Será que o uso de desodorizante e perfume é diretamente proporcional à falta de inteligência?
    Se lhe mandasses com uma barra de sabão azul do antigo (à testa!) será que ela percebia, ou ficava com dúvidas?!

    Haja paciência...credo!

    Jinhooosss e parabéns pela resposta à tua altura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conta tudo disso de percebas :)

      Existem pessoas que se ofendem mais do que outras. Porque será?

      Existe paciência mas há alturas em que não se aguenta certas coisas, como mentiras.

      beijos e obrigado

      Eliminar
  9. Gracinhas à parte ;), concordo com tudo ;)
    Os blogues são uma espécie de atração fatal para algumas pessoas...

    ResponderEliminar
  10. Genial!
    Infelizmente cada vez há mais pessoas sem vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas pessoas têm mais vidas do que um gato. Vivem as vidas de todos.

      Eliminar
    2. Infelizmente é verdade. Vivem as vidas dos outros, mas a vida delas continua num vazio interior, embora queiram transparecer que tudo está bem...

      Eliminar
  11. CLAP! CLAP! CLAP!
    Ora aí está uma resposta à altura. Já não era sem tempo. Alguém que ponha aquela pessoa no seu devido lugar.
    Agora que prove do seu próprio veneno!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não preciso de meter ninguém no lugar. Apenas não aceito faltas de educação baseadas em mentiras.

      Obrigado.

      Eliminar
  12. Catano, não gosto nada de me sentir assim a 'anhar"... raios... eu cá gosto é de ver a "partida de ténis" em modo "or'agora um, or'agora outro". Assim não há percebas que resista! Amuei! :P
    (mas vou investigar, que isto quando eu quero, sou melhor que o FBI eheheh talvez cá volte ainda!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez seja melhor ☺
      Assim sendo vou-me guardar para posts futuros, que isto quem vive de passado é museu ;)
      Beijinho

      Eliminar
  13. Adorei, parabéns pela resposta à altura. E rápida!

    ResponderEliminar
  14. Que bela chapada de luva branca HsB. A minha questao é a seguinte: Ou este texto foi um desabafo teu contra os comentarios implicativos e estupidos no post das porcas em que utilizaste um sujeito imaginario de nome Gracinha por coincidencia, ou estas a referir-te a uma blogger com esse mesmo nome que de facto existe e de acordo com a tua descriçao confere. Se for esse o caso so tenho a dizer-te, que essa "senhora" há muito que precisa que a metam no seu lugar.

    Parabens!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto é para uma gracinha com falta de graça.

      Obrigado

      Abraço

      Eliminar
  15. Se estás a referir-te à pipoca mais picante, por acaso acho que falhas-te o principal foco da questão e que talvez também precises fazer um workshop de português, principalmente para entenderes o que ela escreve e para aprenderes a interpretar ironia e sarcasmo.

    E mais, nem sempre que se critica algo é por inveja. A sério que esse é o teu melhor argumento? Ainda bem que não és jornalista ou algo do género...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. falhas-te? Ora eu se fosse o anónimo das 14h43 juntava-me ao HSB no workshop de português. É que diz-se: falhaste! :)

      Eliminar
    2. Caro anónimo das 14.47h lamento se um erro ortográfico lhe causa tanta impressão. De facto foi erro meu. Talvez o facto de nunca ter frequentado a escola em Portugal tenha contribuído para isso? Mas veja lá que eu até escrevo melhor português do que alguns que andaram por escolas portuguesas mais de 18 anos... e até consigo interpretar bem o português. Veja lá como eu sou uma pessoa tão capaz :P

      Eliminar
    3. Obrigado pelos comentários. E já os meus pais diziam o mesmo. Ainda bem que não és jornalista nem nada do género.

      Eliminar
  16. Resposta de mestre...

    P.S. E os neurónios que eu matei para chegar à gracinha!!!

    ResponderEliminar
  17. HSB é impressionante como, em apenas 3 dias, passou de chamar as mulheres que contam detalhes da sua vida intima, "pedacos de carne", ao insulto gratuito - antes chamar lerda ou porca frustrada a uma pessoa é preciso conhecer-la um pouco, nao acha? - passando por "virgem ofendida" - e nao, inserir de vez em quando a frase, mas atencao que isto aplica-se aos dois sexos, nao apaga o tom machista dos comentários.

    Sempre vao haver pessoas com muita actividade sexual e pouco filtro social, conheco alguns casos, mas isso nao faz delas pedacos de carne ou porcas.

    Porque é que para a próxima, em vez de julgar as pessoas pelas suas conversas inapropriadas, nao lhes faz uma chamada de atencao? Assim pode ser que contenham-se um pouco mais e deixem de ferir susceptibilidades alheias (mesmo que nao tenham qualquer tipo de responsabilidade por estas).

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pipoca Sofia, em relação ao outro texto, já te expliquei diversas vezes a minha opinião. É chão que já deu uvas.

      Pipoca Sofia, chamei querida, machista e preconceituosa a alguém que não conheço de lado nenhum num texto com mentiras?

      Mais uma vez, no meu texto da gracinha, só enfia a carapuça quem quiser...

      Eliminar
    2. Pipoca Sofia?!? é só Sofia, obrigadinha! Lá está mais uma vez a fazer suposicoes, nao é?

      querido e preconceituoso?!? quando foi que lhe chamei isso? nem machista lhe disse, enfim já qualquer coisa lhe serve como argumento. Texto com mentiras, de que é que está a falar? eu só dei a minha opiniao ao seu post...enfim, deturpar o que se escreve afinal nao está reservado somente aos anonimos.

      Só para terminar, e com base em tudo o que já escreveu, tenho para mim que quem enfiou a carapuca foi você.

      NB: tente conhecer as pessoas antes de crucifica-las.

      Sofia

      Eliminar
    3. Sofia, eu disse que tinhas sido tu a chamar? Alguém me chamou isso antes do meu texto de hoje. Por isso não me fales de carapuças.

      Sê feliz!

      Eliminar
    4. Não seja burro que eu jamais viria aqui comentar enquanto Anónima.
      Folgo em ver que tenho razão, caramba até me canso de ter sempre razão, e que a sua inteligência não lhe permite ir mais além do que chamar porca ou invejosa a uma pessoa ou mais básico ainda dizer que ela tem falta de sexo.
      É de uma tristeza profunda recorrer ao insulto quando os neurónios não dão para mais.
      E, ao contrário do que afirma, não escrevi mentira nenhuma. Pena que além de burro também leia mal.

      Eliminar
    5. Dar-te mais tempo de antena é um desperdício de tempo. Sê feliz. Tudo vai melhorar. Um abraço.

      Eliminar
    6. LOL já ganhaste com o post, HSB. Mas esta resposta foi de mestre xD
      Há pessoas (burrinhas, por sinal) que se esquecem que é possível cruzar dados e saber que o ip da anónima coincide com outro ip, porque será? xD
      Há gente muito triste. Não lhes dês tempo de antena, são um desperdício de energia ;)

      Eliminar
    7. Algo tão simples, não é Roger?

      Siga para bingo que isto é chão que já deu uvas.

      Abraço ;)

      Eliminar
  18. Gracinha não existe.... Se Gracinha existisse, Gracinha, não seria Gracinha... Se existisse, não seria castigada.... não seria lavada.... se existisse, ninguém falaria de Gracinha... Já se sabe, que se fala sempre daquilo que não existe. Daquilo que não merece a pena. Sempre tive a sensação que os Blogues pertenciam aos seus proprietários, e que neles se podia escrever o que bem lhes apetecia... parece que não é assim... Viva o Fascismo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então...se se pode escrever o que se quer, quando se quer no seu blog próprio blog - por ser pessoal...porque será que o HsB ficou tão melindrado com a situação?

      ps: concordo consigo. Simplesmente acho que as atitudes de ambos estão a ser infantis e desnecessárias. Quanto a mim, quase que me apetece ir buscar pipocas para ver a continuação da "coisa".
      (btw pipocas surgiu aqui de forma totalmente inocente - juro). caramba parecem crianças mas também é verdade que só estou a ler isto porque quero... acho que vou fazer algo mais produtivo.

      Eliminar
    2. Posso tentar explicar ????? Os blogues são pessoais. O que se lá escreve não quer dizer que seja um diário pespegado da vida de quem lá escreve. No meu caso, eu escreve de coisas que me deixam totalmente incrédula, e que me irritam... E se me irritam.... ui, sai de baixo, porque aí descamba totalmente, e é cutucar onça com palito....

      Eliminar
  19. Que grande novela....
    Mas a pessoa em questão não percebeu o teor do post ?
    Senhores.....

    Beijinhos!
    Claudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas que só percebem aquilo que fazem e dizem.

      beijos

      Eliminar
  20. HsB, deixa la a pipoca (en)gracinha no mundo dela pq se lhe das importância aí é que ninguém a cala e se dantes já era irritante....

    ResponderEliminar
  21. Leio este post enquanto escuto esta música:
    http://youtu.be/Hm46th-UsRE

    Nada que ver... ou talvez sim. As miudezas ou as pessoas "pequeninas" têm medo de ser grandes. Esta música faz parte da banda sonora de um filme que mostra a importância das pessoas e como algumas esquecem outras em nome do dinheiro, por exemplo. E agora, quem diz o dinheiro, diz a "frustração", o facto de não se sentirem amadas, o desejo de protagonismo fácil a partir do "espezinhar". Enfim. Quem se sentir assim e se por acaso ler o meu comentário, com toda a liberdade, como é lógico, escute a música, feche os olhos e "goste mais de si!". Vai ver que ajuda a crescer! ;)

    Abraço a ti! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clap! Clap! Clap!

      Já tinha saudades das tuas intervenções.

      Um forte abraço :)

      Eliminar
  22. Ai Gracinhas ou gracinhas à parte, é uma falta de graça pessoas que gostam de criar o caos ou que criam estratagemas elaborados para coisas que são simples.
    Quem não gosta não torna a ler, não retorna ao blog não se importa e segue caminho.
    O problema não é o desemprego é a falta de ocupação de muita alminha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens tanta razão. É incrível como existem pessoas que têm tempo para contabilizar os comentários que outras pessoas fazem nos blogues de outros. Fantástico!

      Eliminar
  23. Que texto ridículo, meu Deus. Mas o senhor tem 14 anos?

    ResponderEliminar
  24. Já fez quinze, mas a infantilidade é genética

    ResponderEliminar
  25. Boooriiingnnng.....
    Blogs de jeito do sexo masculino, entre outros, O Bom Sacana.
    Cresça, criatura.

    ResponderEliminar