16.10.13

fome e maus julgamentos

Quando tenho fome raramente tomo uma decisão correcta em relação ao que vou comer. Gosto de me considerar uma pessoa ponderada no que diz respeito à alimentação. Excepto quando tenho fome. Nessa altura, sou atraído por tudo o que não devia comer. Abro o frigorífico e a dispensa e os meus olhos parecem dois sensores que detectam apenas "porcaria" alimentar.

Sem grande esforço, cedo ao desejo. Ataco aquilo que escolhi como se o mundo estivesse a minutos do seu final. Felizmente, sacio-me depressa. E, momentos depois lamento as minhas escolhas. Que já sabia erradas no momento da decisão. Mas que optei por ignorar.

Hoje, não tive tempo para almoçar. Bebi um sumo de cenoura enquanto andava na rua. Voei para um trabalho. E daí para o dentista. No final da consulta ouvi o tradicional: "evita mastigar durante uma hora." Temi mais um ataque de fúria alimentar. Mas, surpreendi-me. E fui controlado.

É por causa de reacções destas que detesto ficar muito tempo sem comer. Sei que a tentação de ceder a uma alimentação errada é enorme. Por isso é que opto por comer pouco mas alimentar-me em intervalos de mais ou menos duas horas. Quando consigo fazer isto, consigo ter uma alimentação melhor. E as escolhas alimentares são muito mais ponderadas.

Enviado do meu iPhone

12 comentários:

  1. Quanto menos se quer comer, mais apetece! Parece que tudo sorri para nós :)

    pequenaflordemaracuja.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que não sou nada ponderado na alimentação :P
    Mas efectivamente essa situação piora quando estou muito tempo sem comer xD

    ResponderEliminar
  3. é esse o sábio conselho dos nutricionistas: comer pouco, muitas vezes. Não tenho os ataques de fome que estragam tudo de bom que possamos ter andado a fazer.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  4. Por norma tento ser ponderado no que como mas quando por razoes que fogem ao meu controlo fico muito tempo sem comer...MEU DEUS, tdo o que de mau houver aqui em casa marcha tudo lol

    ResponderEliminar
  5. Deves ser pior do que eu, se calhas de ir às compras com fome. Tudo o que não é necessário é tãooooo apetecível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento sempre não ir. Quando isso acontece compro coisas que não quero.

      Eliminar
  6. Ultimamente na alimentação ando tudo menos ponderada...sempre fui bom garfo, mas acho que ultimamente os olhos só se viram para "comida da treta" :)

    ResponderEliminar