27.10.13

faz com cada figura

Este ano, aproveitei a iniciativa Lisboa Restaurant Week para descobrir o restaurante Faz Figura. Um daqueles espaços que costumava observar quando passava por Santa Apolónia. Passava por lá, olhava e dizia quase sempre o mesmo: “um dia destes temos de ir lá.” Posto isto, esta iniciativa de que gosto muito foi a desculpa ideal para jantar no Faz Figura.

Cheguei, fui acompanhado à minha mesa e fiquei rendido. Nesse momento, o jantar quase que passou para segundo plano. A vista para o Tejo e para a outra margem conquistam qualquer pessoa e deixam no ar a dúvida de como será um jantar de Verão, iluminado por um pôr-do-sol alfacinha. Após o encanto da paisagem, e enquanto me deliciava com as azeitonas (são irresistíveis para mim) chegou a entrada: amêijoa à bulhão pato com bolo do caco. De comer e chorar por mais.

Como pratos principais, escolhemos bacalhau confitado com puré de grão e azeite de poejo e ainda arroz de pato com compota de laranja. Provei os dois. Gostei dos dois. Mas, se isto fosse um duelo, acredito que teria de dar a vitória ao arroz de pato. Para sobremesa, provei a mousse de chocolate branco com coulis de framboesa e crumble de pêra com gelado de canela.

Vista

Entrada

Bacalhau

Arroz de pato

Aproveito para destacar a simpatia do staff do Faz Figura. Enalteço também o papel do chef Pedro Dias, que dedica especial atenção aos clientes que frequentam o espaço. São detalhes como estes que fazem toda a diferença e que deixam o desejo de querer voltar em breve. E eu vou voltar.

24 comentários:

  1. E agora eu é que fiquei com fome! Opá.... logo eu que já não como comida portuguesa há alguns mezitos! Isto não se faz >.< E o arroz de pato tem tão bom aspecto!!!

    ResponderEliminar
  2. São pormenores assim que fazem a diferença. :-) beijinho

    ResponderEliminar
  3. Fiquei com a pulga atrás da orelha ;)
    Bela dica, obrigada!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já lá fui almoçar, também num Restaurant Week, e gostei menso.
    A vista conquista-nos imediatamente, mas a comida é muito boa também! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vista é apaixonante. Ainda por cima fiquei colado ao vidro :)

      Eliminar
  5. Embora não seja um Restaurante, o Clube Ferroviário também tem uma bela vista e é muito agradável!
    Fica a dica!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Aqui há uns Lisbon Resturant Week's atrás também fui ao Faz Figura e fiquei rendida!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  7. Saudades de jantar num lugar assim, a dois com o Maresposo. Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço por ter um jantar destes por semana. Acho que os casais precisam sempre de momentos destes.

      Eliminar
  8. Um dos meus restaurantes favoritos. Aquela varanda no Verão vale tudo. E a comida é maravilhosa.

    ResponderEliminar
  9. Ainda estou a babar-me para a foto do arroz de pato!! É que eu adoro arroz de pato e esse está com um aspecto delicioso.

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. O ano passado se nao me engano tb la fui e adorei. Mas de todos os que experiementei do Lisboa restaurant week, o que mais gostei ainda continua a ser o AURA, ali no terreiro do paço ;)

    ResponderEliminar
  11. Fico feliz que tenha tido uma boa experiência, contudo eu a minha namorada não tivemos tanta sorte, aproveite e passe no nosso blog para rever a nossa experiência, e atente no detalhe que já lá estivemos antes, conhecemos vastamente a cultura gastronómica, e eu inclusive sou cozinheiro.

    ResponderEliminar