29.10.13

desespero. ignorância. e erros

A distância que separa o desespero da ignorância consegue ser bastante curta. Aliás, é tão curta que um grande número de pessoas não consegue perceber quando está a sair do domínio do desespero e a entrar no espaço da ignorância. Uma pessoa desesperada acaba por dizer tudo aquilo que lhe vem à cabeça. Não presta atenção ao pensamento. Não tenta perceber se existe lógica naquilo que não é nada mais do que o produto criado pelo desespero. E diz disparates atrás de disparates.

Isto faz com que se diga tudo e mais alguma coisa. Que se disparem palavras em todas as direcções. Sendo que a maior parte delas acabam por ser verdadeiros tiros nos pés. Neste momento, a ignorância atinge uma proporção gigantesca. O que faz com que duas ou três verdades, proferidas no meio de um enorme chorrilho de palavras sem lógica, passem despercebidas. E sejam vistas apenas como mais um acto ignorante de desespero.

Quando o desespero e a ignorância andam de mãos dadas, perde a a razão. Mesmo que uma pessoa tenha razão, apoiando-se no desespero e ignorância, que em muitos casos ainda junta a mentira à festa, consegue perder a mesma em segundos. Nesta altura acumulam-se erros, falhas e ainda mais erros e ainda mais falhas que resultam numa diminuição de credibilidade que leva à inexistência da mesma.

Nada melhor do que parar para pensar antes de abrir a boca. Quando o momento não é de fácil gestão. E, sobretudo, quando se vai falar para um enorme número de pessoas. É certo que tudo isto é igualmente válido para uma conversa/história com poucos intervenientes. Mas quando os ouvintes são em larga escala exige-se um esforço redobrado para manter a boca fechada. Até porque, deste modo existem diversas dúvidas que não passam disso mesmo. Quando se abre a boca, passam a certezas. E nem sempre são as melhores.

10 comentários:

  1. Ui! Assino por baixo! Só se vê disso por aí, é triste...

    http://my-little-red-dress.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa dá um chuto numa pedra e aparecem dezenas de pessoas assim.

      Eliminar
  2. "parar para pensar antes de abrir a boca ?"impossível. num país de opinadores sobre tudo e mais alguma coisa, ficar calado(a) é um sacrilégio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também é verdade. Mas é possível dar uma opinião sem disparatar. Por exemplo, o Carrilho é um exemplo claro deste desespero.

      Eliminar
  3. Sofro do mal de ter o coração na boca, o que é péssimo em várias situações :/
    Mas, pelo menos, ninguém me pode acusar de não ser genuíno :$

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta que sejas moderado. E que tentes escolher os momentos em que falas mais.

      Eliminar
  4. O que não falta é gente desesperada e de cabeça perdida!
    A meio passo de perder a razão...

    jinhoooossssss

    ResponderEliminar