15.10.13

cenas de aviões

Há coisas que nunca mudam. Em quase tudo na vida. E os aviões não são uma excepção. A começar pelas vozes das hospedeiras e comissários de bordo. Na altura de falar para todo o avião, as vozes são todas iguais. Até parece que se está a ouvir uma cassete que foi gravada e distribuída para todas as companhias aéreas. A estas vozes junta-se a do piloto. “This is your captain speaking...” que também soa sempre da mesma forma.

Mas há mais. Depois dos compartimentos de bagagem de mão estarem fechados e de ter sido efectuada a vistoria pelas hospedeiras, existe sempre alguém que se levanta para tirar qualquer coisa de uma mala ou saco. Quando os passageiros são avisados para apertar o cinto e endireitar as cadeiras, existe sempre alguém que tem de ir à casa-de-banho naquele preciso momento. Há sempre alguém que se levanta quando o corredor do avião está ocupado pelos carrinhos da comida.

Porém, felizmente, existe uma coisa que mudou. Já não se batem palmas quando um avião aterra. Algo que nunca percebi. Até porque, se aquilo tivesse lógica, teria de aplaudir todos os profissionais de todas as áreas. Por exemplo, numa padaria, quando me davam um saco de pão começava a bater palmas. Quando fosse servido num restaurante, batia palmas. E por aí fora.

38 comentários:

  1. Isso das palmas ainda se verifica em alguns aeroportos, inclusive aqui no calhau depois de uma ou outra aterragem mais atrevida.

    ResponderEliminar
  2. Ainda acontece em vôos de longo curso e/ou se por qualquer motivo a viagem se torna mais atribulada...é o alívio e a alegria de ter outra vez "o pé no chão"...é que isto é tudo muito giro, mas bicho homem não veio equipado para voar:)

    Tenho saudades das vozes que se ouviam antigamente nos aeroportos "Partida com destino a " "Embarque imediato..." "Última Chamada do vôo..", não das mecânicas, mas das humanas bem colocadas e amistosas.


    Que sejas bem regressado:) jinhooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for uma viagem realmente assustadora, ainda compreendo.

      beijos

      Eliminar
  3. Na última vez que andei de avião aconteceu. Talvez porque, como disse ali a Suricate, tivesse sido uma viagem algo atribulada.

    No fundo, aplaude-se porque o piloto cuida das nossas vidas [tem-nas na mão] e aterramos em segurança, o que vale bem mais do que um saco de pão. ;)

    gLiTtEr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a função do piloto é aterrar em condições. Bater palmas no voo mais tranquilo do mundo é algo que não compreendo ;)

      Eliminar
  4. Podemos não falar de viagens atribuladas e de bater palmas por... aterrar um avião!!!?

    ...vocês querem-me matar do coração...

    ResponderEliminar
  5. Batem palmas sim senhor, ainda no verão de regresso a Lisboa vinda de Londres. Se calhar devido a ser um avião cheio de emigrantes e saudades :)

    ResponderEliminar
  6. No fundo, no fundo... acho que batem palmas por elas próprias ;)

    ResponderEliminar
  7. em 2007 ouvi por 2 vezes, mas vamos continuar essa conversa à Tarantino:
    Porquê da gorjeta nos restaurantes, porquê eu na minha area não receber também uma gorjeta por bom trabalho, ou tu quando escreves uma peça ou assim vem uma pessoa e "tome lá 50 cent, foi muito bem escrito gostei" :)


    porquê bater palmas quando acaba uma peça de teatro e não um filme se foi bom...

    ResponderEliminar
  8. Bater palmas por felicidade de a viagem ter corrido bem e terem aterrado saos e salvos? Eu cá prefiro verificar se continuo a respirar xD

    ResponderEliminar
  9. As palmas não me chocam. Também se batem muitas vezes palmas nos ginásios, no fim das aulas. E também não acho que seja desmerecimento para as outras áreas. O que acho é que entre palmas ou palmadas e entre o que seria merecido ou não nalguns serviços prestados nesta terra, enquanto batem palmas sempre celebram a vida em vez de se queixarem dela! São uns momentos maníacos para compensar os depressivos! Em Portugal usa-se muito disso... É homeostático...

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que as palmas têm que ver com o medo, que a maioria das pessoas tem, de voar!

    Eu, apesar de adorar aviões, quando o 'passarão' aterra, eu estou sempre com as unhas cravadas nos braços dos assentos, e só as retiro quando a porta abriu e o pessoal começou a sair... logo não tenho patinhas livres para fazer 'clap-clap'... e fazer 'clap-clap' sozinha, fora de tempo, é estranho... :-)

    Mas deixa-me dizer-te que se os #$%& da TAP não me tivessem rejeitado por causa das lentes de contacto, tu ouvirias a minha voz felina com muitooo gostooo! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ponto de vista bastante interessante. Não te deixaram lá ficar por causa das lentes? Shame on them :(

      Eliminar
  11. Nao batem palmas? Isso depende muito do voo, da turbulencia e do aeroporto. Já aterrei em sitios que sim senhor bati palmas para francamente liberar a tensao...e imagino que ao resto dos passageiros aconteceu o mesmo. As palmas sao isso mesmo, quando nos sucede algo fora do comum que nos impacta. Por outro lado, pessoas que viajam pouco de aviao têm essa tentaçao e nao tem mal nenhum ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aterrar um avião em condições não é algo fora do comum. Ou é? :)

      Eu batia palmas se fosse um voo de risco em que foi uma decisão do piloto me salvou a vida.Aí até lhe dava dois beijinhos ;)

      Eliminar
    2. Para pessoas que viajam pouco só o fato de aterrar o aviao já é algo fora de serie...Essas pessoas geralmente têm medo, ou e tao pouca experiencia ( atençao que tambem podem estar emocionadas se for a sua primeira vez) e assim ao saberem que estao de novo em terra e o aviao "nao caiu" já é um alivio e batem palmas.
      Agora, para quem viaja muito ou com frequencia apanha de TUDO! Há aterrizagens que sim senhor merecem palmas....
      A mim aconteceu-me ir num voo onde cairam as mascaras de oxigenio e outro em que o aviao nao se pode equilibrar ao aterrar num aeroporto....e sim, nesses momentos tu bates palmas, gritas e queres é sair dali para fora.
      Agora aterrar em bons aeroportos ( como sao a grande maioria na Europa, felizmente) nao há porque bater essas palmas de "alivio" até porque os riscos sao minimos.

      Eliminar
    3. Dou-te razão nas viagens que referes. Aí sim. Palmas, beijos e pulos de alegria :)

      Eliminar
  12. Eu acho isso de bater palmas, um bocado parvo.... e sim, ainda existe ! (e não só nos voos de longo curso ou com mais turbulência)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que é algo que nos leva a pensar o porque de não aplaudir tantas outras coisas.

      Eliminar
  13. Isso de bater palmas ainda acontece. E realmente é um bocado ridículo mas pronto :P

    ResponderEliminar
  14. Estão a brincar né ?
    Só pode .
    Será assim tão dificil perceber que a aterragem assim como tudo o que involve a operaçao de um aviao contem imensos riscos. As pessoas nem se dão conta disso exactamente porque apenas certas pessoas podem pilotar avioes. Comparar isso a um funcionario de padaria dar o pao é simplesmente ridiculo.
    Experimentem meter qualquer pessoa (com umas aulecas basicas de pilotagem) a pilotar e aterrar um aviao e logo iam ver aquilo que acontecia.
    Ja agora vamos comparar a "gratidao" ao medico de uma pessoa a quem foi feito um transplante de coraçao com a "gratidao" que eu tenho ao senhor que me tira as bicas no cafe.
    E com isto nao estou a dizer que as pessoas nao mereçam todas respeito, mas convenhamenos que sao coisas diferentes.
    Parece-me obvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como dizes, e muito bem, pilotar um avião não é fácil. Por isso é que existe um número reduzido de pilotos e um número gigante de profissionais de outras áreas. Por isso é que existem muitos padeiros e jornalistas e poucos pilotos de aviões, de formula 1 e cirurgiões.

      Eles são escolhidos porque estão aptos para fazer o seu trabalho. Por isso é que uma pessoa com aulas básicas não pilota um avião da tap, por exemplo.

      Agora, um piloto que faz uma viagem de duas horas sem qualquer problema, não faz mais do que a sua obrigação ao aterrar um avião em condições de segurança.

      Eliminar
    2. Sinceramente nem tenho paciência para explicar o obvio.
      Sendo assim fico-me pela básico.
      Porque razão as pessoas dizem "Obrigado" quando o empregado de restaurante lhe entrega a comida na mesa ?

      Eliminar
  15. Também nunca percebi isso das palmas, ainda por cima quando começam a bater palmas antes do avião estar parado. É que mesmo depois de já estar em terra ainda pode haver acidentes. Eu cá nunca bato palmas. Fico satisfeita de ter chegado sã e salva como fico em qualquer viagem de carro ou outro transporte qualquer.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não compreendo as palmas em condições normais de voo.

      beijos

      Eliminar