18.10.13

as pessoas são feitas de ocasiões.

As pessoas são feitas de ocasiões. Sendo que a grande maioria das ocasiões estão relacionadas com interesses que levam uma pessoa a ver outras como um meio para atingir um fim. A ocasião x faz-me necessitar da coisa y. Para este fim, preciso de fulano. Como tal, vou perfumar-me com características que não tenho. Crio a ilusão de que sou isto e aquilo quando na realidade não sou. Mas isso não importa pois assim que tiver aquilo de que necessito, quando tiver alcançado o fim desejado, volto a ser o que era e esqueço a outra pessoa. Este é, em traços gerais, o modo de agir de muitas pessoas.

Poucos são aqueles que são sempre fieis às mesmas ocasiões que fazem de si a pessoa que realmente são. Por norma estas são as pessoas que admiramos, respeitamos e temos como exemplo a seguir. Pessoas conhecidas por serem puras, transparentes e de bom coração. Por outras palavras, os amigos. Os outros, fazem parte do grupo dos conhecidos. Aqueles que aprendemos a saber que se estão próximos de nós é porque necessitam de algo. As tais pessoas que mudam de cara e de personalidade como quem muda de cuecas. Acredito que chegam a mudar mais vezes de cara do que mudam de roupa interior.

Este grupo de pessoas é ainda o motivo de muitas desilusões. Porque existe a tendência para acreditar naquilo que nos é vendido. Que afinal não passa de maquilhagem que sai facilmente com água e sabão. São também essas pessoas que levam outras a terem medo de acreditar em alguém. Existem pessoas que são enganadas tantas vezes que acabam por colocar todas as pessoas no mesmo saco. No saco dos que não prestam e em quem não se pode confiar. Deste passo ao isolamento pessoal motivado pelo medo da entrega a alguém vai uma curta distância. Porque muitas pessoas não têm o discernimento necessário para perceber que está nas suas mãos o poder de ser ou não desiludido.

Assumo que já fui enganado muitas vezes. Que já me desiludi com muitas pessoas. Ficava triste. Perdia muito tempo a pensar nos porquês de tais atitudes. Até que percebi que isso era desgastante apenas para mim. Porque a realidade é que existem más pessoas, que vivem de ocasiões, que não merecem qualquer crédito e cabe a mim acreditar (ou não) nelas. Como tal, aprendi a dar tudo de mim apenas a quem o merece. Sendo que sei que sou visto como cabrão por muitas das pessoas que vivem de ocasiões e que já não me conseguem iludir com o seu modo de estar na vida.   

15 comentários:

  1. E, porém, continua a magoar cada encontro com elas...

    ResponderEliminar
  2. Olha, outro tipo de pessoa que não suporto, à imagem do teu post anterior. Mas se os embriagados ainda dão vontade de rir em algumas situações, já estes só dá vontade de partir para a "ignorância". Infelizmente, é um tipo de pessoa que abunda por aí. Comigo não têm a mínima hipótese. Tiro-lhes a pinta com uma grande categoria, modéstia à parte... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que bêbados existem meia dúzia deles. Estes são mais do que as mães. Ainda bem que és assim. Quero acreditar que também sou ;)

      Eliminar
  3. "São também essas pessoas que levam outras a terem medo de acreditar em alguém. Existem pessoas que são enganadas tantas vezes que acabam por colocar todas as pessoas no mesmo saco. No saco dos que não prestam e em quem não se pode confiar. Deste passo ao isolamento pessoal motivado pelo medo da entrega a alguém vai uma curta distância. Porque muitas pessoas não têm o discernimento necessário para perceber que está nas suas mãos o poder de ser ou não desiludido."

    Infelizmente acho que estou numa fase dessas :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roger, infelizmente nao és o unico, mas ja tou na fase que o HsB descreveu...em saber que so depende de mim ultrapassar esses medos e desconfianças.

      Força nisso Roger. Abraço.

      Ps: Descobri o teu blog de pensamentos e gostei

      Eliminar
    2. Falem um com o outro. Partilhem ideias e experiências. Nunca é demais.

      Eliminar
    3. Obrigado a ambos!
      Anonymus, serás bem-vindo lá no tasco, até ofereço uma cerveja fresquinha por conta da casa :P
      Grande abraço

      Eliminar
    4. Prefiro cidra lol

      Roger, existe alguma maneira de te contactar? especie de endereço de mail?

      Eliminar
    5. Está lá no tasco ;)

      http://kind-of-restless-soul.blogspot.pt/

      Eliminar
  4. Não posso estar mais de acordo se bem que acho que todos nós, de uma maneira ou de outra, acabamos por nos aproximar de esta ou daquela pessoa por algum motivo do nosso interesse.
    Ou porque se está carente e se precisa de companhia, ou porque se esta triste e se precisa de alguem para desabafar ou ate mesmo aqueles que simplesmente precisam de alguém só para uma diversão "naquela noite".
    Acho que a ideia essencial é que independentemente da carência de cada um devemos ser crescidinhos o suficiente e ser-mos capazes de expor ao outro as nossas verdadeiras (repito, verdadeiras) intenções assim sao evitadas desilusoes.
    Pena é que muito infelizmente há muito pouca gente com essa coragem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que sejam motivos despidos de interesses, não existe qualquer mal.

      Gosto do que escreveste :)

      Obrigado

      Eliminar
    2. Bolas!!! ... e eu que tenho o coração mole... caio sempre na mesma esparrela.. malgrado jurar a mim mesma que da próxima vez não vou mais acreditar nas supostas boas intenções daquela pessoa... parece que tenho memória curta..
      irra!!!

      Eliminar
  5. Obrigada pelas palavras, cairam numa altura em que ja não acredito em ninguem, infelizmente ja fui magoada e estou na fase do isolamento, lol, e uma maneira de criar defesas para não me voltar a magoar...

    ResponderEliminar