4.10.13

amigos. decisões. e alegrias

Tenho poucos amigos. Aliás, acho que todas as pessoas têm poucos amigos. Defendo que aquelas pessoas que juram ter dezenas de amigos vivem numa ilusão. Gostava de estar errado, mas acredito que o mundo é feito de conhecidos. Que existem aos pontapés e garantem ser os melhores amigos que alguma vez existiram. Na realidade, amigos existem poucos. Mas, mesmo sendo num número reduzido, são mais do que suficientes para cada pessoa. É aquele núcleo duro que está sempre presente. Até podem faltar nos momentos de euforia mas, nos momentos maus, aqueles que realmente importam, estão sempre lá. Nem que seja para dizer uma palavra amiga que nos provoca um sorriso quando só nos apetece chorar.

Por estas pessoas sou capaz de tudo. Dou o pouco dinheiro que tenho. Faço os quilómetros que forem necessários para ajudar no que for preciso. Tenho o telemóvel ligado 24 horas por dia, sete dias por semana. Dispo a tshirt que me cobre o tronco para que a possam vestir. Além disso, apoio as decisões que tomam. Os caminhos que decidem trilhar. E que garantem ser o único caminho para a felicidade. Se é isso que querem, se é isso que gostam e se é isso que desejam há muito, força. Que tudo corra bem.

Agora, uma coisa é apoiar. Outra completamente diferente é ficar feliz com essas decisões. Se é uma opção que acho errada, não tenho que ficar feliz. Mesmo que essa decisão seja tomada pelo meu melhor amigo. Existem dezenas de factores que podem levar uma pessoa a achar que alguém de quem gosta está prestes a dar um passo na direcção errada. É certo que até pode ser somente um erro de julgamento. Mas isso não significa que não se apoie o amigo nessa decisão. Quer simplesmente dizer que não se gosta desse rumo. Que se acha, por exemplo, que essa pessoa merece mais do que aquilo que vai fazer.

Ser amigo não invalida que se perca o discernimento necessário para julgar uma determinada acção. O apoio tem de estar lá. Sobretudo quando é algo que alguém próximo de nós deseja. Mas isso não tem de estar obrigatoriamente associado à felicidade. Até porque, como já dizia o outro, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

44 comentários:

  1. Concordo! Quem acha que tem dezenas de amigos é porque anda mesmo iludido! Ou então não sabe diferenciar amigos de conhecidos!
    Felizmente não me posso queixar... ;)
    Gostei do teu texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acredito em dezenas de amigos. Se alguém os tiver, ainda bem :)

      obrigado

      Eliminar
  2. Isso do apoio na amizade tem muito que se lhe diga. É melhor apoiar as decisões e a liberdade da outra pessoa, ou fazer de tudo para que ela veja que será incorrecto, mesmo que isso implique meter-mo-nos demasiado na vida de outra pessoa adulta? É complicado...
    No meu caso, sei que um amigo é verdadeiro quando tem a capacidade de me dar um estalo na cara (psicológico) quando é preciso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apoio, mesmo que não goste. Se for algo com que discordo por completo, digo. Mas sempre como mera opinião e não como pressão. Não gosto desse papel.

      Isso, que dizes, é ser amigo.

      Eliminar
  3. É importante apoiar, mas também é importante chamar a atenção quando um amigo vai por um caminho que sabemos que não é o melhor. A amizade é importante nos bons e nos maus momentos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. concordo! Amigos amigos?! só tenho 2...o moçoilo e uma amiga! São aquelas pessoas que sabem de tudo da minha vida, que nunca me julgam, que quando eu estou errada me chamam a atenção de uma forma amiga, de uma forma justa! quando eu estou mal é com eles que choro, com eles que desabafo! São as únicas pessoas que sabem que estou mal quando aparento estar bem (e consigo disfarçar muito bem, para os de fora, mas para eles 2 não :) )

    ResponderEliminar
  5. POdes crer...tb costumo dizer que tenho poucos mas bons!

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez: Touché! My friend! Nem mais, nem menos!

    jinhoooossss Amigo!

    ResponderEliminar
  7. Verdade...dois (duas) ou três e that's enough!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. ...e não podias ter falado melhor...acima de tudo estar presente, ouvir, dar a opinião sem invadir...por isso mesmo se diz ue os verdadeiros amigos conquistam um lugar no nosso coração e não invadem...infelizmente tenho tido revelações a este nível que para além de me supreenderem são verdadeiras facadas...um excelente fds :) bjs

    ResponderEliminar
  9. ;)
    direitinho no alvo... Poucos mas bons!

    Beijinho e bom fom de semana!

    ResponderEliminar
  10. "Falaste" bem! Experimenta ter um filho e vais ver como esses amigos/conhecidos desaparecem todo do mapa!! ;)

    ResponderEliminar
  11. Subscrevo na totalidade embora ache que com a idede e vivência que vais tendo, vais com certeza acrescentar alguns desvios a tua conclusão. : D

    ResponderEliminar
  12. "Aliás, acho que todas as pessoas têm poucos amigos. Defendo que aquelas pessoas que juram ter dezenas de amigos vivem numa ilusão. Gostava de estar errado, mas acredito que o mundo é feito de conhecidos." - concordo completamente com isto. Eu também tenho poucos amigos.

    ResponderEliminar
  13. Eu costumo dizer que não espero que os meus amigos me dêem palmadinhas nas costas, mas sim que me digam aquilo que eu mereço ouvir. Prefiro umas verdades duras do que paninhos quentes. Até porque eu próprio sou assim com eles e para mim isso é que é a verdadeira amizade, que eu cá dispenso paninhos quentes :P

    ResponderEliminar
  14. Concordo plenamente! Há poucos dias vivi uma situação destas. Uma grande amiga ligo-me a chorar que o namorado lhe bateu (forte e feio), que não sabia o que fazer, que tinha vergonha de voltar para casa dos pais porque os pais gostam muito dele bla bla bla. Disponibilizei-me na hora a fazer 400 km para a trazer para minha casa. Não quis. Disponibilizei-me a transferir dinheiro (porque não tinha um chavo, o gajo esconde o dinheiro e ela não trabalha), para ela pagar o bilhete de comboio, não quis. Depois de umas horas e eu aflita com medo que ele lhe fizesse mal, lá recebo uma sms dela a dizer que ficava lá mais uma noite e depois vinha... Eu disse para os meus botões "ela não o vai deixar". No dia seguinte diz-me que o perdoou e que ele vai mudar, que não pode recomeçar a vida de novo sem nada, e que é uma vergonha voltar para casa dos pais e bla bla bla e eu disse que não concordava com a decisão dela, que ele lhe vai continuar a bater quando lhe apetecer e a tratar mal e ela esta a deixar-se acomodar porque precisa dele financeiramente e tem vergonha de assumir que escolheu a pessoa errada, mas que apesar de tudo respeito a decisão dela e continuarei cá a amiga de sempre.
    Cada um sabe de si, é ela que vai sofrer as consequências, mas não achei por bem passar a mão na cabeça. Amigo é para dizer as verdades quando são precisas. Ainda que não surdam efeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fizeste muito bem o que tinhas a fazer. Mais do que isso é algo que tem de ser a própria pessoa a fazer.

      Eliminar
  15. Concordo. Podemos apoiar, sem concordar.
    beijinho

    ResponderEliminar
  16. Concordo perfeitamente que podemos ter muitos conhecidos, agora ter muitos amigos é realmente uma ilusão.
    Amigo é aquele que está ali para o que der e vir e mesmo que não não fique feliz com aas nossas escolhas não fogem e ficam ao nosso lado. Precisei disso há uns anos quando tomei uma decisão que chocou a grande a maioria das pessoas que me conheciam e aqueles "amigos" em vez de ficarem ao meu lado tomaram partido do outro lado. Lá está não era preciso dizer "fazes bem", mas apenas "estamos aqui".
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Muito verdade! Gostei muito deste teu texto "homem" :)
    Beijinhos e bom Domingo *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por isso :)

      Obrigado Richter.

      beijos e boa semana ;)

      Eliminar
  18. Ser amigo é mesmo isso. Aceitar as escolhas dos nossos amigos, mesmo que não concordemos com elas. Mas dizer-lhes exactamente isso faz parte do ser amigo. Temos de dar a cara pelas nossas opiniões, porque são as poucas que eles vão ter de verdade :)

    ResponderEliminar