8.9.13

estou em transe

Nunca tinha ouvido falar de Transe. Até que, ontem, vi a capa do mais recente filme de Danny Boyle no clube de vídeo que frequento. O facto de ser de quem é garante-me logo qualidade. Este selo de que estou perante um bom produto acresce quando reparo que o argumentista é John Hodge, autor de Trainspotting.

Apesar de achar que o elenco não é era nada de extraordinário – James McAvoy, Rosario Dawson e Vince Cassel – aluguei o filme. E ainda bem que o fiz. Sem me querer alongar na história, trata-se de um historiador de arte que recorre à hipnose para se recordar de tudo o que aconteceu no dia em que um quadro (leiloado por dezenas de milhões de dólares) foi roubado.

Dito desta forma parece que estamos perante um argumento banal. Contudo, este filme mistura de forma brilhante realidade com alucinações hipnóticas. É daquele em que nada pode escapar a quem vê. Onde as reviravoltas são mais do que muitas e inesperadas. E onde é bastante complicado reconhecer a realidade.

Tal como o guião, o elenco também parece banal. Puro engano! James McAvoy, o historiador de arte que só conhecia de X-Men, está brilhante. Rosario Dawson, a terapeuta, sensual e misteriosa e Vince Cassel é um bandido requintado e perfeito. Tudo isto misturado faz de Transe um filme imperdível. Para ver, rever e voltar a ver. E até para ficar em transe.


8 comentários:

  1. Não me fales no filme! Na sexta, numa sessão de cinema em casa de amigos, eu votei no Transe, a maioria votou no Iron Man 3... Nem imaginas a minha seca - até dormi, e quase me babei!!!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosíssima para ver esse filme. Tenho de anotar. ;)
    Hoje fui ver o Trip de família. Tinhas razão. Dei umas quantas, muitas, gargalhadas. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto mais tempo passar mais te vais arrepender :)

      Eu também me ri muito.

      beijos

      Eliminar
  3. Que desilusão, Bruno. Se não ouviste falar do filme, foi porque não me leste nesse dia. :p Escrevi sobre ele aqui: http://pippacoco.blogspot.pt/2013/04/ontem-apaixonei-me.html#comment-form

    Vi em Abril, nos cinemas, e vim para casa a sonhar com o James McAvoy, esse pequeno grande actor. Para mim o filme mistura filmes como Ocean's Eleven, Memento, Fight Club, Inception... Foi uma agradável surpresa! :)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar