9.9.13

a bela é um monstro

Sábado foi dia de ir ao teatro. Fui convidado para assistir à estreia de A Bela É Um Monstro, a peça infantil que está em cena no Teatro Turim, em Lisboa. Em traços gerais, esta peça conta a história de uma bonita princesa cuja perfeição era somente física. De resto, Bela destaca-se pelo egoísmo, falta de educação e por se achar acima de qualquer pessoa. Algo que a torna insuportável. O desenrolar da história ensina à princesa quais os verdadeiros e importantes valores da vida, como é o caso do amor.

Trata-se de uma peça infantil mas é daquelas que cativa qualquer adulto. Porque a fábula é um exemplo de uma realidade dominante nos dias que correm. O que não faltam por aí são “princesas” e “príncipes” iguais à Bela desta história. E tenho a certeza de que qualquer pessoa que assista ao espectáculo vai sair da sala a pensar em alguém que associa à personagem principal.

Para quem não sabe o que fazer ao fim-de-semana com os mais novos, deixo aqui esta sugestão que me cativou por completo, deixando-me com a vontade de regressar em breve. A peça vai estar em cena durante este mês, aos Sábados (16h) e aos Domingos (11h). Os preços variam entre os cinco e oito euros. A sala é pequena, o que confere uma maior proximidade com os actores, e bastante acolhedora e confortável.

Aproveito esta sugestão para dedicar algumas palavras ao grupo de actores que vi em palco. Em primeiro lugar tenho de aplaudir a polivalência de quase todos pois é raro o actor que se dedica somente a um personagem. Além disso trata-se de uma pequena produção. Sei que não é fácil montar um espectáculo de teatro porque os apoios escasseiam e que muitas vezes os actores sobrevivem somente das receitas de bilheteira. É uma profissão que envolve muita paixão e entrega. E isso é perceptível nesta peça. Ainda bem que existem pessoas como este grupo de actores. E espero que nunca desistam, por maiores que as adversidades possam ser.

10 comentários:

  1. E ainda bem que há pessoas como tu que ainda vão ao teatro. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se puderes vai ver a peça. Vais gostar :)

      beijos

      Eliminar
    2. Estou longe. :/
      Por aqui não há tanta variedade no que toca a teatro, por isso já estou com saudades de ver uma boa peça.

      Eliminar
  2. Era das coisas que mais gostava de fazer quando o pirralho era pequenino; ir com ele ao teatro!
    Agora ainda gosto mas na maior parte das vezes já não são teatros mágicos, de fantasia...tenho tantas saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta consegue ter magia. A começar pelo facto de que a sala é pequena e parece que estás no palco a fazer parte da história. Gostei disso ao mesmo tempo que via o brilho nos olhos da minha sobrinha, que no fim foi dar um abraço à protagonista, e o encanto naqueles que estavam no palco.

      Eliminar
  3. O que não falta por aí são princípes e princesas?As minhas condolências para quem pensa assim e ainda acredita nessa história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não percebeste o sentido dessa frase. Se reparares príncipe e princesa estão "". Se reparares, a personagem da história é bela apenas por fora. De resto, é má pessoa. Por isso, volto a dizer. Príncipes e princesas destes é o que mais há por aí.

      Eliminar
    2. Sim eu vi que estão entre aspas,essas pessoas vão ser sempre assim não há salvação.

      Eliminar
    3. Eu acredito que existem pessoas que podem ser mudadas.

      Eliminar