13.8.13

verdade ou mito #25

Parece que 40% das mulheres estão dispostas a terminar uma relação se as amigas não gostarem do namorado. Isto será mito? Porque aquilo que uma mulher sente por um homem é mais importante do que a opinião das amigas. Ou será verdade? Porque uma relação que não seja aceite por que rodeia as pessoas poderá levar ao isolamento do casal. Verdade ou mito?

51 comentários:

  1. Na minha maneira de ver as coisas: mito. As pessoas que me rodeiam e que gostam de mim, têm uma opinião a dar, sim, mas não passa disso: uma opinião. Quem tem que gostar do meu namorado sou eu. E não é porque os amigos gostam ou não gostam que eu vou terminar ou continuar uma relação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a estatística mas não é mito. Num mundo ideal deveria ser mito para todas as pessoas mas o ambiente que rodeia uma relação pode estragar a mesma.

      Eliminar
  2. Para mim, mito. Até porque quando eu informei que tinha acabado a relação com o meu ex, todos(as) os(as) amigos(as) ficaram surpreendidos(as) porque gostavam dele. Pois, mas "só quem vive no convento é que sabe o que há lá dentro"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os número não são mito. Mas deveriam ser. Gosto da tua maneira de pensar.

      Eliminar
  3. Espero bem que seja mito. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas ainda assim as amigas têm de saber respeitar a escolha da amiga e devem continuar a ser amigas. Se assim não for é porque essa amizade não valerá a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os números não são mito. Mas é bom saber que muitas pessoas lutam contra isso.

      Eliminar
  4. Para mim é mito! Tanto pela minha experiência pessoal como pelo que vou observando nas relações das amigas. O amor é verdadeiramente cego, para o bem e para o mal ;)

    ResponderEliminar
  5. No meu ponto de vista, é mito. Acho isso uma ideia completamente absurda. Se há mulher que faça isso, não deve de amar o namorado. É isso.

    ResponderEliminar
  6. Mito no caso das amigas... Mas se for a mãe a não gostar é que já não tenho tanta certeza! :p

    ResponderEliminar
  7. Faltava cá eu para afirmá-lo verdade (ou meia-verdade, vá!). Não creio que se termine uma relação porque os amigos/familiares não gostam do nosso parceiro. No entanto, a rejeição por parte dos que nos rodeiam pesa (muito) na relação, acabando por, como bem refere, isolar o casal. Em última instância, ao levá-los a conviver com os que gostam separadamente, acaba por causar uma distância muitas vezes irreparável. Por norma, quando a relação não é aceite (e partindo do princípio que se tratam de pessoas emocional e mentalmente equilibradas), existe um motivo, ou vários. O caso mais comum será a discórdia constante entre o casal que leva aos que nos gostam a não nos verem bem e, por consequência, a perceberem talvez mais cedo que nós próprios que, por muito que gostemos ou tentemos, a relação não chegará a bom porto. E em muitos casos, não chega mesmo.
    É claro que como qualquer boa regra, existem excepções, mas neste caso falamos da generalidade, da "definição do conceito", e nesse caso... Percentagens ridículas à parte, verdade. A todos os que afirmaram veementemente "Mito!", aprecio-lhes a irreverência, muito provavelmente, produto da sua tenra idade. Com o tempo e a experiência... Cá chegarão. Ou então não, e nesse caso, fico feliz por vós :)
    CC

    ResponderEliminar
  8. Boa resposta CC, acredito que é isso mesmo. Na teoria fica bonito dizer que ninguém controla ou interfere no relacionamento, mas na prática tudo fica diferente. Era bom mesmo, o mito ganhar. Mas, basta um comentário menos simpático para abalar um relacionamento vulnerável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo um mas alguns ou comentários vindos de quem nos diz muito.

      Eliminar
  9. Aqui fica a minha opinião. Já não sou nova. Mal vai a relação que se deixa influenciar por opiniões de "amigos/as", além disso, amigo que é amigo respeita as nossas escolhas, mesmo que com elas não concorde.
    Por último, que eu saiba quem se deita connosco é o nosso companheiro/a, quem connosco faz as curvas e contra-curvas da vida, os amigos esses ora estão, ora não estão. E só cada um de nós sabe o peso que quer/ deve dar às suas opiniões. jinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a teoria. E assim é que devia ser. Mas nem sempre é :(

      beijos

      Eliminar
  10. Mito.
    Os verdadeiros amigos querem é ver-nos felizes e, assim sendo, respeitam as nossas escolhas.
    E como disse a Suri, mal vai a relação que se deixa influenciar por opiniões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse aspecto, acho que sofrem mais as mulheres com as amigas do que os homens. Mas conheço alguns casos de homens que não suportam ver amigos bem na vida amorosa.

      Eliminar
  11. Bem sou velha eu sei,mas quanto a mim numa relação o essencial é aquela pessoa com quem se partilha a vida "portas adentro" e pouco mais. Isso exige personalidade, persistência para afastar ou fazer aceitar , conforme o caso, todos os que por qualquer motivo não aceitam a relação,sendo que, a importância que se deve dar a "esses" mesmo amigos e familiares, deve ter ter a importância que se lhe der e nada mais! Amigos verdadeiros só podem querer a felicidade dos outros senão não eram amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Velhos são os trapos. Essa é a teoria. Mas nem sempre é fácil fazer isso. Sobretudo para pessoas mais frágeis ou inseguras.

      Eliminar
  12. Meia verdade: é importante que as amigas gostem do nosso namorado assim como é importante que ele goste delas. Amigos e namorados são pessoas que nós escolhemos para partilhar bocados de nós e se não houver a menor simpatia entre uns e outros uma parte sairá abalada. A partir de uma certa idade (...) tendemos a escolher a parte que nos dá mais segurança e conforto.

    ResponderEliminar
  13. concordo com as "Plavras Soltas".então se os nosssos filhos não gostarem do no nosso namorado fica muito complicado, acabamos por ceder para o lado dos filhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui mistura-se a opinião de um filho com a opinião dos amigos. E eu acho que isso é totalmente errado neste tema.

      Eliminar
    2. Percebo a tua opinião Lia mas é um exemplo forte de uma opinião. É certo que o tema surgiu com base na percentagem de mulheres que terminam relações com base na opinião de amigas mas este tema pode ser muito mais complexo.

      Eliminar
  14. Eu nunca deixaria a pessoa que mais gostava por uma opinião de uma pessoa amiga.
    Sinceramente acho triste se isso acontece porque a pessoa deixa-se influenciar e não sabe pensar nos relacionamentos e amigos que tem.
    Para mim, é mito.

    ResponderEliminar
  15. ....para mim...um mito...completamente :) todas e quaisquer decisões sobre a nossa vida devem ser feitas por nós indepenentemente da opinião de terceiros e desta opinião até ser a certeira...cabe ao nosso coração decidir o que queremos para a vida :)

    ResponderEliminar
  16. Hmm.. que saudades de comentar no blog!!! :)
    Bom, mas falando do tema.
    Para que isso aconteça, a mulher já tem que ter em mente que o namorado "não vale um caracol", por isso as amigas só vêm reforçar a ideia e levar ao fim da relação.
    Não nos considero seres assim tão influenciaveis...
    Por outro lado se as amigas não respeitam as nossas ideias e ideais.. logo à partida já estamos isoladas ou rodeadas de amigas de cordel. Resumindo: é mito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem regressada :)

      Acho que depende das pessoas. Mas o número não me espanta. Sobretudo porque vivemos numa época de aparências.

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. MITO. Mas acho que a maioria das pessoas leva em consideração a opinião de quem os rodeia nesta temática, nomeadamente família e amigos. E quem não leva acaba naturalmente por se isolar.E isso é o que mais se vê por aí.

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E muitas não sabem lidar com esse isolamento e acabam com as relações.

      Eliminar
  19. Mas imagina que está o mundo todo contra uma relação. Ninguém a aprova e toda a gente faz tudo para que corra mal. Tudo isso pode complicar um relacionamento.

    ResponderEliminar
  20. Acho que é um mito verdadeiro. E digo isto, porque pesa o nível de influência das pessoas, e o tipo de personalidade da mulher em causa. Porque como alguém diz mais acima, os amigos (verdadeiros) , mesmo não gostando do namorado, suportam-no. E só o admitem, quando o relacionamento acaba, porque normalmente os amigos (verdadeiros) conhecem-nos mesmo muito bem, e vêem mais para além dos nossos olhos apaixonados, e corações que nada vêem loucos por aquela paixão, e aquela tusa inicial... E um dia é aquele concerto que afinal não curtimos, e mais ninguém quer ir, a não ser o namorado e quer-te levar. Mais as saídas a bares e restaurantes que sabes que não têm nada a ver contigo, mas que as primeiras vezes, feita parva, disseste que gostavas, e agora, aguenta, que o miudo leva-te lá, sempre! E os filmes..... os filmes a que ele te leva.... aí é a gota de água, e acabas.... porque não tens ninguém à tua volta que te salve daquela tortura. É que nem os teus amigos, verdadeiros e realmente fixes, aguentam fazer as cenas que o teu namorado quer. E vai daí, as Tótós (nós, mulheres), um dia apercebemo-nos que afinal, ele (ou eles) não têm absolutamente nada a ver connosco, e acabamos o relacionamento. É aí que os amigos (os verdadeiros) chegam, colocam a mãozinha no ombro, e dizem .... "vocês não tinham mesmo nada a ver um com o outro. Eu nem o suportava.... só o fazia porque era o teu namorado"... Mas depois de tantas cabeçadas em vão, as Tótós, (as mulheres, e volto a frisar que me estou a incluir nesse molhinho) eventualmente acertam (tadaaaaaa!).... portanto, é um mito.... verdadeiro.... mas é um mito! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fartei-me de rir com a forma como colocas o assunto mas estás muito certa :)

      Eliminar
  21. Verdade seja dita que se os amigos e família não gostarem da cara metade, as coisas podem ficar complicadas. Além de dificultar muito o dia a dia, acho que de repente a pessoa pode começar a perguntar-se: "Porque é que de todas as pessoas que conheço só eu é que gosto desta pessoa?... E verdade seja dita também, há casos nos quais a reflexão sobre esta pergunta pode ser muito produtiva para a própria pessoa. Não para terminar por causa dos amigos/família, mas para eventualmente, terminar porque percebe, por si, que a pessoa que idealiza não é a pessoa que, de facto, existe...

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda: acho que se fizessem o estudo ao contrário, ou seja, que percentagem de pessoas se mantém numa relação na qual já não acredita, só porque amigos e família gostam da pessoa e estão habituados a ver os dois juntos, chegariam um valor mais alto...
      Sofia

      Eliminar
    2. Muito bem dito, sobretudo o segundo comentário. É uma grande verdade.

      Eliminar
  22. Mito. Os amigos do meu namorado não gostam de mim e eu não gosto deles. Namoramos há 3 anos nunca abalou em nada a nossa relação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que têm a força necessária para equilibrar tudo. Confesso que já fui atacado por amigos de uma pessoa e que não foi fácil lidar com a situação.

      Eliminar
  23. verdadeiro
    Eu conheço homens e mulheres que só andam com determinadas pessoas para mostrar aos amigos e conhecidos, mesmo que no seu intimo se sintam mais atraidos por outras pessoas.

    O homem e a mulher bibellot (que é usadoem determinadas alturas para desfilar ao lado) é uma realidade.

    ResponderEliminar
  24. Infelizmente, poucas pessoas (casais) têm essa força.

    ResponderEliminar
  25. Meia verdade:

    Olhando para o meu grupo de amigas, se o grupo não gosta do namorado de uma, tem motivos para isso, e normalmente verifica-se: ele não passa de um traste. Se as amigas não gostam normalmente tem a ver com questões comportamentais que se vêm a léguas que a relação não vai dar certo.

    Por outro lado, sejamos sinceros, se os nossos amigos não gostam da pessoa com quem nós estamos, a relação torna-se muito complicada de gerir.

    Olhando para mim: o único namorado que as minhas amigas não aprovavam, revelou-se o pior dos trastes. O mesmo com os namorados das minhas amigas: infelizmente aqueles de quem não gostava (mesmo não dizendo nada) revelaram-se uns filhos da mãe.

    ResponderEliminar
  26. É tão verdade que uma das técnicas usadas pelos mestres da sedução é, no primeiro encontro, dar atenção exclusiva às pessoas que rodeiam o alvo. Sendo nós seres sociais, é normal que a aceitação por parte do nosso grupo tenha um peso considerável.

    ResponderEliminar