9.8.13

uma questão de motivação e força de vontade

Para mim, férias são férias. E o único objectivo é divertir-me e esquecer os problemas diários ou rotinas profissionais. Neste processo de divertimento e aproveitamento ao máximo não entram grandes regras alimentares. Não deixo de comer isto ou beber aquilo a pensar que poderei ganhar alguns quilos. Como tal, ganhar algum peso nas férias é frequente para mim. Sempre foi. E curiosamente, sempre rondou os dois quilos, o número deste ano.

Quando as férias acabam, a conversa é outra. Não passo a ser um ditador alimentar nem sequer um escravo da balança. Modero um pouco a alimentação e intensifico os treinos físicos. Aceito que, para muitas pessoas, esta seja a parte mais complicada. Retomar os treinos ou dar início aos mesmos. Mas é uma questão de motivação pessoal e de força de vontade. Como li algures, o exercício mais complicado é levantar o rabo do sofá. A partir daí é tudo fácil.

E assim tem sido a minha semana. Alimentação regrada. E treinos diários. Que já resultaram no adeus definitivo a cinco quilos. Confesso que na segunda-feira não queria ir correr. Confesso também que na terça-feira senti dores musculares que me pediam para ficar deitado no sofá. Mas não cedi à “preguiça” em nenhum dos dias. E ainda bem que o fiz pois os resultados só me motivam para treinar mais.


Aparentemente, perdi apenas algum peso. Mas, na realidade é muito mais do que isso. Os quilos perdidos revelam que aquilo a que me propus está a resultar. E isto não se reflecte apenas no corpo mas também na mente. E este é apenas mais um exemplo pelo qual aconselho uma prática desportiva frequente (e adaptada a cada caso) a todas as pessoas.

30 comentários:

  1. para além de que, enquanto fazes desporto, libertas a mente dos problemas e stress do trabalho/pessoais :)

    ResponderEliminar
  2. Admiro a tua força de vontade ;) Faz-me falta um pouco disso.

    ResponderEliminar
  3. Nem imaginas o exercício físico que Se faz ao sair de casa com um bebé, quando se mora num segundo andar sem elevador... É uma poupança em ginásio!!! Oh oh

    ResponderEliminar
  4. Se calhar não compro sofá quando mudar de casa...

    ResponderEliminar
  5. sinceramente sou cmo tu...em férias não estou para ligar a pesagens..mas curiosamente e apesar de comer muito mais, como ando num rodopio...nas minhas férias tenho tendência a emagrecer...e olha que abuso bem dos petiscos e doçarias...vamos a ver se este ano será igual :) ... é qu isto de estar à 2 meses e meio sem gymn começa a fazer "moça" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu-me isso em Barcelona porque andava muito a pé. Fartei-me de comer nessas férias e perdi um quilo :)

      Ainda não estás recuperada?

      Eliminar
    2. ...tenho que fazer a fisioterapia obrigatoriamente...mesmo que a lesão já esteja curada naturalmente..e agora só em inicios de setembro...não convém começar o gymn antes...só devo regressar em outubro :(

      Eliminar
    3. ...muito mesmo...estou quase no ponto de trepar paredes :) ... o que vale são as férias que estão a bater a porta :)

      Eliminar
  6. Ai, quem me será conseguir fazer isso! Eu sei que só depende de mim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força de vontade, tempo (todas as desculpas são válidas!!), e agora as férias a sério estão à porta e não dá para resistir a tanta coisa boa!

      Eliminar
    2. Aparece na margem sul que puxo por ti numa corridinha :)

      Eliminar
  7. De facto acho que de férias e com o calor acabamos por comer mais vezes e em menor quantidade e também nos mexemos mais. Curiosamente eu emagreço mais no Inverno que no Verão em que geralmente também faço menos exercício. O importante é estarmos bem connosco e claramente termos força de vontade para atingir os nosso objectivos sejam quais forem. ;)

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. É isso. O que custa é começar, depois torna-se cada vez mais fácil. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Quando leio palavras deste género, incentivando ao exercício físico, sinto sempre que são para mim... mas continuo na minha desgraçada preguiça...

    ResponderEliminar
  10. Eheheh Gostei da parte do sofá... mas realmente é verdade! É uma coisa tão simples, mas tão difícil de fazer para alguns.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pela determinação:)

    Até neste caso os homens são bafejados pela sorte!!!!
    Uma mulher vê-se à rasquinha para perder...quantos 5 kilos...em quanto tempo?

    Eu levei pr'aí 6 meses a ver isso acontecer!

    jinhosssss e continuação de bom "trabalho"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A determinação existe em todos.

      Acho que isso do peso depende de pessoa para pessoa. Há pessoas que comem tudo e não engordam. Outras ganham peso com pouca coisa.

      beijos

      Eliminar