22.8.13

quando discutir é amar

Não sou adepto de discussões. Detesto discutir. Mas isto não invalida que não me veja inserido em algumas das quais não consigo escapar. Contudo, uma coisa é certa. Só discuto com quem é importante para mim. São as únicas discussões onde participo. Sendo que nesta equação não entra o domínio profissional. Estou a referir-me apenas ao lado pessoal da vida. Se uma pessoa não tiver qualquer relevo para mim, não é merecedora de uma altercação verbal que não vai dar em nada.

Entrando no domínio das relações a dois, há quem defenda que se um casal discute com frequência é porque já não existe amor entre ambos e o melhor é cada um seguir o seu caminho. Pessoalmente, não vejo a questão de uma forma tão linear e simples. Do meu ponto de vista, defendo que uma discussão pode ser sinónimo de amor. Quando um casal discute de forma bastante acalorada e intensa está a revelar que existem sentimentos muito fortes que os unem.

Mas defendo isto quando a discussão é vivida de igual forma pelos dois. Para mim, grave é quando um discute e o outro vira as costas. Isso e quando já nada motiva uma discussão entre ambos. Ou nada tem valor suficiente para tirar alguém do sério. Isto sim, é desinteresse e inexistência de amor entre aquelas duas pessoas.

Não sei se todas as discussões são sinónimo de amor. Acredito que aquelas que referi são isso mesmo. E aqui não incluo discussões bidiárias e por tudo e por nada. Tal como acredito que quando duas pessoas que se amam não discutem por nada é porque algo vai mal e talvez seja o sinal de que o amor que em tempos existiu já perdeu a chama.  

54 comentários:

  1. Concordo contigo, uma discussão pode também significar que os sentimentos são tão intensos e é tudo tão importante. Podíamos era conseguir discutir sem discutir.

    ResponderEliminar
  2. ora aí está um assunto k m atinge em cheio... a mnh relação estava cheia de discussoes e foi em parte devido a elas que me separei pois vi k era mais saudavel para os meus filhos terem pais separados do que juntos e a discutir diariamente...
    e p mim.. 2 pessoas podem discutir sim mesmo sem amor. chama-se a isso saturação. e é preferivel que o limite seja a separação e não a agressão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Por isso é que tentei fazer distinção nas discussões.

      Eliminar
  3. A mim faz-me imensa confusão casais que dizem que nunca discutiram e estão juntos há anos! Eu acho as discussões saudáveis numa relação. E o melhor depois é fazer as pazes :)

    ResponderEliminar
  4. Se soubesses as vezes que já pensei neste tema... A minha opinião é que uma discussão, quando simboliza troca de ideias e opiniões, até pode ser "acalorada" que não traz mal ao mundo. Tem é que terminar rápido, tem que ser tudo dito e o casal tem que ficar igual ou melhor que antes. Discussões com desgaste.. não! No meu caso, adoro falar e não me importo de estar uns 10min a trocar ideias de forma mais acesa, porque sei que passado 11min estamos a rir, às cócegas ou aos beijos. Até é algo que nos faz bem.

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada melhor do que os momentos bons que surgem após uma discussão :)

      Eliminar
  5. Ora aqui está um bom pano para mangas... Poderá ser visto de diversas formas, e de diversos ângulos. Ora bem. Se um casal não discute (muito, e com frequência) é porque tem uma sintonia de relacionamento que encaixa. Digamos que dançam ao mesmo ritmo. Respeitam-se... e isso faz- com que o relacionamento funcione. É como se fosse um tango. E como a Eve diz mais acima, e aí identifico-me mesmo muito, e aconteceu-me, e as discussões era mais que "bi-diárias", chegamos a um ponto que não queríamos isso para o nosso filho. Hoje em dia, damo-nos melhor separado, que juntos. Funcionamos melhor como Pais separados.
    E com os relacionamentos que falham, aprendemos (assim o fiz, e espero que os demais também o façam) e se algo me incomoda "discuto" sobre o assunto. Posso falar sobre de uma forma mais acesa, ou emocionada. Afinal, sou Mulher. Passo por diversos estágios hormonais. Eles existem, eles afectam-me. Não que eu queira, mas afectam. E por vezes, tornam-me ligeiramente mais irracional do que aquilo que eu pretendia. Mas consigo ter a clareza de no fim de falar aquilo que me incomoda, ou ouvir aquilo que incomoda o meu companheiro, de ficarmos bem no final da conversa. Não deixamos que o assunto fique a "remoer" e acho que isso é que é o mal maior nas discussões. É o virar costas, e não se esclarecer o que se pensa realmente. Não "expor as tuas entranhas" por mais ridículas que sejam... É a pessoa com quem estás. Tens que ter confiança suficiente para desabafar tudo, mesmo que seja parvo. E acabar mesmo a conversa, com o melhor abraço do mundo é a melhor sensação do mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho. Abordas tudo de uma maneira muito correcta.

      Eliminar
  6. "da discusão nasce a luz"..estou em jeito de brincadeira mas concordo contigo .Se mesmo a dois não houver diálogo e podia não ser discutir propriamente, então é porque as coisas são pacificas em demasia, alguém se cala e isso é então o fim de qualquer relação. Tenho uma longa relação , mesmo daquelas que já não se usam e foi sempre o poder da palavra mesmo que por vezes mais intempestivas mas isso têm a ver com temperamentos também. No fim resolvem-se as diferenças e não se levam para o dia seguinte os silêncios que esses sim matam. Se tudo isso é amor acho que sim ,porque a vida em comum exige AMOR.
    Também com amigos reajo assim só troco palavras "mais acesas" com quem me importo seja sobre futebol, politica ou outro assunto porque nem contrário emudeço mesmo se o Outro não me diz nada e provoca discussão.Mas atenção o conveniente para mim é saber acabar as discussões com entendimento dos limites de cada um, respeitar o outro sempre. Amigo é isso aceitar as diferenças.
    E pronto mais uma vez me alonguei..mas o texto por ser diferente suscitou. :)
    Um Bom dia para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alongar é bom :) Esta troca de ideias é óptima.

      Ainda bem que é assim que lidam com as coisas.

      um bom fim-de-semana :)

      Eliminar
  7. Eu também só discuto com quem me merece atenção... Não ganho rugas à toa! E a pior coisa que me podem fazer é virar as costas ou toda e qualquer acção semelhante a isso.

    Também concordo que algumas discussões são única e exclusivamente amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já discuti muito, por tudo e por nada. Agora, separo as coisas.

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o que escreveste. Existem discussões e discussões e realmente existem casais não sobrevivem a tamanha discussão, mas quando alguém me diz que nunca discute com o/a seu/sua companheiro/a eu fico preocupada. Se não discutem é porque tudo está bem e sinceramente não sei como é possível manter-se tudo bem por todo o tempo em que estão juntos. As coisas não estão infinitamente bem e quando estão acredito que não passa de mera ilusão ou então é porque nenhuma das partes quer discutir o que quer que seja ou por medo do outro o/a deixar ou porque já nem se querem dar a esse trabalho. Às vezes é preciso discutir e, por vezes as discussões até são são saudáveis principalmente quando terminam a fazerem-se as pazes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As discussões fazem parte de qualquer relação. Algo de muito estranho se passa se nunca existem.

      Eliminar
  10. Concordo plenamente!
    Uma coisa é a troca de ideias, o debate, o não concordar com alguma coisa, a tentativa de chegar a um meio-termo... Outra coisa é a discussão por tudo e por nada, essa é a mais desgastante e revela falta de amor, de tolerância e de respeito...
    Para tudo tem de haver equilíbrio: não é saudável discutir a toda a hora, mas o não discutir de todo também não é sinónimo de paz e felicidade!

    http://queriadeti.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Não discutir também pode ser sinónimo de descaso, pode significar que um já desistiu do outro, que já não vale a pena fazer valer as suas ideias.
    Discutir muito pode significar fim do amor, ou não...
    (passei e gostei, vou voltar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho isso. Se um casal não discute é porque já se desligou. Se surge algo que motiva uma discussão e se nenhum se interessa por isso, é porque algo está mal.

      Ainda bem que gostaste. Volta sempre que queiras e que te sintas bem.

      Eliminar
  12. Concordo.
    Destesto discussões.
    Fica um ambiente tenso de que não gosto nada!
    Se discutir é sinal de amor? Sinceramente, acho que não.

    É normal argumentar, mas passar a uma discussão daquelas, não me parece.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discutir não é sinal de amor mas se duas pessoas que se amam discutem ocasionalmente de forma bastante acesa é porque se amam. E muito.

      Abraço

      Eliminar
  13. Nem precisavas escrever mais nada, porque o título "quando discutir é amar" diz tudo. É no desenrolar das discussões que o amor se revela. É no final das mesmas, que se intensifica. É no começo de uma outra discussão, que se renova. E todas as fases são importantes. Por isso, virar costas a uma discussão, é morte lenta no amor.
    É claro que existem discussões que nos tiram do sério, e durante as mesmas só apetece #S##XX#F##XX$##ZZ, dizer coisas muito feias, mas é bom, porque saem para fora, desocupam lugar. Desinfestam a alma. Faz parte do ser humano, jogar fora a raiva. Depois vem a cumplicidade e com ela um maior espaço de acolhimento e amor.

    Homem sem blogue, tu hoje descansa pá, não me tortures...

    ResponderEliminar
  14. Resumo o teu post à "máxima" que reina lá em casa e que é válida para os dois: "Enquanto falarmos (mesmo que seja no sentido de discordar), bom sinal, preocupa-te no dia em que eu me calar!"

    Vale o que vale, mas é regra há 20 anos entre nós. Silêncios só os voluntários e os desejados.

    Quanto a discutir, MorMeu foi fabricado com uma avaria técnica, Deus esqueceu-se de lhe incorporar o botão do "Volume", resultado fala sempre baixo, calma e pausadamente. Eu pertenço à lei da compensação: Além de quanto mais irada, mais alto falo, chego a ficar gaga quando estou para lá de nervosa.
    É um defeito, sim reconheço e procuro dominá-lo, umas vezes com sucesso, outras vezes nem por isso.

    jinhosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ele lida assim com as discussões. Isso é muito bom :)

      beijos

      Eliminar
  15. Este assunto é muito complexo. Há discussões e discussões. Quando se perde a cabeça, a educação e o respeito mas ainda se fala em amor, parece-me que pouco sentido faz continuar a discutir.

    ResponderEliminar
  16. Concordo! A experiência diz-me isso mesmo. Quando não ha discussões, é porque não ha interesse. A relação esmoreceu....

    ResponderEliminar
  17. Concordo plenamente com o que dizes. Se a pessoa não é minimamente importante para nós, pouco ou nada vale discutir para defenderes o teu ponto de vista se também pouco te importas se ela o respeita ou não.

    ResponderEliminar
  18. «Nos livros profissionais, dizem que a única grande diferença entre homens e mulheres é a maneira como "lidam com o conflito": os homens evitam mais do que as mulheres. Fogem. Recolhem-se, preferem ficar calados. Por acaso é verdade. Os livros podem ser da treta mas os homens são mais fugidios. Em vez de lutar contra isso, o marido deve ceder a essa cobardia e recolher-se sempre que a discussão der para o torto. Não pode é ser de repente. Tem de discutir (dizê-las e ouvi-las) um bocadinho antes de fugir. Não pode é sair de casa ou ir ter com outra pessoa. Deve ficar sozinho, calado, a fumegar e a sofrer. Ele prende-se ali para não dizer coisas más. As más coisas ditas não se podem desdizer. Ficam ditas. São inesquecíveis. Ou, pior ainda, de tanto se repetirem banalizam-se. Perdem força e, com essa força, perde-se muito mais. As zangas passam porque são substituídas pela saudade. No momento da zanga, a solidão protege-nos de nós mesmos e das nossas mulheres. Mas pouco - ou muito - depois, a saudade e a solidão tornam-se insuportáveis e zangamo-nos com a própria zanga. Dantes estavamos apenas magoados. Agora continuamos magoados mas também estamos um bocadinho arrependidos, e esperamos que ela também esteja um bocadinho(...) Consiste este segredo em esperar que o nosso amor por ela nos puxe e nos conduza. A tempestade passa, fica o orgulho mas, mesmo com o orgulho, lá aparece a saudade e a vontade de estar com ela e, sobretudo, empurrador, o tamanho do amor que lhe temos comparado com as dimensões tacanhas daquela raivinha ou mágoa. Ou comparando o que ganhamos em permanecer ali sozinho com o que perdemos por não estar com ela.» - in "Como é Linda a Puta da Vida", MEC

    ResponderEliminar
  19. Gostei do teu ponto de vista ;) de facto, grave é quando um discute e o outro nem sequer se manifesta... nunca tinha pensado nisso!

    ResponderEliminar
  20. Ja amei muito uma pessoa com quem não discutia, já senti desprezo por outra com quem discuti bastante. Isso tanto na vida social, sentimental e profissional.
    Discuto com quem amo e com quem não amo.
    Não discuto com quem amo e com quem não amo.

    Resumindo, acho que as discussoes tem mais a ver com o meu estado de espirito na altura, com os nervos, o cansaço, frustraçoes pessoais do que o "alvo" da discussão.

    Para mim nem é prova de amor nem de não amor.

    ResponderEliminar
  21. Odeio discussões, a mim cansam-me e não que seja sinónimo de amor, pois muitas vezes falta-se ao respeito nessas discussões e sem dúvida com faltas de respeito não há amor...

    ResponderEliminar
  22. Dantes não vivia assim, não pensava assim, discutia precisamente por tudo e por nada e achava que estava correcto. Hoje olho para o meu passado e realmente penso que aprendi a discutir baseando-me na razão e apenas naquilo que sei. Pois se não souber do que falo não a atirar lenha para a fogueira. Mas se realmente discutimos é porque nos importamos. É o que acho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já discuti muito mas deixei-me disso :)

      Eliminar
    2. Indiferença... pode ser bom para ti, pode ser mau para quem te ama... odeio indiferença. Por mais que nos deixemos de importar, se gostamos verdadeiramente de alguém não há como evitar. Julgo eu :)

      Eliminar
  23. Compreendo bem o que dizes e não posso deixar de concordar. A maioria das vezes vejo mais as coisas como "uma troca de pontos de vista diferentes". E é inportante nunca nos esquecermos que o outro é um ser individual e por isso pode ter uma opinião contrária à nossa. Para muitos, isso é inconcebível. Para nós algo normal que faz parte de ser um indivíduo com cabeça própria!

    ResponderEliminar
  24. Tal como disse a SuperSónica, eu também odeio discussões. Deixam-me exausto emocionalmente.
    E se a troca de ideias é algo bom (porque as pessoas não estão sempre de acordo), discussões em exagero (e quando sobem de tom... e quando é por tudo e por nada... e quando são quase diárias...) matam a relação...

    ResponderEliminar
  25. Deixaste-me a pensar. Entre outras coisas, que tenho de adoptar esse critério de selectividade e restringir as pessoas com quem me vou dar ao trabalho de discutir.. É um desgaste que de facto poucos merecem.

    ResponderEliminar
  26. Simpatia
    simpatia Para seu amor te telefonar... Para ter seu amor de volta.... Oração poderosa - LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas, funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS. Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes) Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (RLG) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (RLG) venha para MI.
    M , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (RLG) não pense mais nas outras; mas somente em MIM(G). Que ele(RLG) ME assuma como sua namoada e ME AME. Agradeço por este seu Misterioso poder que sempre dá certo. Amém. Publique esta simpatia por três vezes só mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar

    ResponderEliminar
  27. Simpatia
    simpatia Para seu amor te telefonar... Para ter seu amor de volta.... Oração poderosa - LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas, funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS. Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes) Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (RLG) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (RLG) venha para MI.
    M , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (RLG) não pense mais nas outras; mas somente em MIM(G). Que ele(RLG) ME assuma como sua namoada e ME AME. Agradeço por este seu Misterioso poder que sempre dá certo. Amém. Publique esta simpatia por três vezes só mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar

    ResponderEliminar