28.8.13

o rabo da semana

Na semana passada foi o rabo de Rita Pereira que andou na “boca” dos portugueses. Esta semana, é o rabo de Miley Cyrus que anda pelas “bocas” do mundo. Já tinha ouvido muitos comentários sobre a actuação de Miley Cyrus (quem não viu pode ver neste link). A minha curiosidade cresceu ao ponto de perceber aquilo que a jovem cantora tinha feito em palco. E confesso que não fiquei espantado.

É certo que tem apenas vinte anos mas, há muito que Miley Cyrus quer descolar-se do rótulo de menina fofinha que dava corpo e voz a Hannah Montana, uma personagem Disney que cativou milhões de jovens em todo o mundo. Contudo, os fãs de Hannah Montana não aceitam que a personagem desapareça e queira crescer. E ficam chocados com tudo. Com as roupas. Com as atitudes. Com a língua de fora. Com os cortes de cabelo. E com as actuações que roçam o erotismo, como foi o caso desta.

Pessoalmente, a leitura que faço da situação é que Miley Cyrus faz tudo o que pode para que a vejam como artista em nome próprio em vez de uma personagem Disney proibida de crescer. Para isso, recorre aos truques de outras artistas como Rihanna ou Lady Gaga, que apostam na polémica para divulgarem o seu trabalho e imagem, independentemente da qualidade daquilo que fazem. Aquilo que não percebo é se estamos perante uma aposta pessoal de uma menina que quer ser vista como mulher e bomba sexual ou se a artista está a ser uma marioneta nas mãos de quem gere a sua carreira. Por outro lado, acredito que seja complicado para Miley Cyrus despir a pele de Hannah Montana sem ser com um tratamento de choque. Além disso, duvido que pudesse cantar as músicas que pretende cantar se mantivesse o ar angelical da Disney.

Como já referi, não me choca que Miley Cyrus faça aquilo que fez. Pelo simples facto de que não mexe comigo. Tal como não me diz nada que Rihanna mostre as mamas e o rabo em fotos que divulga com os fãs. Ou mesmo que Lady Gaga medite nua para promover um novo single ou que apareça no instagram com um charro na mão, quando estava nos bastidores dos MTV Music Video Awards. Para mim, o negativo destas estratégias e posturas reside no facto de serem um exemplo a seguir por milhões de crianças (algumas sem cabeça e sem alguém que as guie no caminho certo). Para muitas adolescentes, aquilo que Miley Cyrus fez em palco é entendido como um comportamento a seguir. Tal como tudo aquilo que Rihanna e Lady Gaga fazem. E esse é o grande perigo.


26 comentários:

  1. Concordo, o problema maior deste tipo de performances é os adolescentes que vêem estes artistas como exemplos.

    ResponderEliminar
  2. Nunca achei piada à Miley, e agora muito menos... [obviamente não sou o público-alvo!] Mas já não posso ver a criatura a levantar o lábio à Elvis (ou à Billy Idol) e com a língua de fora. Hum, será que ela quer dizer que é fã dos Rolling Stones???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é isso. Ou então fã do Jordan que jogava assim :)

      Eliminar
  3. Subscrevo o teu post. Detesto todas as artistas de que falas no post, acho que não se promovem à custa de talento mas sim de mostrar tudo e sinceramente não me parecem bons exemplos e nem aprecio o "trabalho" que fazem.

    ResponderEliminar
  4. São vulgares e eu dispenso a vulgaridade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que há lugares para tudo. Mesmo para a vulgaridade de uma mulher ou homem. Mas não daquela forma.

      Eliminar
  5. Só uma nota, o link não está ai.

    Sobre isso... é o que escrevi no Noites, acho que toda esta "polémica" apenas é positiva para ela, mesmo sendo uma imagem negativa, mas faz correr rios de tinta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está lá mas passa despercebido :)

      Não tenho duvidas de que é boa publicidade para a artista.

      Eliminar
  6. Olha, sou tão ignorante, tão ignorante que nem sabia quem ela era. E prefiro continuar a não saber!

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro a excentricidade da Rihanna e Lady GaGa porque sinto que elas estão a ser elas mesmas, sabem criar arte. Por outro lado, na minha opinião a actuação da Miley foi ridícula. Tenho dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As que referes são uma espécie de inspiração para jovens artistas como a Miley.

      Eliminar
  8. Concordo contigo. Acho que para muitas das adolescentes por esse mundo fora, estes comportamentos servem como o exemplo a seguir e é um enorme perigo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É que é isso mesmo.... aqui cada um faz o que lhe dera na tola, mas realmente figuras públicas é um caso à parte, pois parecendo que não são exemplos que as crianças na sua ignorância tendem a seguir. Enfim... é uma pouca vergonha :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cabe aos pais, educadores, família e por aí fora explicar as diferenças.

      Eliminar
  10. É tudo marketing!!
    Deixem-na fazer o "twerk" à vontade. :D

    ResponderEliminar
  11. Isto só surpreende quem não lê as crónicas do que se vai escrevendo por aí, nomeadamente o que se escreveu (e se viu na tv) quando a Miley Cyrus esteve no Rock in Rio Lisboa há uns anos. Constou em todo o lado que possivelmente os pais (homens) gostaram mais do concerto do que os miúdos :P

    ResponderEliminar
  12. acho que erotismo é algo mais refinado, se houve algo que a actuação roçou foi a azeitice...
    enfim, é triste quando pessoas que podem fazer a diferença decidem comportar-se desta forma.

    ResponderEliminar
  13. Não vou dizer isto por ser smiler (fandom da Miley),mas as pessias tem de entender que ela está a ser ela mesmo. Se cantasse as suas musicas com ar angelical,como a Ariana Grande,estava tudo bem. Mas agora,como é verdadeira,é criticada. E acho que se os jovens se influenciam,é grande parte por causa das boas atitudes. A midia só tem olhos para a parte negativa,não para a positiva. A Miley pode fazer estas coisas,mas ela é boa pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que seja boa pessoa. E até acredito que muitas coisas são uma aposta comercial na imagem.

      Eliminar