17.8.13

judite sousa, você tem noção?

Judite Sousa decidiu entrevistar um jovem multimilionário brasileiro, de seu nome Lorenzo Carvalho que teve o “azar” de nascer com muito dinheiro. Naquilo que me pareceu um reflexo de inveja por ter à sua frente alguém de tenra idade que leva uma vida como nunca irá levar, a jornalista passou o tempo todo a atacar o rapaz. Parecia tratar-se de serial killer mas era “apenas” um multimilionário com raízes lusitanas que decidiu gastar parte da sua fortuna em Portugal, tendo, como qualquer jovem rico da sua idade teria, gastos excêntricos que não dizem respeito a ninguém.

Na maior parte da entrevista, Judite Sousa começou as suas frases por “você tem noção” a que acrescentou acusações atrás de acusações. A isto juntam-se diversos erros de informação recolhida sobre Lorenzo que culminaram em outros tantos ataques falhados quando a entrevistadora decidiu atacar o jovem que tem dinheiro que nunca mais acaba.

Pois bem, será que Judite Sousa tem noção de que ganha 27 mil euros por mês? Será que Judite Sousa tem noção de que é uma privilegiada em Portugal onde grande parte das pessoas não ganham esse valor ao ano? Será que Judite Sousa têm noção de que faz compras em lojas onde muitos portugueses conseguem apenas olhar para as montras?

E será que Judite Sousa ajuda todas as pessoas que lhe pedem auxílio? Será que sabe que tem essa obrigação devido aos rendimentos que tem, tal como deu a entender a Lorenzo? Será que Judite Sousa pensou nestas, e em muitas outras coisas, antes de abrir a boca? Judite Sousa tem muito dinheiro. Lorenzo Carvalho tem muito mais. Bill Gates tem ainda mais dinheiro. E Carlos Slim é o único que pode dizer que não existe alguém com mais dinheiro do que ele. É assim. Sempre foi. E sempre será. Uns com muito. Outros com pouco. E muitos ali pelo meio.

É certo que dentro de pouco tempo ninguém irá lembrar-se desta entrevista. Daquilo que Judite Sousa fez num claro exemplo de mau jornalismo. Mas, na minha modesta opinião, é triste ver uma pessoa que tem tanto julgar de forma tão descabida alguém que tem ainda mais. Sobretudo porque tratam-se de duas pessoas semelhantes. Duas pessoas bastante privilegiadas. Duas pessoas que têm as mesmas obrigações e deveres. Como tantas outras no mundo. (Só para dar um exemplo, alguém faz perguntas destas a Cristiano Ronaldo ou José Mourinho?) A diferença entre ambos está somente nas tatuagens e em alguns zeros que diferenciam as contas bancárias.

62 comentários:

  1. Assino em baixo... foi uma entrevista que até me chegou a irritar...

    ResponderEliminar
  2. Há quem diga que isto abafou as notícias sobre o divórcio dela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que seja um objectivo dela mas o resultado acaba por passar um pouco por aí.

      Eliminar
  3. É ridícula e um exemplo do que um posto confortável fazem a alguém que se sente no direito de dizer tudo o que pensa, ainda que de interesse nacional a opinião dela tenha zero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além das palavras detestei a postura dela. De cotovelo na mesa e cara apoiada na mão a olhar para o rapaz.

      Eliminar
  4. É triste... É quase como falar o "roto do nú". Cada um tem a vida que tem, cada um tem as posses que tem. E cada um gere a sua vida como quer. Ela se estivesse mas era calada e olha-se para ela própria primeiro... Enfim. Como tu mesmo dizes,um claro exemplo de mau jornalismo...

    ResponderEliminar
  5. Não coloco em causa a seriedade dela por causa deste mau momento, mas esta entrevista foi um verdadeiro tiro nos pés.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não a julgo como mulher. Julgo este episódio por ser muito mau.

      Eliminar
  6. Concordo contigo. Até porque, resolvi ir investigar o mapa numerológico do rapaz, que não fazia ideia da sua existência até hoje, e posso dizer que ainda vamos ouvir falar muito nele. Não porque é excêntrico e tem muito dinheiro, mas sim porque vai ser um dos humanitários deste mundo.

    http://ajaneladajoana.blogspot.pt/2013/08/a-entrevista-do-momento-vista-luz-da.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Descredibilizou-se totalmente, enojou-me e acima de tudo, envergonhou-me enquanto cidadã!
    Subcrevo e assino por baixo.
    Perca de tempo total. Recusei-me a ver até ao fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez do rapaz o culpado de todos os males do mundo. Muito mau.

      Eliminar
  8. A Judite de Sousa não teve mesmo noção...ultrapassou todas as barreiras e mostrou além de mau jornalismo aquilo que o ser humano não deve fazer, julgar os outros esquecendo o "espelho" para se ver a si próprio.Tudo muito negativo .

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente,não sei qual foi a intenção dela com esta entrevista e é ridícula a forma como atacou o rapaz,parecendo por em causa onde a família dele fez fortuna.A Mourinhos e Ronaldos não fala ela assim,mas ele respondeu sempre de forma correcta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela sabia que podia fazer isso a este miúdo. Com outros convidados ficava a falar sozinha ou levava o troco que não queria levar.

      Faz-me lembrar o episódio em que o Futre, perante coisas semelhantes, perguntou à Manuela Moura Guedes quanto é que ela ganhava.

      Eliminar
  10. Embora a entrevista tenha sido muito mas mesmo muito má, e isso ninguém põe em questão, o que eu acho pior e ainda mais lastimável é isto ser considerado noticia!
    Que fez o rapaz de bem ou de mal, para ter direito de antena num noticiário que supostamente é para "informar" as pessoas?
    Quem foi a alminha que meteu dinheiro ao bolso para fazer publicidade ao rapaz em horário nobre, porque é essa a ideia que passa! Ele teve o direito de antena e agora não se fala noutra coisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o direito de antena que ele tem tido tem a ver com a festa de anos que ele deu no Algarve, para a qual convidou a Pamela Anderson, e que saiu nas revistas todas pela extravagância do acontecimento. Sinceramente, não me parece que a publicidade lhe faça falta alguma; ele já faz o que quer, quando quer, e tem mais dinheiro do que alguma vez poderá gastar. Além disso, este caso não foi excepção, a Judite entrevista frequentemente músicos, actores, etc., não só personalidades que interessem ao panorama informativo.

      Eliminar
    2. O rapaz foi convidado apenas com o propósito de ser bombardeado com coisas ridículas. Além disso, o trabalho é péssimo pois fartaram-se de dizer coisas erradas que ele teve de corrigir.

      Eliminar
    3. Não há notícia no verão, então temos de as inventar...

      A Judite teve de fazer este frete ao seu patrão, a TVI. E estava mal preparada para o papel a desempenhar. Julgo que ela achou que as perguntas que colocou ao Lorenzo seriam as que o cidadão comum gostaria de as pôr. Ingenuamente. E o cidadão comum está a dizer agora em coro: "É pá, eu não sou assim tão mesquinho, ok?...".

      Pessoas como o Lorenzo, com ânsia de reconhecimento público, com vontade de serem considerados VIP, têm sempre, mas sempre, necessidade deste tipo de publicidade. E a Judite, conscientemente ou não, pôs os holofotes todos nele. O bacano deve estar imensamente agradecido. Apesar do péssimo "trabalho jornalístico", até que o rapaz ficou bem na fotografia...

      E já agora… alguém se lembra que este Lorenzo também faz uns biscates como jornalista, ao fazer testes a automóveis num programa da SIC Notícias, que julgo que é o "Volante" ou o "Turbo"?… desculpem a imprecisão.

      Abraço a todos! ;-)
      Giuseppe

      Eliminar
    4. Acho que aquilo foi o culminar de um dia muito mau em que não se desligou dos problemas pessoais. E isso transformou-se em algo que não é aceitável para ela.

      Eliminar
  11. Concordo! E está tudo dito HSB :) a forma como guiou a entrevista, como formulava as perguntas, parecia que o rapaz até se devia sentir culpado por ter tanto dinheiro! É dele e ele gasta onde quer...tal como ela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Mas apreciei a humildade dele e a sua tranquilidade.

      Eliminar
  12. Concordo a 100% e também já escrevi sobre isso

    ResponderEliminar
  13. Notou-se em toda a entrevista um misto de inveja, raiva e desrespeito por um rapaz muito mais novo, mas com os pés bem assentes na terra. O olhar dela até metia confusão, além das palavras que dizia. Muito bem esteve o Lorenzo a responder e a corrigir tudo o que ela disse ao contrário de forma descontraída.
    Penso que ela esteve extremamente mal ao julgar uma pessoa mais nova, sem estudos. Quis jogar com o nível intelectual/estudos e saiu-se mal.
    Tanto julgamento por o rapaz gastar dinheiro, mas escolheu Portugal. Eu agradeço e muitos portuguesas penso que também. Parasitas da sociedade já temos muitos!
    Há muito que dizer sobre a pior entrevista que alguma vez vi da Judite, e bem que a admirava, não apenas pela boa(?!?!) jornalista que foi/é, mas também pela escrita, no qual até tenho livros dela.
    A senhora anda com o "tico e teco" a bater mal. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto se olhar de lado para quem tem mais, muita coisa irá continuar assim.

      Eliminar
  14. A senhora está desorientada com a traição do ainda marido. Foi mesmo muito infeliz.
    Mas também não sei bem qual foi o intuito da entrevista.

    ResponderEliminar
  15. Foi um tiro que lhe saiu pela culatra!

    ResponderEliminar
  16. Tens toda a razão! Não vi a entrevista mas pelo que li na blogosfera... Ela esteve mesmo mal!

    ResponderEliminar
  17. Triste. Eu, não vi a entrevista e confesso-me, não conhecia o entrevistado. Mas, como é normal, já me estive a informar sobre a entrevista que, e muito bem, levantou polémica.
    Acho mais que vergonhoso, triste. muito triste por parte de uma profissional.

    ResponderEliminar
  18. Já tinha lido algures por aqui um texto semelhante ao teu e concordo contigo!!
    Foi uma falta de chá, aquela entrevista, mas o rapaz conseguiu manter a postura e responder tudo direito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O rapaz esteve muito bem. E o facto de ter deixado de estudar aos 16 anos não faz dele burro.

      Eliminar
  19. A Judite não tem noção!
    E o miúdo deu-lhe uma lição de humildade e maturidade!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  20. Pensei ter sido o úncio a ficar "aparvalhado" com a "entrevista"... Mas segundos depois, vi que não...
    Em primeiro, a "entrevista" a meu ver não tinha qualquer interesse para ser exibida no espaço noticioso e em segundo, foi tudo menos "entrevista"...
    Terceiro, Judite what the fu#@ was wrong with you? oO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pensei isso quando a vejo de cotovelo em cima da mesa e de cara apoiada na mão a olhar para o rapaz. E quando começou a falar do relógio dele e do fio.

      Eliminar
  21. Se gostei da entrevista? Não, nada. Se me surpreendeu? Não, nada. Surpreende-me sim que o país, indignado, tenha acordado (apenas) ontem para esta flagrante falta de isenção e para esta axiomática forma de destilar ascos e invejas pessoais sob ´manto diáfano´ da verdade jornalística. Vi-a a fazer bastante pior a José Socrates, independentemente da opinião que cada um possa ter sobre ele.

    ResponderEliminar
  22. Foi uma "entrevista" facciosa, parcial e com juízos de valor. Basicamente tudo o que um jornalista não deve fazer. Judite de Sousa não tem qualquer moral para falar da futilidade dos outros. E caramba...eu gostava de a ver na rtp e do estilo dela. Mas quando foi para a tvi arruinou-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também a tinha em muito boa conta. E não ganhei nenhum ódio mas a verdade é que ela tem mudado ao longo dos tempos.

      Eliminar
  23. Vi a entrevista e estava incrédula.. De boca aberta literalmente. E quanto mais a entrevista avançava mais envergonhada ficava. Nada desculpa a profissional, diretora de informação - se o é, tem a obrigação de pôr os problemas pessoais de lado e o ataque não é de todo a melhor defesa...
    HSB roubei e partilhei no face este teu texto que está completamente genial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Albina. Não há problema desde que identifiques de onde tiraste o texto.

      Eliminar
  24. Justificou esses ataques dizendo que foi uma 6ª feira negra. Entre risos.

    E aqui está o problema dos portugueses. Olhando para os outros vemos tudo o que deviam fazer e não fazem. Ajuizamos a vida dos outros. Já a nossa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois varremos para debaixo do tapete como se nada fosse.

      Eliminar
  25. Então vamos lá a ver se eu percebo... a Srª Judite de Sousa que ganha para cima de um dinheirão, andou a apontar o dedo a miúdo "SÓ" porque ele tem mais dinheiro que ela ???? A sério ???? E isto passou num Telejornal ?! Horário nobre ??? aahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah
    Isto quase que equivale à notícia da Srª Júlia Pinheiro sobre Luxúria, mas que nada tinha a a ver com o pecado capital.... Acho que as pessoas deixaram de fazer os trabalhinhos de casa..... Se tivessem tido a minha Professora da Primária.... Tudo bem que é Verão, e é a Silly Season... Mas é assim tão Silly ???? Oh dEUS! Andam a fazer os portugueses de burros... ai andam, andam !!!!

    ResponderEliminar
  26. De<facto deve ter sido mesmo muito negra a sua sexta feira. porém quase ninguém comentou a triste e vergonhosa reportagem que passaram antes da entrevista, repleta de erros CORRIGIDOS em directo e a dita sra nada disse!!!!!

    Sem palavras!!

    ResponderEliminar
  27. Deixou ética, imparcialidade e profissionalismo nos arquivos da rtp; vestiu a pele da tvi.

    ResponderEliminar