5.8.13

férias: julho vs agosto

Não sei precisar a última vez em que gozei o maior período de férias em Julho. Por norma tenho alguns dias mas guardo a fatia maior para Agosto. Ou seja, nesta altura em que toda a gente está a entrar de férias ou a contar os minutos para a segunda quinzena do mês forte das férias (aquilo que costumava fazer) eu retomo as rotinas profissionais. E o balanço que faço desta alteração é deveras positivo.

Ao longo das duas últimas semanas apenas tive um mau dia de praia. De resto, sempre muito calor e pouco vento, que quando soprava era suportável e refrescante. Quanto às noites, também foram simpáticas, com temperaturas convidativas a passear pelas ruas. Em Julho existem menos pessoas nas ruas e nas praias. As deslocações são mais rápidas e as confusões muito menores.

Por fim, gozar férias em Julho dá a ilusão de que, no final das mesmas, ainda há um Verão inteiro para gozar. Muitos dias de praia para aproveitar. Ao contrário do que acontece quando se tira férias na segunda quinzena de Agosto, por exemplo. Pois, nesta altura “cheira” sempre a despedida do calor.


Este ano, gozar férias em Julho foi uma imposição da qual não consegui escapar pois não nego que preferia ter gozado férias em Agosto. Porém, correu muito melhor do que esperava. De tal forma que pondero transformar esta excepção numa regra geral para os anos que se seguem.

36 comentários:

  1. Não gosto de Agosto. "And I rest my case"!

    ResponderEliminar
  2. Eu sou daqueles que sempre fui de ferias em Agosto, nao pq goste pq é a unica altura que posso e sinceramente detesto. ha demasiada gente em todo lado e os preços sao ridiculamente mais caros. Este ano novamente terei ferias na 2ª quinzena de agosto mas com os preparativos para o casorio, serao umas ferias diferentes do costume xD

    ResponderEliminar
  3. Este foi o primeiro ano em que gozei férias em Julho também e julgo ter sido o melhor ano pois apanhei grandes dias de verão, sem ventos, sem frio e sem a loucura instalada para qualquer lado que fosse.Se conseguir repetir no próximo ano espero ter a mesma sorte.

    ResponderEliminar
  4. Eu não gosto de Agosto. Acho que este ano é o 3º que gozo férias em Agosto.

    Gosto de Junho, gosto de Outubro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Junho, princípios de Julho costumo fazer praia mas em trabalho. E já tive dias muito bons.

      Eliminar
  5. Eu prefiro tirar ferias em Julho. Agosto é optimo para andar e trabalhar em Lisboa. Menos pessoas no transportes.

    ResponderEliminar
  6. Os meus pais sempre tiraram férias em Julho. Um ano calhou tirarem em Agosto. Nunca mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou sempre o exemplo de Albufeira. As pessoas que contem o tempo em que demoram a percorrer a avenida principal nos meses de Julho e Agosto.

      Eliminar
  7. No trabalho do meu marido não há marcação de férias: toda a gente tira férias em agosto e ponto final... :-(

    ResponderEliminar
  8. Em quase 25 anos de trabalho tirei uma vez o mês inteiro de Agosto: Jurei que nunca mais. Adoooro férias "aos bocadinhos", este ano foi o fim de Julho, a seguir será o fim de Agosto e o princípio de Setembro...normalmente só sinto "o cheiro" do fim do Verão quando as meninas regressam à escola...

    jinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu. Gosto de partir o bolo até porque tenho muitas folgas para gozar, que posso usar aqui e ali.

      Eliminar
  9. Férias entre Julho e Agosto é algo que tenho vindo adiar. Por norma faço o mesmo que tu, nas últimas semanas de Agosto. Mas depois deste testemunho, é um caso a pensar!

    ResponderEliminar
  10. O ano passado grande parte das minhas férias foram no início de Setembro e foi a melhor altura, porque ainda tive muito bom tempo, mas muito menos confusão. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Agora em adulta acho que o melhor mês é Setembro , há espaço e o clima é bom. Alem disso para quem vive em Lisboa, é uma delicia passar o agosto em Lisboa mais uma vez, há espaço as pessoas desaparecem.

    ResponderEliminar
  12. Nos por norma tiramos 1 semana em Junho e 2 em Agosto, que no ramo em que trabalho é a unica altura possivel de tirar mais dias seguidos. Resto é na altura dos anos do filhote mais novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há profissões que "obrigam" a que assim seja. Na família também há aniversários nas férias :)

      Eliminar
  13. homem sem blogue, desculpa escrever-te aqui assim na caixa de comentários mas por favor, podes passar no meu blogue e dar-me uma ajuda urgente?
    (a minha cadela está perdeu-se...)
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já coloquei um texto por aqui. Se precisares de algo é só dizeres.

      beijos

      Eliminar
  14. Sempre gostei do mês de Julho para tirar uns dias de descanso...mas infelizmente por imposição do trabalho as maiores são geralmente tiradas em Agosto :) o que significa maior confusão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agosto é muito confuso na maior parte dos sítios. Eu fiquei fã de Julho :)

      Eliminar
  15. Aconteceu-me o mesmo... sempre tirei férias em agosto, agora tive que ir a julho, mas ainda me vingo em agosto!

    ResponderEliminar
  16. Mil vezes Julho ou Setembro para as férias. Não há melhor mês do ano para se estar em Lisboa do que Agosto!
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é? Tudo mais calmo no trabalho, estacionamento à porta em todo o lado, sítios com infinitamente menos gente, menos trânsito. E com o super bónus de em Julho ou Setembro encontrar igual cenário para onde que se vá.
      Sofia

      Eliminar
  17. Vantagem das férias em Julho:
    Dias maiores, menos gentes, hotelaria mais barata, tempo melhor, etc...

    Vantagem de trabalhar em Agosto:
    não há trânsito, não há telefonemas chatos, despacha-se aquele trabalho que já devíamos ter feito há muito tempo mas que não conseguimos por causa dos telefonemas chatos.
    A desvantagem é que por vezes queremos falar com um fornecedor e estão fechados.

    ResponderEliminar