1.7.13

somos muito pequenos

Em Portugal, qualquer pessoa que alcance os seus cinco minutos de fama julga-se uma celebridade. Mais. Entende ser uma estrela mundial. Em poucos minutos ganham-se tiques de vedeta. Exigem-se contrapartidas para uma entrevista. Estabelecem-se regras para fotografias. E escolhe-se o timing para isto e para aquilo. Trinta segundos depois de tudo isto, ganha-se aversão aos paparazzi. A não ser que estejam combinados com os mesmos (este detalhe é desconhecido para grande parte das pessoas). Fala-se mal de alguma Imprensa. Isto e aquilo. E tudo isto porquê? Porque são estrelas, defendem.

Até que chegam a Badajoz. E ninguém lhes pede um autógrafo. Ninguém quer tirar uma fotografia. Ninguém os cumprimenta. Se ousarem perguntar quem são, ouvem simplesmente: “um turista?” Porque, a partir de Badajoz são conhecidos os verdadeiros famoso portugueses. E refiro-me a uma Mariza. A um José Mourinho. A um Cristiano Ronaldo. E ainda a nomes “portugueses”, como é o caso de Eusébio e da saudosa Amália Rodrigues. A este grupo juntam-se muitos poucos nomes. Enquanto não chegam a Badajoz, acham-se os maiores. Vivem mesmo na ilusão de que são estrelas da rádio, tv e cassete pirata, como cantaria o Serafim Saudade.

Na sexta-feira vi o concerto de Alicia Keys. Uma mulher que é conhecida onde nasceu, aqui, em Badajoz e em todo o mundo. Simpática, a artista agradeceu o carinho que recebe dos portugueses. Além disto, levou o filho ao palco três vezes. Egy dançou e brincou em palco. Estou a referir-me a uma cantora que é uma verdadeira celebridade mundial e que está habituada a perseguições dos verdadeiros paparazzi. Daqueles que incomodam à séria. Daqueles que não existem em Portugal. Alicia Keys revelou tudo aquilo que as tais “estrelas” portuguesas escondem. E sem qualquer tique de diva internacional.


Não sou daqueles que defendem que o que vem de fora é melhor. Mas, neste capítulo, Portugal é bastante atrasado e de espírito pequeno. Em primeiro lugar, estrelas temos muito poucas. Temos pessoas que são reconhecidas momentaneamente. Nada mais do que isso. Mas todos se acham os maiores talentos que o mundo já viu nascer.

36 comentários:

  1. Aiiiii as saudades que eu tinha de umas verdades assim bem escritas!
    Pronto é isso. O mesmo posso acrescentar a individualidades "políticas" da nossa praça: Conheço os que se põem em bicos de pés para se fazerem notar, e conheço quem com um gesto, uma palavra demonstram a sua verdadeira nobreza de caracter. Os mais "importantes" e que maior marca deixam na nossa vida, são aqueles que quase sem querer dizem a palavra certa, no momento certo, com a atitude certa.


    jinhosssssss

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente.
    O grande problema das celebridades portuguesas é serem pessoas que têm um reconhecimento momentâneo aqui na terrinha, porque fizeram a, b ou c. E se por um lado anseiam o bom da fama, do reconhecimento, por outro lado não têm capacidade para gerir o lado menos agradável. É que não se pode tirar fotografias para se ter as viagens, os carros ou a roupa e depois já não apetece e vamos dizer mal de tudo e todos,somos umas vitimas da comuicação social.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E julgam-se os maiores do mundo quando ninguém os conhece.

      Eliminar
  3. Gostei muito do que li! A maior parte das "celebridades" portuguesas não são mais que pessoas que tiveram os seus 5 min de fama, e muitas vezes por maus motivos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tenta convencer uma dessas pessoas que não é uma estrela...

      Eliminar
  4. Tens toda a razão...qualquer badameco se acha estrelita em Portugal!

    ResponderEliminar
  5. Aqui até pessoas que fazem uma participação numa novela, sem experiência nenhuma, são chamados de "actores". Enfim, acho triste que em Portugal seja assim e acho que estes exemplos vindos de fora podem servir muito bem cá dentro porque 5 minutos não tornam uma pessoa digna de ser tratada como uma celebridade, não é por se estar numa casa dos segredos ou coisas desse género que se é melhor do que outros e se é célebre por alguma coisa. Mas pronto, fabricam-se "estrelas" em Portugal como quem fabrica doces aqui na fábrica da minha terra.

    ResponderEliminar
  6. Também estive no concerto e realmente a simplicidade e o calor humano daquela mulher foram simplesmente indiscritiveis :) Partilho a tua opinião...uns com tanta ãnsia ed fama e minutos de glória a todo o csto e outros o completo oposto!...e sim...o filho é simplesmente amoroso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela mulher é o exemplo de como conquistar um homem em segundos. E não me refiro à sua beleza física :)

      Eliminar
  7. Está tudo dito. Cá é assim "Ai vou a festas como penetra e sou muito famoso" e depois ainda ligam para as revistas para dizer que vão estar aqui e ali e fazem um escândalo (falso) que não estavam à espera de ser apanhados naquele local.

    Por acaso gostava de ter visto a Alicia Keys, também :)

    ResponderEliminar
  8. Concordo! 5 min de fama não chegam para fazer da pessoa alguém importante para a nação... Pessoas importantes são conhecidas pelo trabalho, pelo que mostram de Portugal, e permanecem na mente das pessoas. As pseudo-estrelas ganham notoriedade durante pouco tempo e muitas vezes nem sempre pelos melhores motivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E cedo caem no esquecimento. Nessa altura, acordam para a vida.

      Eliminar
  9. concordo a 100%. a maioria deles morre por aparecer num canto de uma revista e por lhe darem uns trapos pra vestir! tão pequeninos que nós somos e em tantos aspectos.

    ResponderEliminar
  10. Espera aí: quer dizer que se eu aparecer de vassoura voadora em Badajoz não me reconhecem? Não é justo!...

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida, ainda que ache que tão cedo se sentem estrelas como tão cedo são esquecidos quando não têm nada de interessante para dar. Por outro lado, é mais fácil uma "estrela" dos EUA ter projecção no resto do mundo do que o contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho duvidas de que para ser reconhecida em todo o mundo, uma pessoa precisa de ter talento e ser bom em algo. E há pessoas que não percebem isso.

      É certo que há fenómenos (como o PSY) que são reconhecidos internacionalmente e que ganham fortunas com esse reconhecimento mas caem no esquecimento passado algum tempo.

      Eliminar
  12. Temos o suficiente para reality shows e concursos, e isso é q.b. para o país, pelos vistos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que pensam que uma celebridade é esse tipo de pessoas. E com tipo refiro-me a concorrentes de concursos mediáticos.

      Eliminar
  13. Isso so acontece porque as revistas e comunicaçao social dá mta importancia e tempo de antena a esse tipo de gente!!


    Na minha rua eu tb sou uma estrela...mas ng me leva a serio xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ciclo sem fim. As revistas dão tempo de antena a essas pessoas porque os leitores compram e querem saber.

      Eliminar
  14. Pois é ..acho que em Portugal tal como noutros países, as pessoas distinguem-se pela forma de estar na vida . Também aqui em Portugal haverá os que são mesmo importantes, não pelas vezes que aparecem nos meios de informação,alguns nem querem, mas pelo valor tanto profissional , como intrínseco como pessoas. Seremos mais felizes, digo eu, quando aprendermos a dar valor ao que deve ter valor. Quando o que se sente, fôr mais importante ,do que o que se vê.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito da Alicia Keys, não só pela música em si como também pela postura. Demonstra que não precisa de despir-se e outros show-off's (como Rihanna, Britney Spears, Lady Gaga, etc) para ser reconhecida.

    Quanto aos "vip's" (?) tugas... É isso e os concorrentes de reality-shows agora serem todos DJ's e terem acrescentado uma nova profissão ao mercado de trabalho português: fazer presenças -.-'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma mulher que não saiba como conquistar um homem em cinco segundos pode assistir a um concerto dela e descobre tudo isso.

      Eliminar