24.7.13

são só dois dias

Antes de partir de férias recebi a visita da minha tia que é freira. Pessoa sábia, com uma longa e preenchida história de vida e que muito gosto de ouvir. Algo a que me habituei desde pequeno, sobretudo quando passava alguns dias no local onde está, na Boavista, Porto.

Quando me despedi da minha tia, no passado Domingo, e sabendo que vinha para Sul gozar férias, disse-me: "diverte-te muito. Aproveita que a vida são só dois dias para não se aproveitar." E dou-lhe toda a razão.

A vida é muito curta. Para não se aproveitarem os pequenos momentos. Mas não só. É também curta demais para que se dê uma exagerada atenção a tudo o que é acessório na nossa vida. E estes acessórios tanto podem ser pessoas como muitas outras coisas que dispensam uma atenção excessiva e que somente nos desgastam.

A vida é curta. A nossa viagem é breve. Por isso, aproveitar tudo ao máximo é, sem qualquer sombra de duvida, a melhor opção. O resto... é paisagem.


Enviado do meu iPhone

24 comentários:

  1. É destas palavras que preciso ler/ouvir! Merci!

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo!

    Diverte-te ao máximo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não deixa de ser irônico uma freira fizer isso, atendendo a que ela própria pouco aproveitou a vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso depende do ponto de vista... Aproveitar a vida é ser feliz, quanto a mim, e garanto que se pode ser muito feliz numa vida consagrada. A maioria das freiras ou monjas que conheci e conheço têm a felicidade estampada no rosto! Dá que pensar...

      Eliminar
    2. Sei que a minha tia tem aproveitado a vida ao máximo. Independentemente do rumo que quis seguir. Passei muitas vezes férias na casa de saúde onde ela está e posso dizer-te que nunca vi uma freira triste ou cabisbaixa.

      Eliminar
  4. Acredita, é mesmo verdade, a vida é curta demais e perdemos demasiado tempo/energia a dar importância a "coisinhas"...por isso há que aproveitar ao máximo a vida, cada minutinho conta....
    Boas férias!

    ResponderEliminar
  5. A sua tia tem toda a razão, a vida é muitíssimo curta, deve ser bem saboreada :) Boas férias!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada por me lembrares disso..a vida é mesmo muito curta e demasiado preciosa para a desperdiça-la com energias negativas, com pensamentos do passado que nos amarram e nos pesam :) Boas férias :)

    ResponderEliminar
  7. É dos piores defeitos que conheço...

    ResponderEliminar
  8. Tal e qual. Uma senhora sábia. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Curioso a tua tia que é freia dizer isso e no dia seguinte acontecer um acidente de comboio em santiago compostela que ceifou a vida a uma data de pessoas :(

    Como uma vizinha velhota me diz, aquilo a q chamamos vida sao apenas umas ferias que nos foram atribuidas...e so temos de aproveitar essa bençao!

    ResponderEliminar