7.6.13

portugal precisa de ti

Hoje li na capa de um jornal desportivo "Portugal precisa de ti." Esta parangona é acompanhada de uma fotografia de Cristiano Ronaldo. Pensei que estava a ver mal. Esfreguei os olhos. Voltei a ler. E nada mudou. O mesmo título. A mesma imagem.

E acho isto vergonhoso. Gosto de Cristiano Ronaldo. É um dos melhores jogadores do mundo. Mas não joga sozinho. Acho uma falta de respeito para os restantes jogadores. Cria-se a ideia de que Portugal é Cristiano Ronaldo. Que não existe mais ninguém.

Portugal não precisa de Cristiano Ronaldo. Portugal precisa de uma equipa. Portugal precisa de um grupo de jogadores que não veja na selecção uma fonte de rendimentos extra mas o orgulho de representar uma nação.

E é isto que exijo hoje. E sempre. Depois, se Cristiano Ronaldo for a estrela do jogo podem fazer-lhe os merecidos elogios. Porque, a realidade é que precisamos de todos. Pelo menos, eu preciso. E o todo será sempre superior a qualquer individualidade. Por mais brilhante que possa ser.

Enviado do meu iPhone

38 comentários:

  1. Eu não conseguiria exprimir melhor a minha opinião. Parabéns! Muito bem visto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho uma falta de respeito para os restantes jogadores. Aquilo que importa é o colectivo.

      Eliminar
  2. Minha rica selecção do tempo do mister Scolari, quando ainda jogava o Figo, o Rui Costa e etc etc de jogadores com experiência. Isto de associar a selecção só ao Ronaldo mete-me um bocado de nojo. Aliás, a selecção anda a meter-me um bocadinho de nojo já há algum tempo. Pode ser que hoje me surpreendam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A selecção, sem que eu perceba porquê, tem feito jogos de pouca qualidade. Esperava mais.

      Eliminar
    2. HsB, eu explico-te o porque: Com um treinador como o Paulo Bento, jogadores do genero do Bruno Alves,Raul Meireles,Vieirinha,Pereirinha,Joao Pereira e Postiga...vergonha é a Russia ter perdido com a selecçao do Continente e do Tony Carreira!!

      Eliminar
    3. o mundo está perdido, mas a nossa selecção está mais. Não vi o jogo, mas acho que no próximo mundial vou virar espanhola como fiz o ano passado no euro.

      Eliminar
    4. Portugal está destinado a sofrer no futebol.

      Eliminar
    5. lá está. Benfiquista e Catalã (festejei um titulo este ano), Portuguesa, fã da selecção espanhola (há um ano festejei um europeu) isto tem as suas vantagens. LOL

      Eliminar
  3. Concordo plenamente. A equipa só vale se todos trabalharem em prol do mesmo objectivo, e não é uma pessoa sozinha, por melhor que seja, que conseguirá o que quer que seja.
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Tá tudo dito! Subscrevo mais uma vez!
    Ai e ao menos que não chova na Luz, tenho um rebento que vai a caminho de lá ;)

    ResponderEliminar
  5. Assino por baixo neste post. Beijo e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Não é so ele que faz a equipa,exatamente...

    ResponderEliminar
  7. Estou completamente de acordo contigo. Não deve ser bom para ele colocarem-lhe toda a pressão em cima, nem deve ser bom para os outros sentirem-se tão desvalorizados face a um esforço e trabalho que devia ser de equipa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até para ele é complicado. Porque esperam que seja sempre o salvador.

      Eliminar
  8. Subscrevo e acrescento, que se o guarda redes russo hj tiver mãos de manteiga, a malta agradece. Nem quero pensar num mundial sem Portugal:(
    Não, agora que já nos habituámos a estar presentes nestas coisas de "gente crescida".
    Bjo e bom fds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que vamos lá estar com algum sofrimento, algo a que os portugueses já se habituaram.

      beijos e bom fim de semana.

      Eliminar
  9. Portugal precisa é de um belo par de estalos...

    ResponderEliminar
  10. Sabes que a "irritabilidade" que este senhor me provoca, acho que é por isto mesmo... por se ter feito dele um Deus!!!!!!!! Mas lá está no fundo ele não tem culpa nenhuma, é uma máscara que Portugal criou para ele e que me irrita tanto!!!!!!! Ele é bom jogador, claro que sim!! Mas bolas sozinho não faz um jogo!!!!!! E é por Portugal pensar assim que quando ele joga no seu clube joga mesmo bem, joga em equipa, quando joga por Portugal ficamos sempre com a sensação que deve ser o seu irmão....:S Porquê? Porque acham que e um Deus e que não precisa de ninguém!!! Grrr e logo eu que não percebo grande coisa de futebol vejo isto...:P lol Bom fim de semana!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo a necessidade de fazer dele um Deus. Acho que isso até é mau para o próprio Cristiano Ronaldo que raramente é decisivo na Selecção.

      bom fim de semana

      Eliminar
  11. "Portugal não precisa de Cristiano Ronaldo. Portugal precisa de uma equipa."

    Equipa essa que não existe, daí a campanha miserável. E mais: as individualidades já foram melhores. Temos um craque (CR), temos alguns jogadores muito bons (Nani, Patrício, Moutinho, Pepe) e depois temos outros que eu não percebo como estão ali (Postiga, Hugo Almeida, etc)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temo que os egos individuais comecem a ser grandes demais. E os jogos de bastidores para as convocatórias também. Existem jogadores que fazem épocas brilhantes mas como estão em clubes pequenos não são convocados.

      Eliminar
    2. Roger escrevi o meu comentario sem ler o teu, em que concordo a 100%.

      Eliminar
  12. O meu avô pertenceu à direcção do Atlético (nascido e criado em Alcântara) e lembro-me dele me dizer que futebol só foi futebol a sério e a jogarem por amor à camisola até ser profissionalizado. Após essa altura, só lhes interessam os milhões que ganham. É vergonhoso o estatuto que dão aos jogadores de futebol para lhes permitir ganhar os escândalos de dinheiro que ganham. Sim, porque o que eles ganham é fruto de quem paga para os ir ver jogar. Ok, já estou a divagar, só para dizer que não gosto do Ronaldo...nunca gostei e cada vez menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Atlético. Hoje em dia existem cada vez menos jogadores que sentem o clube que representam. E isso é algo que me entristece.

      Eliminar
  13. Mai nada. (e o homem na selecção nunca é nada de especial...)

    ResponderEliminar
  14. Eu continuo a defender que esse fulano na selecção não joga puto e infelizmente é uma tristeza que a comunicação social insista que só ele é que é a selecção, e os outros que lá jogam? Que lá lutam? Não tem direito a ver o seu trabalho reconhecido? Pois mas eles insistem em colocar esse pastelão como a vedeta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que a seleção deve funcionar como um todo, e que nem sempre Cristiano Ronaldo é o melhor em campo (aliás, muitas vezes não o é). Mas também escusa de o ofender dessa maneira, dizendo que "não joga puto" e chamando-o "pastelão". As revistas exageram, claro que sim, porque não é pelo facto do CR ser um dos melhores jogadores do mundo que deve ser tratado de maneira diferente dos outros, que lutam e esforçam-se tanto ou mais do que ele. Resumindo, penso é que deve moderar os seus comentários, evitando os insultos.

      Eliminar
    2. Acho que há um claro aproveitamento da sua imagem sem que se pense nos problemas que isso pode causar ao grupo.

      Mariana Fonseca
      Acho que não são ofensas graves. É um desabafo. Compreendo o teu ponto de vista e falas muito bem sobre ele. Parabéns.

      Eliminar
  15. Portugal precisa de cada um de nós.
    Resta-nos contribuir mais para um mundo melhor e queixar-mo-nos menos.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar