13.5.13

quando ofender é a solução


Ao longo das últimas horas multiplicaram-se os comentários e opiniões sobre o clássico do último Sábado. Para alguns dos que ganharam, a maneira de festejar a vitória passa por ofender quem foi derrotado. Para parte dos que perderam, a forma de esquecer a derrota passa por ofender que saiu vitorioso do encontro. Para outros, que nada têm a ver com o jogo e que têm a sua casa em pantanas, a forma de esquecer os problemas passa por ofender quem perdeu. Depois, existem aqueles que, independentemente da cor clubística defendem que a solução passa por ofender os jogadores, treinador e presidente derrotados com o tradicional cântico: “Joguem à bola. Palhaços, joguem à bola. Joguem à bola. Palhaços, joguem à bola.” Isto é um apanhado do que ouvi ao longo das últimas horas.

Para os latinos, o futebol será a modalidade desportiva onde é mais complicado, senão impossível, separar a razão da paixão. Mas, do meu ponto de vista, é fundamental ter capacidade para isso. Assumo que, quando era mais novo, não sabia fazer essa distinção. Discutia de forma patética e dizia as maiores barbaridades para ficar por cima de uma discussão em torno do futebol. Felizmente, com o passar dos anos, aprendi a separar as coisas. Continuo a ser maluco por futebol. Aliás, ninguém conhecerá uma pessoa que seja mais apaixonada por um clube do que sou pelo meu. Mas esta paixão tem de ter um limite racional. E escolher o caminho fácil em que se aponta o dedo e ofende é não saber separar as coisas.

A partir do momento em que ache justo que uma derrota se resolve com cânticos ofensivos tenho que aceitar que façam o mesmo comigo. Tenho que aceitar que, assim que cometa um erro, se juntem cinquenta pessoas à minha volta a cantar: “Faz o teu trabalho. Palhaço, faz o teu trabalho. Faz o teu trabalho, palhaço, faz o teu trabalho.” E se voltar a errar, essas mesmas pessoas atiram pedras ao meu carro. E se ainda falhar, partem para a agressão física. A partir do momento em que aceitar que isto é justo e correcto para os outros, tenho que aceitar ser alvo do mesmo tratamento. Ou será que isto só é válido para os outros?

O jogo de Sábado foi muito importante. Mas foi apenas mais um dia da vida de todas as pessoas. E o futebol acaba por espelhar os tempos em que vivemos. Porque, no momento da derrota, todos apontam o dedo. Todos falam mal. Todos apontam culpados. É tudo muito fácil. O complicado é aquilo que foi feito por algumas pessoas. Indivíduos que apesar de uma derrota que pode custar um campeonato, deslocaram-se ao Estádio da Luz para incentivar os jogadores que dali a poucas horas jogam uma final europeia. E este exemplo é o que acontece na vida. Todos se queixam de que nunca recebem palavras de incentivo nos seus empregos mas todos acham bem que se ofendam jogadores que, do seu ponto de vista falharam.

Esta é apenas a minha visão. E no que ao futebol diz respeito, tenho a minha forma de actuar. Entendo que, se um jogador falhar, terá de ajustar contas com o treinador. Se este falhar, terá de responder ao presidente. Se este também falhar, terá de dar justificações aos sócios. E se o clube falhar, cabe aos sócios mudar a situação. Deixando de pagar a mensalidade de sócio e votando em outro presidente.

Vivemos numa época de memórias curtas. Onde toda a gente tem a facilidade de falar mal do outro. Onde toda a gente adopta comportamentos incorrectos. Porém, tudo isto é válido na casa dos outros. Só os outros é que podem ser vítimas deste comportamento. Porque nós, que erramos o mesmo ou mais do que aqueles que ofendemos, somos superiores a esses comportamentos que achamos justos para os outros.E isto não é apenas no futebol. É em tudo na vida.

24 comentários:

  1. Tudo o que entra na ofensa pessoal, é um exagero e é condenável. O resto, faz parte. E, da minha parte, tenho muita piada anda para fazer à conta dos encarnados, só para retribuir o "amor" com que presentearam os verdes esta época :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de piadas. Mas, tu sendo sportinguista e agora que já não tens argumentos para brincar com um benfiquista, vais fazer piadas com o quê? ;p

      Eliminar
    2. Não tenho argumentos? Essa agora! O SCP é uma coisa e o slb outra. Não preciso que o meu SCP ande na mó de cima para me rir dos vossos desaires quando parecia que já tinham ganho tudo :P

      Eliminar
    3. O futebol dá para isto. Mas eu, quando Benfica está mal não ouso gozar com quem está bem ;p

      Eliminar
  2. Mais bem dito não poderia ser...é o vale tudo...apontarmos o dedo aos outros em vez de olharmos primeiro para o nosso próprio umbigo!

    ResponderEliminar
  3. Chama-se inteligência emocional, é a inteligência que permite que as pessoas conversem sem partir para o insulto, que é a maneira mais esquiva para quem não sabe debater, ataca-se o argumentador quando não se consegue atacar os argumentos.
    Sou uma adepta completamente emotiva, mas as derrotas dos outros que não aquecem nem arrefecem o meu clube nunca me serviram de qualquer consolo, antes servissem :p Sempre andava mais contente!
    Mas de facto não servem e tenho orgulho nisso! Gosto de ganhar, celebrar derrotas dos outros, não faz parte da minha essência nem da minha maneira de estar. É um triste remedeio que para alguns serve. Já eu ambiciono sempre mais!

    Uma boa semana*

    ResponderEliminar
  4. Sabes que u sou benfiquista até ao último fôlego, não sabes?
    O que tu não sabes, é que eu adoro futebol, adoro o nosso Benfica e nossa selecção nacional, e choro, e insulto e entro em paragem cada vez que vejo um Mundial ou um Euro em que Portugal esteja inserido. Dói mto perder um jogo como perdemos no Sábado, e dói mais ainda ter q ouvir td a espécie de insultos e ofensas de pessoas que, lá está, têem a casa de pantanas, estão em 8ºlugar, nem vão às competições europeias, nada de nada:((
    E depois, ontem chego a casa e deparo-me com este texto, e penso: "afinal, nem tudo está perdido":)
    E eu tenho tnts amigos sportinguistas, que nem entendo que esta guerra entre SCP e SLB não nos faz bem nenhum, só prejudica, e só há um que ganha, e não é o mais honesto, como bem sabemos.
    Aqui fica, só por curiosidade:

    http://www.forumscp.com/index.php?topic=53080.0

    Beijooooooooo e boa semana.
    P.S. 4ªf cá estaremos para mais lágrimas, sejam elas de alegria ou de tristeza. Pq qd se ama, ama-se smp:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas escondem as suas fraquezas nos insucessos dos outros. Como se isso fosse a sua glória.

      beijos e acredito na vitória na quarta.

      Eliminar
  5. Eu tb acredito e muitoooo. Só tenho medo q a derrota de Sábado tenha deixado demasiadas mazelas e feridas abertas.
    Qd o psicológico não funciona, torna-se td mais difícil ainda.
    Um beijo grd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quarta-feira é outro dia. É outra competição. E num local onde o Benfica ganhou o último título europeu. É a isso que os jogadores têm de se agarrar.

      beijos

      Eliminar
    2. Patricia Figueira, essa tua indirecta aos lagartos ( sim, pq os que gozam e rejubilam com as derrotas do Benfica nao sao sportinguistas ) ta 5* xD

      HsB, partilho da tua opiniao sobre 4ªfeira...e apesar de tar receoso, a minha fé pelo Benfica nao me deixa nao acreditar!

      Eliminar
    3. An0nymUs
      :)
      Não quis "animar" mais as hostes. E tb por respeito ao Bruno, que a casinha de madeira dele merece todo o nosso respeito:))

      Eliminar
    4. Vamos acreditar no jogo de amanhã :)

      Eliminar
  6. Concordo em tudo, odeio esta "treta" dos fanatismos, dos facciosos.
    E 4ª feira, lá vamos nós outra vez de coraçãozinho bem apertadinho, e vamos ganhar ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fui assim. Felizmente, mudei com o tempo. E ainda bem.

      Também acredito na vitória.

      beijos :)

      Eliminar

  7. A maior parte dos adeptos não tem o número de telefone do treinador do seu clube, ou do seu presidente, os dos jogadores. A única forma que têm de se comunicar com eles é através dos aplausos, dos gritos de golo, e do dinheiro que investem em cada bilhete comprado para os ver. Quando estão descontentes não podem, cada um por si, pegar num microfone e debitar a sua opinião enquanto o jogo decorre. Podem apenas agir a uma só voz: assobiando, cantando frases curtas e (esperam) perceptíveis do estado de espírito vigente. "Joguem à bola, palhaços joguem à bola" é apenas um sinónimo de "Já nos estão a irritar, por estarem a engonhar, se sabem fazer muito melhor que isso! Parem de jogar à defesa, não se atirem para o chão, JOGUEM! VIEMOS AQUI PARA VOS VER!"

    E quem não percebe que "palhaços joguem à bola" não é uma ofensa gratuita e sim uma forma de comunicação confinada aos estádios de futebol, ambiente grosseiro por natureza onde os jogadores são os maiores mal-criados de todos, vive numa realidade paralela. Porque ninguém no seu estado de juízo perfeito ofende, com intenção de fazer doer, aqueles que adoram. No máximo, espicaçam aqueles que amam na tentativa de os fazer reagir de uma forma que faça *todos* mais felizes. Da mesma forma que um amigo diria ao outro "Estás a ser parvo, muda".

    E transpôr a realidade futebolística para outros exemplos de vida em sociedade, faz tanto sentido quanto trazer um elefante para o centro da cidade do Porto, só porque o animal continua no planeta Terra.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem demonstre o descontentamento com gritos e ofensas de amor. Há quem o faça com cânticos de apoio e palmas, aquilo que se vê em Inglaterra, por exemplo. Onde os estádios estão sempre cheios ao contrário dos nossos que estão sempre vazios. Se calhar são eles que estão errados.

      Para mim, é uma ofensa gratuita. Mas entendo que não tenha de ser para toda a gente.

      Há quem prefira gritar essas coisas, eu irei sempre preferir levar o elefante para o centro da cidade. São opções.

      Respeito todas as que me rodeiam. Mas não tenho que as seguir. Penso por mim. E sigo aquilo que sou. Não aquilo que uma percentagem reduzida de adeptos entende ser ideal num estádio.

      Prefiro o estilo inglês. Mas isso sou eu, que ainda acredito ser possível colocar um elefante numa cidade.

      Eliminar
  8. Não sou benfiquista mas acredito que na Holanda vão vencer!

    ResponderEliminar