20.5.13

o beijo arrebatador da menina com ar inocente


Fui ver O Grande Gatsby. E confesso que desloquei-me ao cinema com altas expectativas. Antes de comentar detalhadamente o filme e o elenco, falo da primeira coisa que me passou pela cabeça. Assim que apareceu Carey Mullingan (para quem não associa o nome a uma cara, é a menina que entra em Drive), que dá vida a Daisy Buchanan, pensei: porquê ela? Surgiu-me esta dúvida somente por achar que o papel poderia ser entregue a uma mulher mais vistosa fisicamente. Pois aprecio o seu talento enquanto actriz.

Porém, o desenrolar do filme fez-me perceber o motivo da sua escolha. Duvido que, actualmente, exista uma actriz que tenha um ar tão inocente e puro como Carey Mullingan. O que a torna perfeita para o papel que desempenha no filme e o que faz com que se destaque em relação a mulheres que são reconhecidas pela beleza e atributos físicos. Pessoalmente, acho que esta forma de ser consegue ser bastante atraente e apaixonante numa mulher.

Fiquei também a saber que esta actriz, de apenas 27 anos, competiu para este papel com actrizes como Keira Knightley, Natalie Portman e Michelle Williams. Acredito que a maneira de ser de Carey Mullingan tenha sido determinante na escolha. Mas, parece que o factor decisivo foi o beijo arrebatador que deu à personagem interpretada por Leonardo DiCaprio no casting. E, se ao início estranhei a escolha, digo agora que foi perfeita.

Quanto ao filme, acho que a nível de fotografia está excelente. O que alimenta automaticamente os olhos de quem assiste ao filme, sobretudo no cinema. No que aos actores diz respeito, Leonardo DiCaprio chegou a um ponto que já não me surpreende. Para mim, é um dos melhores actores da actualidade. Não sabe representar mal e não tem nada a ver com o rapaz que fazia aqueles filmes românticos de outros tempos. Sem querer adiantar muita coisa, parece-me é que o seu destino é a tragédia. Tobey Maguire tem aquele que, para mim, é o seu melhor desempenho de sempre. Por sua vez, Joel Edgerton é uma espécie de actor fetiche para mim. Se entra num filme, vejo. E nunca fico desiludido.

No que à trama diz respeito. É um misto de histórias de amor no seu melhor. Como elas realmente são. Como momentos plenos de alegria. Outros de profunda tristeza. Com uma pitada de tragédia e a prova de que nem tudo na vida acaba com um apaixonante foram felizes para sempre. Por fim, é impossível não falar da banda sonora. É simplesmente brilhante. A música parece que nos prende ao filme. Que nos faz querer dançar quando os personagens dançam. Que nos dá também vontade de chorar ou rir. É perfeita. Tudo isto misturado resulta num grande filme que vai dar muito que falar nos tempos futuros. E é daqueles que vale a pena ver no cinema e rever no sofá em casa.

25 comentários:

  1. Também fui ver o filme no fim-de-semana e gostei bastante. E se do Leonardo DiCaprio não se esperava menos, fiquei bastante surpreendida com a prestação da Carey Mullingan. Num registo muito parecido com o de Drive, mas que funciona na perfeição. E depois de também ler sobre o que a levou a ganhar o papel e depois de saber quem eram as outras actrizes, acho que foi muito bem escolhida. Ah! E concordo que o Tobey Maguire teve um grande desempenho, ao nível do Leonardo DiCaprio, se queres que te diga.

    Boa semana!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com aquilo que dizes. A Carey, à primeira vista parece uma má escolha mas acaba por se revelar numa mulher que apaixona qualquer homem.

      Tens razão quanto ao Tobey.

      Boa semana.
      beijos

      Eliminar
  2. Eu vi o original, e temo não conseguir descolar-me do Robert Redford. Mas quero muito ir ver. Até para perceber a escolha da actriz, que, a avaliar pelo que dizes, surpreende.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tinha visto o original nem li o livro. Por isso foi uma estreia e fiquei muito feliz com o que vi.

      Eliminar
  3. QUero muito ir ver...a ver se nó próximo fds.

    Bom dia!!

    ResponderEliminar
  4. Também gostei muito dela no Wall Street! É óptima actriz. Quanto ao filme, vou ver esta semana. Li o livro nas aulas de inglês, passei horas a analisá-lo. Estou ansiosa por ver a adaptação ao cinema e ainda por cima feita por quem é. ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pippa tambem queria ler o livro, nao sabes onde posso encontrar mas em lingua portuguesa?

      Bjinho*

      Eliminar
    2. Acho que, como acontece quase sempre, o livro será sempre melhor do que qualquer filme. Eu nunca li o livro e fiquei muito feliz com o filme.

      Depois diz se gostaste :)

      Eliminar
  5. Também o fui ver (aliás também escrevi a "review" no meu blog" e subscrevo inteiramente as tuas palavras com excepção do Tobey Maguire. Não sei se a implicância é minha, mas acho que não esteve lá muito bem.
    www.letirose.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser implicância (tenho o mesmo com alguns actores) pois acho que o rapaz vai bem naquele papel :)

      Eliminar
  6. Quero muito ver o filme, mas quanto à actriz, desculpa, mas acho-a mesmo um pãozinho sem sal. Boa actriz, mas muito pãozinho sem sal para um filme destes.
    Mas pronto, direi mais após ver :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo a que chama pão sem sal (e que compreendo) chamo ar inocente e puro. E neste filme casa na perfeição com o papel. Depois diz-me se mudaste de opinião ao ver o filme :)

      Eliminar
  7. Gostei da crítica! Sabes, comecei a gostar da Carey não no Drive mas no Shame, onde contracena com o espectacular Fassbender e achei a interpretação dela fantástica, lá está, pela sua escabrosa inocência e ar de menina.
    Acho que estou capaz de ver o Gatsby ;)

    Liz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheci a menina no Drive. A acho que tem mais ou menos o mesmo ar com a diferença das roupas da personagem em Gatsby. Depois diz-me o que achaste do filme ;)

      Eliminar
  8. Preferiste o filme ao livro? Duvido :P Embora o Baz raramente desiluda... Adoro a Carey Mulligan, grande actriz (adorei-a no "Shame" e no "Never let me go") e lindíssima na minha opinião. A Lolita perfeita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não li o livro. A opinião que tenho é que qualquer livro será melhor do que um filme porque descreve tudo na perfeição e muitos realizadores não conseguem estar ao nível das palavras.

      Acho que a Carey está linda e perfeita neste filme.

      Eliminar
    2. TENS de ler o livro! É um clássico!

      Eliminar
    3. Vou tentar encontrar para ler nas férias de Verão.

      Eliminar
  9. Quero ver! Está na minha check list :)

    ResponderEliminar
  10. Que me recorde só conheço a Carey Mulligan do "Never Let me go" onde contracenou com a Keira Knightley.

    Se o objectivo era mesmo encontrar alguém que transpirasse inocência na sua maneira de ser, então ela é sem dúvida perfeita para o papel, mas só vendo o filme mesmo.

    Quanto ao DiCaprio, quanto a mim que sinceramente não gostei muito do Titanic (achei aborrecido e demasiado longo para o conteúdo que tinha), há muito que eu o desliguei da imagem do Titanic, em todos os filmes que vi dele depois do Titanic Inception, Blood Diamond, The Aviator , Catch Me If You Can, Gangs of New York e The Beach ele já tinha deixado essa imagem para trás... Só há um filme lamechas que eu gosto, mas isso também é influenciado pelo facto de eu gostar muito da história original, que foi o "Romeo and Juliet" :)

    Talvez vá ver esse filme, vou lendo mais umas criticas para ver o que decido, porque agora já não se pode ir ver ao cinema todos os filmes que aparecem, com muita pena minha.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao DiCaprio, vê Diamante de Sangue, O Corpo da Mentira e Entre Inimigos. Vais adorar.

      Quando vires o filme, voltamos a falar da Carey :)

      beijos

      Eliminar