14.5.13

ficção real. destruir sonhos


Hoje cruzei-me com esta frase. “Nunca deixes que alguém te diga que não podes fazer algo. Nem mesmo eu. Se tens um sonho, tens que protege-lo. Quando as pessoas não conseguem fazer nada, vão dizer que tu também não consegues. Se queres alguma coisa. Luta por ela. Ponto final.” Os mais atentos facilmente associam esta conversa a um diálogo entre pai e filho, protagonizado por Will Smith e pelo seu filho, Jaden Smith, no filme Em Busca da Felicidade.

A conversa que reproduzi faz parte de um guião. Mas quem disse que a ficção não pode ser um espelho daquilo, bom ou mau, que acontece na vida real? Acredito que este é apenas um dos muitos exemplos daquilo que vemos em filmes e que acontecem na vida real. Aliás, há quem diga que as pessoas choram a ver filmes porque reportam aquilo que estão a ver no ecrã para situações das suas vidas ou das vidas de alguém próximo.

Neste caso específico, destruir sonhos é aquilo a que se pode chamar o prato do dia. Um miúdo diz que quer ser jogador de futebol. Surgem, imediatamente, uma dezena de vozes a dizer que isso é impossível. Que é melhor escolher outra coisa. Quem diz jogador de futebol, diz cantor, actor, médico, advogado ou outra coisa qualquer. Neste caso, acredito que muitos adultos nem tenham a noção daquilo que podem provocar ao destruir um sonho de uma criança.

É certo que todas as pessoas sabem, por exemplo, que o futebol profissional não está ao alcance de qualquer um. Existem muitos factores que se revelam fundamentais num percurso de sucesso. Mas isso não significa que seja impossível. E cabe ao adulto guiar a criança no rumo certo em vez de destruir o sonho da forma mais bruta possível.

Mas esta destruição de sonhos não é exclusiva dos petizes. Também se verifica, infelizmente, entre os adultos. Neste caso, acredito mais numa das partes do diálogo. Aquela onde se diz que quando as pessoas não conseguem fazer nada por elas mesmas, dizem às outras que também não vão conseguir. Acho que isto é algo enraizado no ADN de muitos adultos. Assim que se ouve algo, por melhor e original que seja a ideia, aparecem vozes a dizer que é algo impossível e destinado ao fracasso. Poucos são aqueles que conseguem notar o potencial de algo e motivar para que o outro, que teve uma excelente ideia que nós não tivemos, alcance o sucesso.

É apenas um filme. E quem preferir pode manter sempre esse ponto de vista. Mas, para mim é muito real que quando se tem um sonho, tem de se lutar por ele. E não se pode aceitar que ninguém diga que não é possível. Mesmo que seja o pai, a mãe, o marido, a mulher ou o namorado ou namorada. O caminho é lutar pelo que se quer. Ponto final.

31 comentários:

  1. Eu adoro essa frase e acho que por mais que nos desmotivem devemos sempre seguir os nossos sonhos, devemos sempre lutar por eles!

    ResponderEliminar
  2. Sabemos que somos amados por alguém quando essa pessoa nos incentiva nos nossos sonhos, ainda que eles se possam tornar um "entrave" àquela relação...seja de amizade, família, amor. Os sonhos não são ridículos nem irrealizáveis, só estão à espera de serem materializados.

    Liz

    ResponderEliminar

  3. ...no fundo tudo se resume a lutar pela nossa felicidade:)

    ResponderEliminar
  4. "Mas, para mim é muito real que quando se tem um sonho, tem de se lutar por ele." concordo a 1000000% :)

    http://rainbowwords1993.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. É exactamente por coisas destas que sei que ao longo da vida fui sempre bafejada pela sorte. Quando acabei o curso, consegui o estágio que qualquer pessoa da minha área sonha: trabalhar na criação e instalação de um museu. Quando disse ao meu professor (tutor do meu estágio e o meu querido mentor) que não sabia se conseguia ele respondeu-me com uma frase que é provavelmente o meu lema de vida: "Não sabendo que era possível foi lá e fez" (Jean Cocteau). Ainda hoje, quando estou aflita ou preocupada lembro-me e tento transmitir isto à prole :)

    ResponderEliminar
  6. Pois...isso todos nós sabemos muito bem! Pôr em prática é que nem sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço por isso. Se falho? Acredito que sim. Mas tento não falhar. Sobretudo quando tentam matar os meus sonhos.

      Eliminar
  7. Quando aos 10 anos eu disse que queria ser cientista (porque tínhamos visto a película da cebola ao microscópio nas aulas de ciências e eu achei o máximo) a minha mãe riu-se, com aquele ar de "nunca lá chegas". A verdade é que não estou assim tão longe disso. Neste momento estou mais na vertente da saúde, mas o meu curso dá perfeitamente para fazer investigação, por isso, quem sabe um dia, eu não chegue lá. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. "Eles não sabem, nem sonham,

    que o sonho comanda a vida,

    que sempre que um homem sonha

    o mundo pula e avança

    como bola colorida

    entre as mãos de uma criança."

    Como não acreditar ou ser possível destruir sonhos? ;) Vivo deles todos os dias, mesmo que muitas vezes tenha os pés bem assentes no chão!;)

    ResponderEliminar
  9. Há uma dualidade nessa destruição de sonhos que reside nas características de cada um, não nas de quem diz "tu não és capaz", para algumas pessoas (infelizmente não acredito que seja a maioria, porque as pessoas com resitencia ao não, são menos) que transformam esse "tu não és capaz" no factor motivacional! Eu taé acharia isso mito se já não tivesse assistido!
    Pessoas com gostinho especial em destruir sonhos sempre vai haver, quem os tem é que deve lutar por fazer a diferença :)

    ResponderEliminar
  10. Ouvir constantemente 'isso é uma parvoíce', desde criança (pelos pais) e em adulta (pelo marido), pode baixar muito uma autoconfiança já de si frágil. De tanto ouvir acaba-se por acreditar nisso. Tomam-se decisões e escolhem-se caminhos que podem vir mesmo a impossibilitar a concretização de certos sonhos. Agora, é da minha responsabilidade reeducar-me, e ganhar asas, apesar de todas as vezes que mas cortaram sempre que tentei voar... É duro! Mas ainda não desisti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sabes porque é que uma caixa de caranguejos vivos não precisa de ter tampa? - Porque sempre que um tenta sair, os outros agarram-no e puxam-no para baixo. Assim são muitos seres humanos...

      Eliminar
    2. :) Força Ana! Deixa-te de carnaguejos :)

      Realmente é verdade e às vezes parece que estamso mesmo como caranguejos.

      O meu marido, no ano passado começou um projeto novo e as únicas palavras de alento que ouvia eram as minhas, pois todas as outras pessoas diziam que não dava, que não era possível... mas ele acreditou e eu também. Se foi fácil? Não foi! Chega-se a dúvidar das nossas capacidades quando somos apenas nós contra o mundo... mas um ano depois, está a começar a dar frutos... devagar devagarinho, mas vamos chegar lá!

      É preciso acreditar, principalmente em nós próprios!

      Eliminar
    3. Ana Ricardo,

      Espero que nunca te cortem as asas. Pois tens tudo para voar como poucos conseguem. Espero mesmo que consigas voar :)

      E tens o exemplo da Nat

      Eliminar
    4. nat, parabéns! Grande exemplo! Obrigada nat e HSB! Por vezes as pessoas não têm noção do valor (sem preço) de uma palavra de incentivo! :)

      Eliminar
    5. Sei o que dizes mas o maior incentivo tem de vir de ti :)

      Eliminar
  11. Quando era pequena e caía, a minha mãe dizia: "anda cá que a mãe levanta-te."
    Grande mãe. Mesmo que um dia me tenha dito que a forma como que cantava dava para adormecer formigas. Obrigada mãe.
    MS

    ResponderEliminar
  12. Muito bem,homem sem blogue tocaste num bom assunto.
    Eu encontrei mais gente negativa que positiva e neste momento não vou contar a minha situação porque acho que devemos proteger os nossos objectivos de vida até serem concretizados e estabilizados.
    A opinião da Ana Ricardo também foi muito útil,identifiquei-me muito.Nos dias que correm faz muita falta alguém que nos incentive no sentido positivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tudo te corra bem e tens de ser a primeira a motivar-te. Senão, ficas no fundo do poço.

      Eliminar
  13. Li algures que quem quer realmente uma coisa encontra uma forma de lá chegar. Quem não quer (ainda que pense que sim), encontra desculpas. E eu encontro cada vez mais sentido neste radicalismo.

    Se o sonho não for forte o suficiente, tendemos a suspirar, a analisar e voltar a analisar, a parar mais tempo nos "contras do que nos prós", e a adiar. Adiar para "amanhã", para o mês que vem, para a reforma.

    Quando um sonho é intenso e verdadeiro, empurra-nos, impulsiona-nos, e não há obstáculo suficientemente alto que nos convença que estamos derrotados à partida; nem capacidade de esperar pelo dia de amanhã, se podemos começar o caminho hoje.

    Se calhar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. E como diz uma frase muito conhecida. Daqui a um ano vais desejar que tivesses começado hoje....

      Eliminar
  14. A todos os que escreveram aqui, o meu Bem Hajam pela força que me deram;nem imaginam quanto veio na hora certa ler sobre seguir os sonhos e não desistir.
    E tal como dizia Walt Disney: "Se podes sonhá-lo, podes fazê-lo"!
    É o meu lema, espero também vos dê força e muitos sorrisos na Vida.
    Xis
    Maria

    ResponderEliminar