20.5.13

esta coisa estranha que é ser feliz


Ele tem tudo. Vive rodeado dos melhores luxos que o dinheiro pode comprar. Algo que o ordenado de ceo da multinacional onde sempre trabalhou permite pagar. Conduz um Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster porque entende que ser dono de um Ferrari seria bastante modesto para si. Vive no condomínio privado mais luxuoso de Lisboa, onde pagou milhões pela casa onde vive. Roupa só compra na House of Bijan, em Beverly Hills, onde vai uma vez a cada dois meses, sendo que já prometeram inscrever o seu nome na montra ao lado de clientes como Spielberg e Bill Clinton. Como gosta de estar em forma, treina diversas vezes por semana. Na companhia de dois personal trainers. Se fosse acompanhado apenas por um seria monótono. Janta diariamente no Solar dos Presuntos em Lisboa pois comer em casa é triste. Frequenta os melhores bares da cidade e tem garrafa em todos eles. Ou seja, tem tudo aquilo que o dinheiro pode comprar.

Ela tem pouco. Vive com aquilo que aprendeu a ter e desconhece o significado da palavra luxo. É aquilo que o ordenado mínimo que aufere num emprego precário consegue pagar. Anda de transportes públicos e faz parte do caminho para o trabalho a pé porque o passe que cobre a distância completa é excessivamente caro para o seu orçamento. Vive num pequeno apartamento arrendado onde habitualmente falta a luz e onde a canalização antiga impede que a água corra com a pressão desejada. Não se lembra da última vez que comprou roupa. Por norma fica com as peças que as amigas já não usam e que nela ganham nova vida devido à elegância das suas curvas e também à inegável beleza do seu rosto. Gosta de desporto mas não tem dinheiro para frequentar um ginásio. Como tal, aproveita as caminhadas diárias para manter a boa forma que a caracteriza. Janta sempre em casa. Várias vezes por semana recorre a enlatados baratos porque isso permite canalizar dinheiro para outras coisas. As saídas nocturnas raramente vão além do café simpático da sua rua. Ou seja, tem aquilo que o seu ordenado permite comprar.

Ele tem cinco amigos próximos. Daqueles que ficam para a vida. Em comum todos eles têm o facto de não conhecer a sensação de conduzir um Lamborghini. Também desconhecem a sensação de comprar roupa na loja mais exclusiva do mundo. E não têm o hábito de jantar fora todas as noites. Além disso, quando saem com o amigo, ficam-se pelas imperiais, que são bem mais económicas. Curiosamente, ela também tem cinco amigas de quem é muito próxima. Em comum todas elas têm o facto de lhe oferecerem as roupas que já não usam e que ela tanto adora, apesar de vestir as mesmas com uma temporada de atraso em relação às amigas. Quando vai com elas ao café bebe apenas um café e pede um copo de água recusando divertir-se o resto da noite na companhia das amigas que frequentam as ladies night mais badaladas da cidade.

Ele tem uma conta recheada. Vive rodeado de luxos. Mas não é invejado por nenhum dos amigos. Porque dos seis é o único que diariamente regressa para uma casa vazia. Os outros cinco têm relações longas sendo que três deles já são pais. Já ele, chega a casa, roda a chave e não está ninguém para o receber. Ele, que tem mais dinheiro do que os amigos todos juntos é que os inveja. Porque desconhece o significado de amar e de ser amado. Nunca teve uma relação de durasse mais do que uma noite ou que fosse além das jóias dispendiosas que ofereceu a algumas raparigas que desapareceram assim que se apanharam com a jóia.

Ela tem uma conta com poucos euros. Vive sem conhecer o significado de luxo. Mas é invejada por todas as amigas. Porque é a única que tem o homem dos seus sonhos à sua espera quando regressa a casa. As outras cinco estão fartas de oferecer o coração e o corpo a homens que desaparecem depois de uma noite de sexo com promessas falsas de amor eterno. Ela, que usa as roupas que elas já não querem é que é invejada por elas. Ela, que afinal é a mulher que todos os homens desejam.

Ele tem tudo. Mas apenas aparentemente. Ela não tem nada. Mas apenas aos olhos mais distraídos. Ele é feliz. Mas somente aos olhos de quem mede a felicidade por bens materiais. Ela é infeliz. Mas apenas aos olhos de quem sonha com um Lamborghini. Na realidade, ele é infeliz no meio do luxo. Na realidade, ela sente-se a mulher mais feliz do mundo, mesmo desconhecendo o significado de luxo.

40 comentários:

  1. Dá vontade de ler mais e mais, daria uma linda história com certeza.

    ResponderEliminar
  2. O dinheiro nao compra felicidade...ajuda em algumas coisas, mas tambem traz interesses.

    ResponderEliminar
  3. wwooooowww. É que é isso mesmo! Ser feliz está nas pequenas coisas. Um dos problemas da infelicidade de muita gente hoje em dia prende-se com isso: as pessoas sabem o preços de tudo mas não sabem avaliar o valor de nada. E os pequenos "nada"s podem ser tudo o que precisamos :)

    ResponderEliminar
  4. E eu continuo achar que o dinheiro não é tudo, ajuda a realização de alguns sonhos e projectos, mas com o pouco podemos fazer muito, ter sensações boas. Claro que mais dinheiro me daria mais conforto, consequentemente mais felicidade, mas rapidamente me iria cansar daquilo que é conquistado com pouco esforço. quando sei que tenho de lutar mais para ter algo, a conquista é sempre melhor. Infelizmente há muitos eles e muitos elas... :D felizmente desvalorizo os bens materiais, é desejável ter mais gente dotada de valores do que dinheiro.

    [:/ longo comentário... ]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o dinheiro é fundamental em muitas coisas mas no amor não tem qualquer valor. É importante na saúde e em outras coisas mas isso depende da pessoa.

      Eliminar
  5. Isto já parece o romance de Grey... já reparaste que ELES é que são sempre os bem sucedidos e com muito dinheiro? E que TODOS dizem que o dinheiro não traz felicidade mas ninguém quer ser pobre?

    EU acho o dinheiro uma coisa importante. E o dinheiro não só compra felicidade como também compra, muitas vezes, saúde.

    Agora é bonito dizer-se que o dinheiro não importa, isso porque normalmente somos uns tesos (eu incluída) e não temos onde cair mortos e gostamos que gostem de nós, pobres. Mas o dinheiro é muito importante. O dinheiro abre muitas portas, muitos contactos, outra realidade.

    Consegue-se ser feliz com pouco dinheiro? SIM! Mas não é por seres milionário que vais ficar infeliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aliás basta ver a quantidade de pessoas infelizes por estarem sem emprego e consequentemente sem dinheiro...
      Porque se estivessem desempregadas mas tivessem milhões na conta bancárias o povo andava todo alegre, até os benfiquistas se esqueciam do campeonato.

      Eliminar
    2. Já expliquei a minha opção num texto mas se quiseres podes trocar eles por elas na história. É igual.

      Não tenho duvidas de que o dinheiro não compra amor. E tenho algumas reticências em relação à felicidade. O que é ser feliz? Ter uma casa de luxo? Um carro caro? Roupas de marca? Se isso for ser feliz, claro que o dinheiro compra felicidade.

      Onde acho que o dinheiro pode ser realmente importante é na saúde. Sobretudo naqueles tratamentos que custam largos milhares de euros.

      Eliminar
  6. Belo texto! Para ser feliz não é preciso muito...

    ResponderEliminar
  7. estes teus textos deixam-me com vontade de um dia ler uma livro teu... =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo elogio. Não sei que te dizer. Quem sabe um dia... Mas não penso nisso :)

      Eliminar
  8. Mais um texto excelente - já se está a tornar imagem de marca ;)

    E agora a ler o teu texto, e lembrando-me do post da "Bombaaaaa", fizeste-me lembrar a música da Floribela "não tenho nada, mas tenho tudo" xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que também pensei nessa música ao reler o texto :)

      Obrigado

      Eliminar
  9. Gostei das tuas palavras, mas acho que não é assim tão linear como querem pintar, se ela é feliz assim é uma caso raro, e se ele não é feliz assim é outro, porque a realidade não é assim tão "cor de rosa"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A realidade não é assim porque os valores estão todos trocados. Pessoalmente revejo-me mais nos valores dela no que nos luxos dele.

      Eliminar
    2. Eu também sem sobra de dúvidas, mas nem sempre um abraço apertado chega para compensar a tristeza de mais uma conta para pagar, não sei se me faço entender...

      Eliminar
    3. Percebo o que dizes. Não resolve mas ajuda muito e dá muita força para lutar.

      Eliminar
  10. E tudo é tão subjectivo, verdade? :) Adorei :)

    ResponderEliminar
  11. Gostei :) embora o amor e uma cabana nem sempre acabe num "happily ever after"

    ResponderEliminar
  12. os bens materiais são efémeros...nada se compara ao valor de sentimentos verdadeiros, como amor e carinho!

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro ler os teus textos, são lindos!Quem me dera saber escrever assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio. É pena não saber quem és para poder dar uma resposta melhor.

      É verdade que há uma boa dose de inspiração e isso depende da vida de cada um. Depois existem algumas regras básicas para escrever que devem sustentar um texto, seja ele qual for.

      Se gostas e queres escrever, luta por isso.

      Eliminar
  14. :)

    Gostei muito deste texto... Mas, mais uma vez, fica a faltar o resto...

    Espero um dia destes ver a história toda!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe se as histórias não se vão desenvolvendo :)

      beijos

      Eliminar
  15. Lá está... Afinal vais de encontro à minha opinião no comentário anterior
    "Ele tem uma conta recheada. Vive rodeado de luxos. Mas não é invejado por nenhum dos amigos. Porque dos seis é o único que diariamente regressa para uma casa vazia.".

    ResponderEliminar
  16. Ah! Continua a história por favor! Apetece ler mais!

    ResponderEliminar
  17. Adorei o texto e digo o mesmo, fica a apetecer ler mais :)

    ResponderEliminar