29.5.13

ambição, conceito e ideias predefinidas

Com frequência cruzo-me com pessoas que dizem que queriam escrever bem. Revelam o desejo de ter uma espécie de dom direccionado para a escrita. Outras, preferiam que esse dom fosse musical e que desse para compor um tema que seria cantarolado por todas as pessoas durante o Verão. E podia referir mais alguns exemplos de áreas onde algumas pessoas gostavam de ser bem sucedidas.

O que muitas pessoas fazem, e que considero errado, é deixarem-se levar pela ambição. Pelo enorme desejo de serem bem sucedidos, a qualquer custo. Com este objectivo, procuram conceitos que levam ao sucesso. Buscam regras estabelecidas por outros que garantem o sucesso em poucas etapas. Depois, seguem ideias predefinidas por alguém. E fazem isto tudo à pressa.

Por norma, quando estas regras são minimamente alcançadas, existe uma obra que cresce. Mas que rapidamente é catalogada de mais do mesmo. De uma cópia de algo. E isto acontece porque essas pessoas acabam por basear-se tão intensamente em algo que não têm o discernimento necessário para se afastarem desse outro projecto. Como tal, facilmente caem no erro de criar uma cópia quase exacta de algo.


Se alguém quer algo, deve lutar por aquilo que deseja. Mas não com base em algo. As pessoas devem despir-se de ambições. Devem esquecer os conceitos que alguém já estabeleceu como sendo os melhores para isto e também para aquilo. Devem ainda mandar para o lixo as ideias predefinidas num qualquer manual para isto ou para aquilo. Quando o conseguirem fazer, rapidamente percebem que os desejos não têm limites e que é possível chegar muito mais longe do que foi inicialmente previsto. Basta que se desliguem de tudo o que nos atrapalha.

14 comentários:

  1. Ando ha anos a tentar colocar isso em causa..mas os obstaculos no meu caminho sao muitos. E a nao ser que ganhe o euromilhoes, vou continuar a tentar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Ameeei o post de hj do seu blog!
    Se puder dá uma passadinha no meu e deixa um comentário?
    Meu mundo, Meu quarto

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não tenho nenhuma idealização ou ambição ligada a um sucesso reconhecido. Sou uma cidadã anónima que tem a sorte de gostar do que faz e cujo objectivo é tão somente manter isso. Há quem chame acomodação, falta de ambição ou horizontes...mas não, é mesmo ter noção daquilo que pessoalmente, me dá felicidade. Ainda bem que há pessoas com muitos projectos e ambições, se assim não fosse, isto andava muito mais paradito, mas também há quem passe a vida inteira a desejar ser tudo menos aquilo que é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estás feliz, é isso que interessa e nunca poderá ser visto como acomodação.

      As pessoas devem ter ambições. Mas essas vão muito mais além quando são puras.

      Eliminar
  4. Gostei...e muito :) É como tu dizes ..os desejos/sonhos não têm limites...temos mesmo é que nos desligar de tudo aquilo que nos atrapalha :)

    ResponderEliminar
  5. Que bonita conclusão. Tens toda a razão.

    ResponderEliminar