10.4.13

golo de uma vida


Há quem seja louco por Cristiano Ronaldo. Há quem venere Lionel Messi. Há ainda quem não ache piada a nenhum dos dois e prefira outros jogadores igualmente bons mas menos mediáticos. Quanto a mim, não tenho problemas em dizer. Eu sou fã do Pedro Fernando. Quem? Pedro Fernando, um jovem de apenas 14 anos que joga na equipa de iniciados do Anadia.

Para começar, nada melhor do que apresentar o jogador que idolatro. Pedro Fernando é um jovem autista. É uma criança que pouco interage longe das quatro linhas que marcam o rectângulo verde onde se joga futebol. Porém, quando calça as chuteiras e começa aos pontapés a uma bola de futebol, Pedro é igual aos seus colegas. Transforma-se. Vibra. Corre. Salta. Canta. Brinca. É feliz!

É verdade que esta história podia ser apenas mais uma referente a uma criança com autismo. Mas, para mim não é. Porque joguei futebol federado quase vinte anos. Sei bem aquilo que representa para uma criança. Sei o bem que faz a quem o pratica. E não tenho dúvidas de que tem o poder de fazer algo maravilhoso como aquilo que tem acontecido ao Pedro Fernando.

Mas, há algo que não pode ser esquecido. Aliás, que deve ser dito. Ter um jogador autista ou com alguma deficiência é muito giro. Mas na equipa dos outros. Muitos pais não querem que o filho partilhe o balneário com crianças diferentes. Tal como muitos colegas não têm paciência para alguém que exige cuidados especiais. Neste caso, Pedro Fernando é um sortudo. Encontrou um treinador que o apoia e que tem como objectivo fazer de si uma melhor pessoa e um melhor jogador. E que o trata como um jogador deve ser tratado. Além disso, o jovem de 14 anos tem colegas de equipa que também o tratam como merece. E que não fazem fretes. Que gostam mesmo de si.

Ao longo da minha carreira desportiva tive a felicidade de marcar muitos golos. Tive o prazer de ser escolhido como marcador de lances de bola parada em diversos clubes. E se me pedirem para recordar dois penalties escolho o primeiro de todos, porque falhei (o meu pai prefere dizer que foi o guarda-redes que defendeu) e um que marquei no último segundo do jogo e que levou a minha equipa a vencer por 1-0. Porém, nenhum destes se compara ao lance que podem ver neste vídeo. Nestes breves segundos, onde se pode ver o primeiro golo da vida de Pedro Fernandes, é possível perceber a verdadeira magia do futebol.

Destacar ainda o trabalho feito pela Sport.tv que através das suas reportagens permite que se conheçam histórias como esta. Este é daqueles trabalhos jornalísticos que valem a pena e que qualquer profissional gosta de fazer. Por fim, tudo isto é a prova de que o futebol tem muito valor. Que é importante. E enganem-se aqueles que pensam que o futebol é apenas Benfica, Porto, Sporting e aqueles debates televisivos que acabam sempre aos gritos. A verdadeira essência deste desporto é esta. É aquilo que fez a Pedro Fernandes. É aquilo de bom que faz a milhões de crianças espalhadas pelo mundo que nunca vão estar na capa de um jornal desportivo. Mas que são felizes a jogar futebol.


19 comentários:

  1. Sem palavras!...Acho que esse jovem jogador merece todo o apoio!!! É um lutador!

    Jovita Capitão.

    http://rainhadasinsonias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que acima de tudo ele sente-se bem por ser tratado de forma igual aos colegas.

      Eliminar
  2. Sou mesmo de lágrima fácil às vezes!

    ResponderEliminar
  3. Falso muralista. Es mesmo hipocrita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um muralista é um gajo que pinta listas em murais ne?

      Eliminar
    2. Não sou um falso muralista. Nem mesmo um muralista de verdade porque não faço pinturas.

      Também não me considero hipócrita. Acredito que me quisesses chamar falso moralista. Como não me conheces de lado nenhum confesso que não percebo o porque destas palavras. Tal como não percebo o que leva alguém a ocupar o seu tempo às 01h28 da manhã para ofender outras pessoas.

      Se quiseres explicar o porquê da tua opinião, terei todo o gosto em debater o assunto contigo.

      Eliminar
    3. Claro, pq as 01.28h ja temos todos que estar na caminha como dita a sociedade. O senhor, mais q ninguem, como jornalista, deveria ter consciencia que hoje em dia, o horario laboral nao se resume das 9h as 17h, nem o horario de lazer, visto que hoje temos electricidade, podemis ter outros horarios. Depois, obviamente a intencao seria chamar-me falso moralista. Isto pq tem necessidade de parecer generoso, romantico e solidario, quando obviamente não é. Ps: Deveria parar de se queixar do país e das suas dificuldades, afinal ter como vizinhos jogadores do benfica, nao sei se sabe, não é para todos. Nao tem msmo noção, das dificuldades q algumas pessoas passam, nessa sua bola de crustal.

      Eliminar
    4. O que pretendi dizer é que tenho coisas bem melhores para fazer, quer seja às 01h28 ou às 13h28 do que perder tempo a falar mal da vida dos outros.

      Deves ter algum problema, infelizmente. Não me conheces de lado nenhum. Não privas comigo em lado nenhum. Por isso como podes dizer que sinto a necessidade de parecer generoso, romântico e solidário. Quem me conhece sabe como sou. Sabe se sou ou não generoso. Quem amo sabe se sou ou não romântico. E quem me conhece, sabe se ajudo ou não. Tu, não sabes nada.

      Se há pessoa que vive numa bola de cristal és tu. Mas nessa bola estás tu sozinho, rodeado de inveja, mesquinhez e muitos outros sentimentos nefastos.

      Falas do que não sabes. Não te preocupas contigo mas dás palpites para o ar à toa. Não devia perder mais tempo contigo mas dou-te mais uma dica. Como tens acesso à internet, facilmente descobres onde fica o centro de estágios do Benfica. Depois disso, vais ao casas sapo (por exemplo) e procuras casas nessa zona. Podes procurar para comprar ou alugar. Depois, vês os valores e comparas com Lisboa, por exemplo.

      Por fim, deixa a vida me levar. Preocupa-te contigo pois não tenho culpa das tuas infelicidades ou frustrações.

      Eliminar