1.3.13

um balanço é quando um homem quiser (e o deste blogue é hoje)


A poucos dias dos onze meses de vida decidi fazer um balanço deste espaço. Porque tal como o Natal, um balanço é sempre que o homem quiser. Já referi diversas vezes mas volto a dizer. A versão original deste blogue (refiro-me ao aspecto visual) foi criada em cerca de trinta minutos. Nas horas seguintes nasceram os primeiros textos. Desde então, aquilo que mudou foi o visual. E o número de visualizações e seguidores. Quanto a mim, continuo a ser a mesma pessoa que era no primeiro dia de vida deste espaço.

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, este espaço não foi criado a pensar em sucesso (seja lá isso o que for quando nos referimos a um aglomerado de textos que estão disponíveis a todos de forma gratuita). Também não foi criado a pensar em visualizações ou muito menos em seguidores. Se fosse esse o meu único objectivo não escondia este blogue de quem me conhece. Andava por aí a gritar que criei um blogue. Pedia a todas as pessoas que o publicitassem nas redes sociais e se possível que dissessem que sou o maior. Porém, não sou assim. Se gosto que as pessoas passem por aqui? Sim, adoro. Se as visualizações ditam regras para a minha escrita e para os temas que abordo? Não, nunca!

Aquilo que aqui está registado desde o primeiro dia é aquilo que penso. Sinto. Observo. É o mundo visto pelos meus olhos e com o meu cunho pessoal. Não há invenções. Não crio histórias que não vivi para depois fazer de mim o protagonista e herói desses momentos. Não me faço a pior pessoa do mundo para que tenham pena de mim. Porque sei que há pessoas que vivem bem pior do que eu. Aliás, sempre que falo de crise é porque a sinto. Não porque viva rodeado de luxos e me apeteça brincar aos pobres para que sintam compaixão pelo que escrevo. À parte das minhas vivências gosto de fazer com que se sintam parte deste espaço que também é vosso. Por isso coloco questões. Falo de mitos. E também de episódios de vergonha. Claro que não podiam faltar os desafios que gosto de vos colocar. E com os quais me têm surpreendido. Ou seja, sou igual a cada um de vocês. Podia ser o vosso vizinho da porta do lado com todos os defeitos e qualidades que qualquer pessoa tem.

Quanto ao conteúdo daquilo que escrevo. Ser uma cópia não é uma das minhas regras. Aqui, onde a escrita é pessoal ou muito menos na escrita profissional. Gosto de dar o meu cunho pessoal a tudo aquilo que faço e a todos os projectos pessoais ou profissionais que passem a ter o meu nome. Se escrevo sobre coisas que já foram debatidas noutros espaços? Claro que sim. Se o faço com intenção? Não. A blogosfera é gigante e não a consigo consumir na sua totalidade. Além disso escrevo sobre vivências e felizmente não vivo sozinho no meu próprio planeta. Acho que só assim poderia falar sobre algo que ninguém experimentou ou observou na vida. Quanto à mestria das palavras. Essa não uma qualidade minha. Por isso, se alguém passa por aqui à procura de pérolas literárias, está a perder o seu tempo. Nunca "vendi" este espaço como um luxo feito de letras nem o farei porque não é esse o meu objectivo. E mais sincero não podia ser.

Hoje, disse que gosto de viajar porque adoro conhecer novas culturas e novas pessoas. E isso é o que sinto em cada texto que publico. Viajo pelo mundo apesar de poder estar de pijama sentado no sofá da minha casa. E cada um de vocês dá-me a conhecer novas perspectivas, novas formas de pensar e isso ensina-me muito mais do que possam imaginar. E com estas experiências tenho crescido. Seria burro se não aproveitasse aquilo que me ensinam para ser uma pessoa melhor. Graças a vocês tenho aprendido a relativizar muitos problemas. Graças às vossas histórias e testemunhos passei a ver algumas situações com outros olhos.

Ao longo destes meses conheci imensas pessoas. E felizmente posso dizer que a maior parte delas acrescentaram algo à minha vida. Posso também dizer que fiz amigos. Mentia se dissesse que não apanhei nenhuma desilusão. Mas também estaria a mentir se dissesse que não aprendi com aquilo que de mau aconteceu. Há sempre algo a aprender. E a blogosfera não é excepção. Aliás, tendo em conta que a maior parte das pessoas está por detrás de um computador, este é um mundo propício à ilusão de algo que não é real. E já fui vítima disso mesmo.

Somando os prós e os contras, faço um balanço extremamente positivo desta aventura que há onze meses não fazia parte dos meus objectivos. E se não tinha objectivos nessa altura, continuo a não ter hoje. Tal como não terei amanhã. Vou deixar que a vida me leve. Com uma única promessa. Saborear cada segundo da viagem que estiver reservada para mim.

62 comentários:

  1. Meio milhão de visualizações em menos dum ano é obra. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje não consigo explicar o porquê desses números mas garanto-te que não mudaram a pessoa que sou.

      Eliminar
  2. Posso dizer que só fiquei a conhecer este espaço ontem e tenho gostado bastante. O ambiente é giro e leve. Cá estarei futuramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. Aparece sempre que quiseres e espero que te sintas à vontade por cá.

      Eliminar
  3. Eu venho cá todos os dias....Gosto de pensar e aqui sinto que se pensa!

    ResponderEliminar
  4. Deves ficar muito orgulhoso por tudo o que fizeste/criaste até agora!
    A piada do blog, é a diversidade de temas e a maneira como os abordas... Temos aqui, coisas sérias, temos coisas mais descontraídas, tudo escrito com muita pinta!
    Congrats, mais uma vez. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não minto que sinto orgulho mas para mim continua a ser o mesmo espaço do primeiro dia.

      Obrigado ;)

      Eliminar
  5. E não sei se sabes, mas foste uma das minhas inspirações no momento de decidir criar um blog. ;) Parabéns por este espaço!! beijinhos

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saber que servi de inspiração a algo tão belo é um grande orgulho. Assim, já valeu a pena.

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  6. Já leio este blogue há algum tempo (ainda antes de ter criado o meu), mas nunca tinha comentado até agora! Não podia deixar passar este post em branco :) muitos parabéns e continua com a boa escrita, eu cá gosto muito :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que, sem dúvida, é dos espaços onde mais é notório que tudo é sentido e verdadeiro. E isso é louvável :) Parabéns e que venham muitos mais meses de sucesso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Apesar de não comentar sempre, passo por aqui quase todos os dias. Já faz parte da "rotina" (mas das rotinas boas, aquelas que temos porque gostamos) :P
    Keep going!

    ResponderEliminar
  9. Descobri há pouco este blog.Muito bom. Temas variados, controversos alguns, mas sempre do que li, muito sinceros e proveitosos...diria que por vezes a tocar o serviço publico de qualidade.
    Parabens

    Klepsidra

    ResponderEliminar
  10. Continua fiel a ti próprio, com os teus textos, pensamentos, mitos e desafios... É isso que nos faz voltar sempre... É isso, é o demonstrares que para além de ser o teu espaço, que também é um espaço dos teus leitores, onde também os ouves, e demonstras que os ouves...

    E sim, é normal quando se lê algo que nos faz pensar que se escreva sobre o assunto... sem que isso seja uma cópia ou imitação... no máximo é uma outra visão do mesmo assunto...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Eu visito-te sempre que tenho tempo. É preciso tempo para ler o que escreves, sem ser em transversal. E apreciar...

    ResponderEliminar
  12. E que belo espaço! Foste a primeira pessoa que conheci através deste meio :) Nunca pensei que fosse possivel criar afinidades com pessoas que "apenas" lemos diariamente, mas é certo que acaba por acontecer. Espero que possamos estar juntos novamente, e prometo contar-te o que pensei sobre o blog na altura em que o comecei a seguir (não foi bom :p)

    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina. Foi um prazer conhecer-te e ao teu noivo. E é claro que poderemos estar juntos mais vezes. Fiquei curioso com o que disseste. Quero saber ;p

      beijos e boa semana

      Eliminar
  13. Qualquer dia não sei como te hei-de explicar o que sinto quando aqui venho...esgotam-se-me as palavras, parecem-me poucas e pequenas, viro-as e reviro-as e não dizem o suficiente. Fui entrando aqui pé ante pé, nunca suspeitando do que me ia acontecer e quando dei por mim, partilhava contigo pedaços de mim com uma abertura que às vezes tenho receio seja mal interpretada e julgada abusiva, mas a culpa é tua sabes, fazes com que eu sinta o conforto e a confiança de quem fala com um amigo. Já chorei, já ri, já chorei a rir, já deixei o meu coração sangrar e fazer isso com quem senão com um amigo?!
    Que a vida te leve sim e que cada segundo tenha o sabor da felicidade que tu mereces e que todos nós que aqui estamos possamos continuar a partilhar todos os momentos que conosco decidas partilhar.
    Acima de tudo VIVE e Sê FELIZ!

    Boa Noite Bruno e Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suri, não precisas de falar ou escrever para revelar o que sentes. Algo que já fizeste por diversas vezes e que me enche de orgulho.

      E é bom sentir que sentes que somos amigos. Não estás errada.

      beijos

      Eliminar
  14. Eu cá gosto muito da tua escrita, que me transmite muita sinceridade.
    E enquanto assim for, passarei por cá! Keep Göring ;)
    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. hsb,

    Acho que vou discordar de ti pela primeira vez. Faz parte, numa boa relação de amizade haver um momento em que se discorda. ;)

    Gostei imenso do que escreveste, faz sentido: o balanço, o conhecimento das pessoas, o reconhecimento do que este blog falou e fala de ti e da tua humanidade, as perspectivas que abre(s), as emoções que partilhas e que escutas de outros. É por tudo isto e mais alguma coisa que não concordo contigo... quando dizes que "continuo a ser a mesma pessoa que era no primeiro dia de vida deste espaço".

    Ok, filosofices à parte... ou não. Percebo perfeitamente o que queres dizer com o "continuar a mesma pessoa". Sim, és o hsb, mas diferente. Nestes onze meses, as pessoas que conheceste, pessoal ou virtualmente, fizeram-te ver outro modo de ser pessoa, do positivo (quando celebras justamente as descobertas ou os números), ao mais negativo (quando há pessoas com atitudes de "abéculas" que ofendem e sentem invejas sem sentido). Nestes onze meses o descanso em Vila Nova de Mil Fontes e as passagens de modo especial nas maravilhosas, espectaculares, impressionantes, terras algarvias [ ;) ], junto ao Mar, levaram-te a outros sonhos, desejos e desfrutes. Nestes onze meses, a situação do teu pai (que muitos acompanhámos dando a força), obrigou-te a repensar a vida, as emoções sobre a mesma, de modo especial na relação que tens com ele(s). Nestes onze meses, acompanhámos o crescimento da tua (mais-que-tudo) sobrinha [ ;) ], onde a viste mudar fisicamente, ganhando a personalidade que a vai caracterizando. De certeza que já viste muitas crianças a crescer, mas, de certeza também, que este crescimento também te fez mudar o entendimento do que é isto de crescer... e mudar. Ah, e será possível esquecer a carta de Amor do passado 14 de Fevereiro? Nestes onze meses, esse amor foi madurando a dois e em cada um de vocês.

    E não dou mais exemplos, porque já me dói o rosto de sorrir enquanto os recordo.

    Ainda achas que "continuas a mesma pessoa"? ;)
    Venha mais hsb... a partir dos textos!

    Um ABRAÇO apertado, sim, grande. :)

    A propósito de tempo, quando possas espreita este vídeo:
    http://oinsecto.blogspot.com.es/2013/02/momentos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindo Paulo,
      É isso mesmo!
      Ah caraças Seguidor à maneira!
      Está aqui tudo!

      Jinhos aos dois!

      Eliminar
    2. Paulo, não sei que te diga...

      Já trocamos diversos emails e sabes na perfeição aquilo que penso de ti.

      Porém, nunca é demais dizer que são pessoas como tu que fazem deste mundo um sítio melhor. Um sítio onde vale a pena viver e lutar por algo melhor.

      É um orgulho conhecer-te e falar contigo!

      Grande e forte abraço

      Eliminar

  16. Ainda bem que te lembraste de começar este blogue, HSB.
    Obrigada pela partilha, pelo bom-senso, pelo humor, pela maturidade, pela serenidade, pela amizade que nos chega desse lado do ecrã.

    O sucesso é a única consequência possível.
    Parabéns pelo aniversário!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado ABT. Aprecio imenso as nossas conversas através dos comentários.

      No dia do aniversário dá os parabéns :)

      Eliminar
  17. Estou como a Maria; venho aqui assiduamente mas gosto de ler (ler mesmo) os textos e reflectir acerca deles e para isso é preciso tempo (não gosto de os ler na diagonal) Nem sempre comento porque muitas das vezes seria apenas para fazer o comentário pobrezinho do "subscrevo inteiramente" e isso não acrescentaria nada.
    Gosto do teu blog já se percebeu e espero muito que continues a escrevê-lo nos moldes em que o tens feito.
    Parabéns pelo numero de seguidores e de visualizações; é merecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei mesmo o que te dizer mas revelo que adoro a tua companhia e maneira de ser.

      Eliminar
  18. Balan¢o positivissimo. :-). Parabens e continua assim. Beijinho

    ResponderEliminar
  19. O maior elogio que te posso dar é que ha 3 anos que sou user registado do blogspot e ao fim de N blogs que lia e seguia, o teu foi o 1º que começei a comentar assiduamente...e mesmo ultimamente nao tendo net em casa, sempre que podia vinha ver do teu blog!

    Continua a fazer-me sentir em casa...que como bom filho, a casa retornarei sempre ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um grande elogio, daqueles que me deixam sem palavras.

      Abraço!

      Eliminar
  20. Continua assim! Gosto imenso de "cá" vir! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso sentes o mesmo que sinto em cada vez que visito a tua "casa"

      beijos

      Eliminar
    2. Isto de ires a casa de uns e nao ires á dos outros é que nao é bonito hehehe

      Eliminar
  21. é por todas essas razões que este blog tem o sucesso que tem e tanta gente te segue =) Continua assim! Bjinhos***

    ResponderEliminar
  22. O Paulo disse tudo e eu vou repetir-me: é uma delicia ler-te :)

    ResponderEliminar
  23. :) Acho que a tua frase final diz tudo...o importante é ires saboreando tudo o que o teu blogue te tem trazido! Tu continua que eu por mim também continuo por aqui :)

    ResponderEliminar
  24. Gosto tanto, mas tanto do teu blog. Pela qualidade da escrita, pelos temas, pela interacção, pela boa pessoa que transmites ser. Tenho a sensação de que quando cá venho aprendo sempre alguma coisa :) Eu vou continuar a ler, ai vou vou! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber. E acredita que sinto o mesmo em relação ao teu e a ti ;)

      Eliminar
  25. Olá, conheci o teu blogue há pouco. Há uns tempos aventurei-me no mundo dos blogues como autora de um.
    Coisa pouca, um pouco de mim mas a verdade é que é terapêutico, que era o objectivo. Mas é um embrião ainda ;)
    Gosto muito da tua escrita e és já uma inspiração.
    Continuação!!
    VG
    Procrastinating in a Zoo

    ResponderEliminar