5.3.13

saber vender aquilo que somos


Hoje falei de desemprego. Daquilo que entendo ser a postura correcta de um desempregado perante um determinado tipo de ofertas. É certo que cada caso é um caso. Isso nunca poderá ser esquecido. É certo que cada qual sabe as despesas que tem e aquilo que ambiciona para o futuro. Mas entendo que há certas situações que não podem ser recusadas. E dei-me como exemplo dessa postura que descrevi e que pauta a minha forma de ser.

O texto cresceu muito mais do que o esperado e li comentários muito importantes de pessoas que vivem situações complicadas. E isso levou-me a pensar noutro assunto que acaba por estar relacionado com a mesma temática. Do meu ponto de vista, uma das lacunas mais profundas de quem procura emprego é não saber vender-se. É não saber vender aquilo que as empresas querem comprar. É não ter cuidado com algo muito importante: a sua marca pessoal, que é aquilo que cada um de nós é mas com que poucos se preocupam.

O curriculum é desactualizado. Usam-se fotos de redes sociais, muitas vezes em clima de festa ou mesmo em trajes menos próprios. Não é feita uma apresentação apropriada. Diz-se apenas “aqui vai o meu cv” e espera-se que o telefone toque. No momento da entrevista, muitas pessoas passam uma clara imagem de derrota e desânimo. É certo que os momentos são complicados mas naqueles minutos, o candidato tem de passar a imagem de que é a pessoa mais confiante do mundo. Mesmo que já tenha ido a cinquenta entrevistas nessa semana. Porque as empresas não querem mais problemas, querem alguém que tenha soluções. Querem alguém que respire confiança e que não dê respostas formatadas.

Mais do que nunca é preciso pensar e agir “fora da caixa”, e isso aplica-se à procura de emprego. Podem dizer que é apenas mais uma teoria no meio de muitas. Aceito que pensem dessa forma. Aceito até que pensem que estou a insinuar que a pessoa seja falsa na entrevista. Mas, a mensagem que pretendo passar é outra. É que uma atitude desleixada na candidatura e no envio do cv e derrotista na entrevista é meio caminho andado para que tudo corra mal.

31 comentários:

  1. Tens razão, mas eu procuro trabalho há 5 meses e consigo manter esse espírito positivo e optimista! Acredito que haja muita gente que perde a esperança e que perde a capacidade de se "reinventar", mas sem dúvida que vamos ser uma geração com muita força para lutar e o surgimento de muitos novos criativos!

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais!!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Concordo, uma atitude positiva e proactiva pode ajudar muito. :)

    ResponderEliminar
  4. Comecei a ler este blogue hoje e adorei : )
    Parabéns.
    I.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste :)

      Espero que te sintas à vontade.

      Obrigado

      Eliminar
  5. Relativamente ao pensar e agir "fora da caixa", Henry Ford dizia que "Há dois tipos de pessoas que não interessam a uma boa empresa: as que não fazem o que se manda e as que só fazem o que se manda.". Em caso de dúvida devemos ser sensatos.
    bj

    ResponderEliminar
  6. HAHAHA Isso fez-me lembrar aquele cv que recebemos uma x que a miúda estava quase nua e eram supostamente fotos artísticas!
    xoxo
    Sis

    ResponderEliminar
  7. hoje numa farmácia homeopática deparei-me com uma rapariga aentregar um CV enrolado. Trocar duas palavras com a senhora que o recebeu e não fosse a senhora perguntar se tinha experiência na área,não dizia mais nada.A resposta foi derrotista, "não".Não, pela resposta, mas pelo modo como o disse.como tudo na vida, é um modo de atitude;)

    ResponderEliminar
  8. Entendo o desespero, mas espero nunca ter de negar a minha formação e, pior ainda, exagerá-la.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém falou em exagerar. Mas em realçar aquilo que temos que casa na perfeição com o que procuram. Por exemplo, se concorrer a uma vaga para apresentador de televisão não vou meter no cv que vendi ténis numa loja ou que fui carteiro interno no aeroporto. Não ganho nada com isso.

      Eliminar
  9. Extremamente bem explicado.
    Infelizmente estou desempregada há um ano e meio. Já fui a imensas entrevistas e custa ser sempre das finalistas e n ficar. Sou das que tem entrevistas, mas ainda estou para entender porque não fico numa empresa. Quando saio das entrevistas analiso e volto a analisar o que se passou de mal. Penso que não tenho mau cv (apesar de ser grande e tenho noção disso, tendo-o que rever). E uma coisa importante, é ter vários cv's, consoante os cargos que se candidatamos.
    Gostava de fazer um cv diferente e até de enviar formas "fora do normal", mas tudo tem a ver com o tipo de empresas que concorremos. Já vi cv's aterradores, como há duas semanas atrás, quando estava ao lado da pessoa que estava a afazer recrutamento: a imagem deles falava por eles próprios.
    Um dos problemas que tenho qdo vou a entrevista, e já mencionei isso, é que vou demasiado descontraída. Não fico stressada, nem pressionada. J+a tenho "calo".
    Mas n estou contente com a forma do meu cv apesar de andar sp a melhorar. Cansa procurar emprego, andar de norte a sul e depois ainda fazer e refazer cv's...
    E é isto: cansaço!!! Mas sou da opinião das pessoas darem o seu melhor e saber fazer o seu marketing pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi cv´s em dvd que são brutauis. Adorei aquele do rapaz que fez a candidatura com o video do quem é quem. E o outro que apareceu numa empresa como um embrulho dentro de um caixote. São casos de sucesso de pessoas que arriscaram. Quanto ao cv, sempre ouvi dizer que não deve passar das duas páginas.

      Espero que mantenhas uma boa atitude e que te saibas vender.

      Eliminar
  10. Um tem bem sensível que deve ser tratado dessa forma.

    ResponderEliminar
  11. No geral gosto desta publicação HSB é sempre uma forma de tentar ajudar.
    O que me diz a experiência e o falar com pessoas que fazem contratação de pessoal é que o curriculum muito longo não é habitualmente boa solução e depois também não custa nada adaptá-lo à função a que se responde e isso não significa dar informações menos verdadeiras, mas sim explicitar melhor as características profissionais e ou pessoais mais adaptáveis à função.
    Por outro lado a apresentação é um factor importante e depois a motivação para a função que se expressa. Na entrevista o comportamento conta, nem muito à vontade nem muito stress e depois de tudo isto é sorte também.

    ResponderEliminar
  12. É sempre uma situação difícil, estar numa entrevista. O que teria resultado na entrevista anterior é o erro crasso que se comete na seguinte entrevista. Acho que a melhor maneira é procurar conhecer bem a empresa, ter respostas preparadas para vários cenários. Quando chegam à entrevista em vez de só serem analisados é também analisar o entrevistador para perceber o que ele procura. enfim são apenas sugestões. (Também sei o que é levar negas mas também já entrevistei).

    ResponderEliminar
  13. Olá
    Este tema é muito pertinente, isto porque no meu trabalho estou em contacto com cv's diariamente. Dou assistencia ao responsavel de outsourcing da empresa onde trabalho e de entre outras coisas analiso cv's. Posso dizer que ja vi de tudo!!!!Com foto, sem foto, com fotos artisticas, com fotos menos artisticas, na praia, na disco... de tudo mesmo!
    Uma coisa que complica imenso o nosso trabalho são os cv's mal feitos, em que a informação nao esta correta ou incompleta, desatualizados e por ai fora, ou ate mesmo a falta de um cv para analizar, do tipo: "venho por este meio candidatar-me a uma vaga na vossa empresa.".
    Na faculdade a minha prof. de Portugues teve o cuidado de inserir nas aulas a forma correta de se fazer um cv, ela esplicou e esplicou e nos praticamos varias vezes. Posso dizer que axo que foi uma mais valia.
    Poderia estar aqui a enumerar imensas coisas mas nao vale a pena, digo apenas para terema mais cuidado com as fotos (que sejam simples e profissionais), sejam organizados na elaboração do cv (é muito importante para quem analisa) ha formatos de cv's disponiveis na internet (não inventem por favor, digo isto porque as vezes levo horas de volta de um cv), nas entrevistas por favor sejam voces mesmos, sinceridade tambem conta!
    Ahh outra coisa, decotes exagerados, saias muito curtas e afins nem sempre resultam, os homens aqui da casa ja recusaram candidatas pois nao é a mini saia que salva uma entrevista mas sim a cabeça! Isto claro leva-nos a imagem, meninos tenis, chinelos e afins tambem nao vale tá???
    Espero ter ajudado! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que foste uma boa ajuda. E as pessoas têm também de ter cuidado com os próprios facebooks, por exemplo.

      Eliminar
  14. Felizmente não tenho que andar à procura de trabalho... mas quando foi a minha altura, lembro-me que ficava sempre bastante nervosa... o que condicionava de certa forma as entrevistas...

    Mas claramente na busca de um trabalho é importante uma boa apresentação, sem com isto dizer que todos sejam modelos, mas uma apresentação cuidada e asseada é importante...

    Quanto a CVs, importa que seja estruturado, e que não tenha informações falsas... (tenho conhecimento de alguns despedimentos por ter sido descoberta informação falsa no CV)...

    ResponderEliminar
  15. Concordo plenamente, penso que quando vamos a uma entrevista por mais derrotados que estejamos nunca o podemos mostrar e temos de lutar até ao fim para agarrar as oportunidades que surgem!
    Inês

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo e este post é bastante útil e nunca é demais lembrar. acho que o facto de ter atitude positiva me tem ajudado! se bem que não estou a trabalhar na minha área mas o importante é não parar para não desanimar!
    abraço

    ResponderEliminar