19.3.13

porquê? como é possível?


Para a generalidade das pessoas, hoje é um dia feliz. Celebra-se o amor que se sente pelo pai. Apesar de ser adepto de que essa demonstração deve ser diária, hoje é um dia – também comercial como qualquer data do género – em que os sentimentos estão mais à flor da pele. Ao longo das últimas horas tenho-me deparado com as mais variadas demonstrações de carinho em relação aos pais sendo que todas as pessoas juram ter o melhor pai do mundo.

Depois, existe uma minoria (ainda bem que assim é) que vive da saudade neste dia. Aproveitam o passar das horas para recordar aquilo que de melhor aconteceu junto de uma pessoa que infelizmente já não está neste mundo. Acredito que algumas destas pessoas tenham o desejo de avançar o relógio pois é impossível não sentir saudades de quem já partiu enquanto meio mundo declara, entre sorrisos, o seu amor ao pai.

Existe ainda outra minoria que subdivido em dois grupos. Refiro-me aos filhos que não ligam nenhuma aos pais e também aos progenitores que há muito esqueceram ter posto um (ou mais) filho no mundo. Como sinto um grande amor pelo meu pai, custa-me imenso pensar neste triste cenário real. Conheço casos de pais que não ligam nenhuma aos filhos. Conheço casos de filhos que só querem saber dos pais para lhes pedirem dinheiro. E conheço ainda casos de pais que roubam os descendentes e que os usam para irregularidades que acabam por prejudicar as suas vidas.

E quando penso nestes casos, só me ocorre perguntar porquê? Como é possível? Já me custa compreender o conceito de maldade entre duas pessoas sem qualquer ligação familiar. Agora, não consigo mesmo perceber o que leva um pai a ignorar ou causar mal a um filho e vice-versa. Como é possível que alguém viole sexualmente quem pôs neste mundo? Como é que alguém diz a um familiar chegado: “tu está morto para mim!” É certo que existe maldade e certamente existiram muitos motivos para tal. Mas como é que uma relação entre pai/filho chega a este ponto? Como é que não se resolvem as coisas na hora? Por mais que tente, é algo que nunca irei perceber.

Se já me chateei com o meu pai? Sim, diversas vezes. Se ele já se aborreceu seriamente comigo? Também. Mas isso é esquecido pouco tempo depois. Porque é o meu pai. Porque o amo. E porque seria incapaz de desejar o seu mal. Aliás, seria incapaz de lhe fazer mal. Espero que o este dia sirva para muitos pais/filhos pensarem nos erros que cometeram. E que tenham coragem de simplesmente pedir desculpa e dizer gosto de ti. Porque nunca é tarde demais para pedir desculpa e tentar emendar o mal que se fez.

39 comentários:

  1. Também me faz confusão mas ás vezes há coisas muito mais fortes do que esse amor que deveria ser inquebravel... Feliz dia do pai!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas nada devia ser mais forte do que um amor desses.

      Espero que o dia também tenha sido feliz por aí.

      Eliminar
  2. concordo! Eu já fiz isso hoje...de manhãzinha :)

    ResponderEliminar
  3. Existem muitas coisas que não consigo compreender... E algumas das que descreves são inconcebíveis para mim...

    Outras faço ideia do que poderá levas a certas situações...

    Bj

    ResponderEliminar
  4. Temos no frigorífico um iman que diz: qualquer um pode ser pai, mas só alguém especial pode ser papá. A verdade é que fazer filhos é a coisa mais simples que há, o problema é que há muitas, mas muitas, mas realmente muitas pessoas que nunca na vida deveriam ter sido pais. Há pessoas que não nasceram para isso, que não sabem sê-lo, que não quiseram sê-lo. Isso é meio caminho andado para justificar a maior parte das histórias tristes que conhecemos. Eu sou um pouco indiferente ao dia do pai, sempre vivi longe do meu, sempre tive uma figura paterna em casa (o meu padrasto) mas nunca senti o amor que sente por um pai. Falo com o meu, vejo-o de quando em quando, mas é mais uma pessoa. Não tenho pena disso nem sinto falta de ter um pai, já que não podemos sentir falta de uma coisa que nunca tivemos. Para mim é só mais um dia e vou reservar-me ao direito de, um dia, quando tiver a tarefa de escolher o pai dos meus filhos, escolher o melhor que conseguir.

    ResponderEliminar
  5. Não são assim tão raros os casos. A biologia é algo que dista muito dos afectos. É bom fazê-las coincidir!

    ResponderEliminar
  6. Amor de pai? Não sei o que é...
    Quando se abandona um filho não há emenda possível...digo eu :)

    ResponderEliminar
  7. Há sentimentos que não se explicam, sentem-se...

    ResponderEliminar
  8. Lê o meu post. Pode ser que percebas.
    Nunca conheci o que significava "Pai". Acho que isso explica muita coisa.
    Quanto à minha mãe... dará outro post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li e nem te consigo explicar o que sentir ao ler as tuas palavras....

      Eliminar
  9. Para te fazer entender que há pais e mães que realmente não amam os seus filhos poderia contar-te um pedaço daminha vida. Mas, tu irias ficar aborrecido.

    Mas, que fiquei traumatizada e me sinto orfã de mãe viva, sem dúvida.

    Agora, para quê? Porquê? quem me dera perceber e entender, mas é a relidade.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso queiras desabafar, estou à distância de um comentário ou de um email e nunca será um aborrecimento para mim.

      beijos

      Eliminar
  10. Olá,

    Infelizmente, faço parte do grupo daqueles a que hoje apenas lhes resta a saudade dos incríveis momentos vividos com os pais.
    Se, todos os dias custa viver a sua ausência, estes dias de celebração são sinonimo de um aperto incrível no coração e de uma dor indiscritível.

    Achei de uma ternura imensa que se tenha lembrado também deste grupo a que pertenço. Obrigada, foi bom ler o que escreveu!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que sentes. É o que sinto quando todas as pessoas celebram o dia dos avós.

      Obrigado por estares por cá.

      Beijos

      Eliminar
  11. Para mim tambem é um mistério...como é possivel não se resolverem os problemas entre pais e filhos...mas não podemos entender tudo.

    ResponderEliminar
  12. Esqueci- me de te dizer que adorei o teu post! (Como adoro muitos outros que escreves)
    Sê feliz!

    ResponderEliminar
  13. infelizmente eu faço parte daquela minoria que falas que tem pai sem ter.

    embora tenha tido o melhor pai do mundo enquanto fui uma miúda, as circunstâncias da vida foram alterando esta relação e hoje posso dizer-te que vivemos os dois na mesma casa e somos completos estranhos que nem sequer se falam.

    e posso dizer-te, numa tentativa de te explicar essas coisas que não entendes, que o amor familiar não é dado adquirido, é algo construído e alimentado com respeito, preocupação, carinho e afecto. e isso nem sempre existe só porque somos pais e filhos.

    no meu caso, foram o desinteresse por muitas coisas importantes para mim, foram muitas palavras demasiado amargas para engolir, foram várias atitudes decepcionantes e foram inúmeras faltas de respeito por mim como filha e como pessoa que me fizeram chegar ao ponto que estou hoje, de olhar para aquele que deveria ser o meu pai e não ver ninguém que reconheça, admire e ame.

    por todas essas razões e muitas outras demasiado longas para expor aqui, este dia para mim é apenas mas um, mas fico feliz por ver e ouvir a alegria e o carinho que transparece das histórias da maioria.

    assim sendo, feliz dia do pai para ti e para o senhor teu pai! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico triste. E acredito que seja algo intenso em ti sobretudo porque vivem juntos. Espero que um dia tudo se resolva.

      Sê feliz :)

      Eliminar
  14. Só gosto de julgar as situações depois de por lá passar, por isso não me quero alargar muito. Mas também me custa a aceitar certos comportamentos que existem entre pais e filhos, seja por culpa de uns ou outros.

    ResponderEliminar
  15. Só posso dizer que me considero uma sortuda nas relações que tenho ao meu redor de pais filhos tanto da minha geração quanto dos meus descendentes. Entristece-me de sobremaneira que pais filhos estejam de costas voltadas porque deveria ser um amor incondicional. Que dia do pai seja todos os dias e se construa a cada dia!

    ResponderEliminar
  16. Olá Bruno, eu só posso dizer que tenho saudades sem fim do meu Pai e que dava tudo para o ter aqui..mas deve estar a olhar por mim...lá de cima com a ternura e o sorriso de que me lembro todos os dias.
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposto que olha de ti e que te ajuda em todos os momentos.

      beijos

      Eliminar
  17. Por vezes, é tarde demais, sim.

    A minha mãe saiu de casa quando eu tinha 4 anos. Passou quase 36 anos sem dizer uma palavra, sem procurar os filhos, mesmo sabendo sempre onde os poderia encontrar a qualquer altura. Ao fim de 36 anos quer aparecer, quer aproximar-se, quer ser a nossa mãe. É tarde, demasiado tarde. Não há desculpa, não há argumento, não há nada que a possa fazer ser minha mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo aquilo que sentes. Tenho um caso semelhante próximo de mim. Um dos irmãos deu abertura para a mãe reentrar na sua vida. O outro, não quer.

      É muito complicado.

      Eliminar
  18. Com o meu caso "aprendeste" que há coisas que falam mais alto do que o amor que nos devia unir e não deixar que nada, nem ninguém nos separasse.

    jinho

    ResponderEliminar
  19. Tens razão. O desafio já está no meu blogue.

    beijos

    ResponderEliminar
  20. há coisas que não sei explicar, ontem era dia do pai e por incrível que parece não lhe disse nada, não lhe liguei não demonstrei qualquer afecto. e amo-o claro que sim, vivemos afastados,e eu falhei [até já escrevi sobre isso.. porque no final do dia enquanto passeava pela blogosfera senti que devia ter feito algo e não fiz] mas hoje vou fazê-lo.

    beijo

    ResponderEliminar
  21. Eu pertenço aqueles que já não têm pai... Para piorar o meu pai fazia anos também no Dia do Pai. Ontem os meus pensamentos estiveram com ele e hoje de manhã publiquei isto no FB:
    "Ontem foi o dia do Pai
    Todos os anos é a mesma coisa.
    Eu bem tento esquecer mas não me deixam…É que para além de ter sido dia do Pai também o meu pai faria anos ontem.
    Como eu gostava de lhe ter podido oferecer as 2 prendas... Não pude fazê-lo, mas em pensamento, ofereci-lhe mil beijos e sorrisos e desejei que ele, onde quer que esteja, esteja feliz, em paz e espero que um bocadinho orgulhoso deste pedaço de gente que deixou por cá.
    Gosto muito de ti, Pipá !!"

    Foi esta a minha singela homenagem

    ResponderEliminar