28.3.13

não saber ouvir e medo de opinar


Por norma, gosto de ter uma segunda opinião sobre algo que vou fazer. Não é um sinal de insegurança mas considero importante ouvir o ponto de vista de alguém distante da posição em que me encontro. Poderá não mudar aquilo que vou fazer mas gosto de ouvir diferentes perspectivas. Porém, quando quero um ponto de vista sobre algo que me pode estar a escapar recorro sempre às mesmas pessoas. Ou seja, aquelas que vão ser sinceras comigo. As que me dizem que estou ridículo com um determinado penteado. As que me dizem que estou prestes a fazer um mau investimento financeiro ou ainda que estou a ser burro por vender ou dar algo que me faz falta.

Mas a verdade é que existem poucas pessoas a quem posso perguntar este tipo de coisas. Infelizmente, muita gente pensa que não é amiga se discordar de algo. Acham que ser amigo é elogiar tudo. É dizer que o penteado está fantástico quando não está. É dizer que a roupa foi feita a pensar em nós quando na realidade parece que vestimos um saco de batatas. Existe um receio de opinar. Mas a verdade é que a sinceridade nunca fez mal a ninguém. Seja numa relação de amizade. Numa relação a dois ou mesmo numa profissão.

Infelizmente, as pessoas preferem elogiar pela frente e dizer cobras e lagartos pelas costas. Admito que talvez seja o caminho mais fácil. É viver numa recta sem qualquer emoção. Mas isso não é para mim. Prefiro levar com o mau humor de um amigo durante uns dias porque fui sincero e disse que errou do que mentir só para ele sorrir e dizer-me “obrigado, era mesmo isso que queria ouvir.” Prefiro que digam que sou um cabrão do que fazer parte da família dos sorrisos falsos e elogios envenenados. É verdade que ao ser assim deixo de viver na recta da aparente harmonia. Mas, isso seria uma grande seca. É verdade que deixo de ter menos pessoas próximas de mim. Mas ficam aquelas que realmente importam.

E mal de mim se me chatear com alguém que disse que estou mal vestido ou que pareço sei lá o quê com o penteado xpto. Porque, se opinar é bom, saber ouvir também é. Ter o discernimento para perceber aquilo que nos dizem. A mensagem que nos tentam transmitir. Depois, cabe a cada um de nós perceber o que é uma crítica recheada de inveja que tem como único objectivo denegrir algo e aquela que é dita para fazer de nós uma pessoa melhor. Saber falar e saber ouvir é um dos maiores sinais de inteligência que podemos dar a alguém.

25 comentários:

  1. Eu pelo menos gosto de dizer o que penso. Não sigo por um caminho porque todos o seguem. E se me pedem uma opinião, dou a minha opinião mais sincera!

    Acho que se deve pensar pela própria cabeça e saber que discordar não significa propriamente menos amizade, mas exactamente o contrário!

    Um abraço,

    http://carpediemtome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas pessoas têm ideias muito boas mas têm medo de falar. E assim se perdem várias oportunidades.

      Abraço

      Eliminar
  2. Eu pelo menos gosto de dizer o que penso. Não sigo por um caminho porque todos o seguem. E se me pedem uma opinião, dou a minha opinião mais sincera!

    Acho que se deve pensar pela própria cabeça e saber que discordar não significa propriamente menos amizade, mas exactamente o contrário!

    Um abraço,

    http://carpediemtome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Politicamente correcta, diria-te que também sou sempre sincera, mentia-te porque não sou... mas já fui, aliás tinha a mania de dizer que odiava a hipocrisia, a verdade é que não me considero hipócrita, apenas aprendi, porque estas coisas só aprendemos com os anos, que por vezes é melhor fechar a matraca, que discordar.
    E é assim, não sou perfeita nem procuro o perfecionismo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo aquilo que dizes e não te censuro por isso. Mas não me referia a esses casos.

      Eliminar
  4. A grande maioria não gosta de ouvir, até diz que sim,mas quando chega a altura em que ouve o que não quer, fica ofendida, faz cara feia!!
    Gosto de dizer o que tenho a dizer e reconheço que não sou muito diplomata, às vezes pareço uma pedra a falar, de tão bruta!!No entanto, existem pessoas que simplesmente nem me dou ao trabalho, não vale a pena dizer nada, porque nunca iriam perceber!!

    ResponderEliminar
  5. eu tenho esse cuidado de ser totalmente sincera, mesmo que quem está do outro lado não vá gostar do que vou dizer, com os meus amigos. com todas as outras pessoas que não me são tão próximas não o faço sempre, porque acho que não vale o esforço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que também não dedico muito tempo aos casos perdidos. Aquelas pessoas que não sabem ouvir e que reagem mal várias vezes.

      Eliminar
  6. Eu também dou sempre a minha opinião sincera, mesmo que não seja nada daquilo que os outros esperam ouvir. Contudo, também tenho sempre o cuidado de não ser demasiado bruto ou frio. Tento ser sempre algum tacto, especialmente em assuntos mais sensíveis que podem ferir susceptibilidades

    ResponderEliminar
  7. A minha opinião é sempre sincera até posso salvaguardar e não ser bruta. Prefiro nada dizer do que ser hipócrita .Espero que façam o mesmo comigo, mas quando não fazem , normalmente também "os topo à légua"e ajo em consonância..;). Afasto-me. Gosto de gente verdadeira e de ouvir as opiniões sinceras isso sim! Amigo não é para dizer sim comigo é para ajudar e partilhar ideias e opiniões mesmo que contraditórias.E estou como dizes, prefiro poucos mas bons amigos do que muitos e falsos ao meu redor!;)

    ResponderEliminar
  8. Devo dizer que cada vez gosto mais de vir aqui.
    Pela qualidade dos posts e também pela coerência das tuas opiniões (e não, não é por quase sempre concordar contigo).
    Também gosto de pessoas assim: sinceras, verdadeiras e sem medo de dizer o que pensam.
    Sorrisos amarelos e palavras politicamente correctas mexem-me com os nervos.

    ndnan.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo elogio. Muito obrigado pelas tuas palavras. E ainda bem que és assim.

      Eliminar
  9. É isso mesmo. Um amigo é aquele que diz que está mal, é aquele que te chama a atenção pelo que fizeste de errado, é aquele que se ri das tuas quedas mas depois te ajuda a levantar. Esconder as coisas só por achar que parece mal não é de amigo.

    ResponderEliminar
  10. "...
    Saber falar e saber ouvir é um dos maiores sinais de inteligência que podemos dar a alguém."

    Nem mais!

    ResponderEliminar
  11. Os meus amigos quando não gostam do meu penteado ou da minha roupa dizem-me que está lindo, mas depois passam uma semana ou duas a gozar comigo. É assim que nos entendemos! :D

    ResponderEliminar
  12. Percebo-te tão bem...é dificil encontrarmos aquelas pessoas que sabemos que irão ser sempre sinceras connosco por muito que a opinião destas não nos agrade...acho a sinceridade uma raridade...cada vez mais!

    ResponderEliminar