9.3.13

feira de vaidades

Teve ontem início mais uma edição da Moda Lisboa. Já não vou a este evento há alguns anos mas também não tenho saudades.

Gosto do conceito. Agrada-me que este evento possa levar a moda portuguesa mais além. E aprecio que possa ser extremamente útil para jovens criadores que querem triunfar.

Porém, aos meus olhos, a Moda Lisboa perdeu a qualidade, encanto e charme de outros anos. É verdade que pode ser reflexo dos tempos modernos e dos orçamentos reduzidos. Mas, para mim deixou de ser o que era. Recordo-me de um ano em que se morria de calor no local dos desfiles, algo inadmissível para um evento desta envergadura.

Mas, aquilo que mais destaco na Moda Lisboa é igualmente o aspecto que considero mais negativo. E isso é o facto de muitas pessoas fazerem do evento uma feira de vaidades onde cada um tem como objectivo ostentar mais do que a pessoa que está ao lado.

Copia-se o que existe lá fora mas pela negativa. Procura-se destaque nem que para isso seja necessário fazer o pino ao lado de um fotografo ou mostrar-lhe as cuecas dez vezes.

São vários dias de uma competição ao estilo de "o meu é maior do que o teu." É apenas uma opinião mas prefiro outros eventos de moda nacionais que não são tão badalados.

Enviado do meu iPhone

28 comentários:

  1. Não podia descrever a Moda Lisboa de outra forma, haja quem fale assim =)

    http://oneplustwoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu destaco é as criaturas que fazem de tudo para aparecer, nem que tenham de se vestir como palhacinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto jornalista digo-te que isso acontece em todo o lado mas em eventos como a Moda Lisboa são muitos num espaço pequeno.

      Eliminar
  3. Cá está uma pequena amostra: http://www.youtube.com/watch?v=ck-m-0LjPms

    ResponderEliminar
  4. Lamentávelmente. São eventos cujo palco principal deveria pertencer ao que de bom, bonito e elegante se faz em Portugal. Pessoalmente gosto de moda e adapto-a à minha pessoa com o intuito de ter uma boa imagem.
    Fui apenas uma vez à moda lisboa e também me decepcionei. Cheguei à conclusão de que via melhor o desfile em casa sentada no sofá ;)tal era a quantidade de flashes e cabeças que não paravam quietas um segundo sequer ;)
    Já ouvi dizer que a do Porto é mais discreta no que à assistência concerne.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Realmente hoje em dia as pessoas parecem mais atentas ao que se passa na primeira fila...

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Não me vejo ou revejo nesses locais..

    Bom fim de semana!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo giro de ver. Mas, felizmente, já assisti a desfiles de moda em diversos sítios de Portugal e também em Paris e as diferenças, no que ao público diz respeito (e respectivas atitudes) são imensas.

      Boa semana :)

      Eliminar
  7. Eu era moça para me ir plantar à porta da moda Lisboa para ver as figuras, figurinhas e figurões. Pelas reportagens que vejo na tv sobre os que lá passam acredito bem que ia ficar num misto de boca aberta e a morrer de riso.

    ResponderEliminar
  8. E por isso deixei de lá ir faz já bastantes anos (abri uma excepção o ano passado para assistir ao desfile de um bom amigo)!

    ResponderEliminar
  9. Há o claro exemplo de uma blogger de moda que se tornou influenciável no meio, só porque na edição de há 3 ou 4 anos decidiu aparecer com um acessório no cabelo do tamanho de um camião. Hoje convidam-na para desfiles em Milão e NYC, com tudo à pala, só porque deu ares de excentricidade. Vamos criticá-la? Nãããã... Foi o modo de vida por que optou. Infelizmente nos dias que correm a ostentação é meio de sobrevivência. :-/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei a quem te referes mas há muitas pessoas em ficam "famosas" nessas circunstâncias.

      Eliminar
  10. por acaso é coisinha que a mim passa-me ao lado!

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida, eu dispenso esse tipo de eventos.

    ResponderEliminar
  12. Feira de vaidades estará sempre associada a eventos desse género :)

    ResponderEliminar
  13. O que descreves acaba por estar relacionado com a mentalidade portuguesa... Se reparares, e em quase tudo, para muitos é importante mostrar que tem igual ao vizinho, ou preferencialmente, melhor...


    Beijinhos

    ResponderEliminar