21.2.13

ódio anónimo


Ontem recebi este comentário:
“Se é para desabafar sobre o que quiser, cá vai: ó homem sem blogue tu merecias levar socos na cara e muitos estalos,seu jornalista estúpido!Odeio-te porque estás constantemente a fazer de coitadinho para todos os leitores dizerem que és bom e aumentares os seguidores. Também reparei que fazes de retardado em alguns temas mas isso é típico de quem anda (ou finge andar) fora da realidade. Desculpa mas burro és tu. A culpa é dos seguidores que têm uma péssima escolha. Obrigado por esta sessão de desabafo. :D”

Mais tarde, num outro comentário (em resposta a uma pessoa que deixou uma frase num comentário) que apaguei por ser ofensivo e de baixo nível esta mesma pessoa explicou que isto – o comentário que aqui publico e que ainda está onde foi deixado - era uma crítica vazia de inveja.

Pois bem, críticas aceito. Gosto de ser criticado. Acho saudável uma boa crítica e defendo que, através da inteligência, aprendemos muito com aquilo que nos dizem. E isso já me foi muito útil desde a criação deste blogue. Porém, olhando para aquele conjunto de palavras, pouco vejo de crítica. Aceito que a pessoa em questão entenda que escrevo mal. Que não goste dos temas que abordo. Que ache que sou (ou tento ser) um coitadinho. Que até acredite que apenas me importo com o número de seguidores. Tudo isto com base em palavras e ideias que criou na sua cabeça pois trata-se nitidamente de uma pessoa que não me conhece. Eventualmente, poderá ser alguém que já se possa ter cruzado comigo mas que saberá apenas a informação que pretendi passar (Sim. Sou cauteloso quando me encontro com alguém pela primeira vez e só revelo certas informações).

Porém, “tu merecias levar socos na cara e muitos estalos, seu jornalista estúpido” não representa uma crítica (com ou sem inveja - parvo aquele que inveja alguém por causa de um blogue) mas apenas uma ofensa patética. “Odeio-te” é algo que também me faz impressão pois isto são apenas palavras, vírgulas, pontos finais e nada mais do que isto. Odiar por isto? “Fazes de retardado”, esta frase que pouco tem de português também me deixa sem perceber o seu significado. “Desculpa mas burro és tu”, não passa de uma ofensa patética. Não por achar que sou burro mas o “mas” implica que chamei burro a alguém. E isso é algo que não faz parte da minha maneira de ser e desafio qualquer um de vós a encontrar um texto onde tenha chamado burro a alguém.

Por fim, dois detalhes. Um que me fez sorrir e outro que me leva a ter pena da pessoa. Gostei que a pessoa em questão tenha usado um “desculpa” antes de uma das ofensas. É um gesto que fica sempre bem. Vou ofender-te mas peço-te desculpa antes de o fazer. Gostei. Foi algo que me tocou. Agora, grave é que a pessoa revele sentir-se bem por ter ofendido alguém que não conhece de lado nenhum. “Obrigado por esta sessão de desabafo. :D” é algo preocupante. Imagino a pessoa em casa, colada ao seu iPad, MacBook ou outro aparelho qualquer a rir-se que nem um perdido por causa de uma ofensa e a pensar que já ganhou o dia por ter dito meia dúzia de coisas. É triste saber que existem pessoas que se contentam com tão pouco. Espero pelo menos que tenha sido o momento alto do dia e que a pessoa em questão tenha dormido bem.

Sou daqueles que acha que se aprende com tudo. E estas ofensas não são uma excepção. Aprendi o tipo de pessoa que não quero ser. Pois, se chegar o momento em que olhe ao espelho e sinta ódio por alguém que não conheço e que tem um blogue serei o primeiro a pedir estalos e socos para acordar para a vida. Se odiar alguém apenas porque não gosto daquilo que escreve ou acho que é, serei o primeiro a pedir estalos e socos para acordar para a vida.

PS – Como descobriram aquilo que realmente sou, vou ser sincero com quem passa por aqui e lê aquilo que escrevo. Neste momento vou ali para o cantinho chorar baba e ranho agarrado a uma garrafa de vodka que beberei num ápice (esta é a parte em que me faço de coitadinho e retardado(?!?) na esperança de receber 323 comentários/emails a dizer que sou o maior). E só voltarei a escrever no blogue quando tiver mais de 1500 seguidores (esta é a parte em que vos confesso que só me interesso com o número de seguidores). Até lá, não voltarei a escrever.

85 comentários:

  1. Opa, não há paciencia para estes anonimos!
    Sinceramente...

    ResponderEliminar
  2. ahahah bela resposta! Olha e quando acabares a vodka diz, que eu tenho peninha de ti e ainda te mando outra, certa? lol

    ResponderEliminar
  3. É triste realmente...enfim, é não dar importância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais me incomodou foi a ofensa grave a uma pessoa que comentou o blogue. Foi isso que motivou este post.

      Eliminar
  4. Pois! Eu sei, eu bem sei que sim, sou mesmo antipática, porque comigo este tipo não tinha relevância alguma!
    Creio que deste demasiada importância a quem não a merece!
    nada mais a acrescentar!

    ResponderEliminar
  5. Cá estou eu a contribuir para os 323, como afinal a culpa de seres como és também é minha, pelos vistos, só passei para te perguntar se precisas que te leve lencinhos. Já agora cabes no micro-ondas?! É que eu retardada só conhecia a comida reaquecida...

    Bom acabou a palhaçada, já estás atrasado para o próximo post!

    jinhossssss

    ResponderEliminar
  6. Não consigo comentar o comentário que te deixaram, já disseste tudo ( e bem dito), mas vejo-me obrigada a dizer outra coisa, em tom sério : o que me preocupa mesmo, é que estas pessoas andem por aí sem um avido luminoso na testa, para as podermos identificar e fugir para longe. QUe medo.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Homem, blog famoso tem de ter anónimos de estimação! Parabéns atingiste a plataforma de famoso. ;)
    Um abraço e espero pelos 323 comentários...

    ResponderEliminar
  8. A inveja é uma coisa tãoooo feia! :(
    Beijinho e chuta para canto...

    ResponderEliminar
  9. Não ligues, é dor de cotovelo!
    Como lido com o público há muitos anos já interiorizei, há muuuuuito, que gente estúpida é o que mais há por ai. Aliás há dias me que tenho dificuldade em encontrar pessoas "normais"...acho que estão em vias de extinção... agora impera a inveja, a mesquinhes, a maldade, a hipocrisia... enfim não ligues!

    E claro és ao maior!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Olha meu querido... (agora sou eu que peço desculpa pelas palavras menos adequadas)...
    Cagando e andando para essa gente ressabiada!
    E pronto, já desabafei!

    ResponderEliminar
  11. Só há uma palavra a dizer: Enfim!!! :S

    ResponderEliminar
  12. Esse anónimo é uma pessoa com balls!

    Ameaçou-te uma uma sede de violência digna dum verdadeiro macho enjaulado! (deduzo que seja macho, porque as meninas não dão socos na cara).

    Subio 323 pontos na minha consideração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. subiu...até parece que não sei escrever.

      Eliminar
    2. Ahahahahahah
      Sua malvada, a maltratar a língua materna.

      Eliminar
    3. ainda esperei alguns minutos a ver se me vinhas bater, mas como não te chegaste à frente, tive que corrigir.

      Eliminar
    4. Opahh passou-me... nem sempre estou atenta!
      :)

      Eliminar
  13. és o maior!

    (já não faltam tantos...)

    ;)

    eeheheheheh

    ResponderEliminar
  14. Eh pah... Os cães ladram e a caravana passa... e vozes de burro, não chegam ao céu...

    ResponderEliminar
  15. És o maior, volta...

    Para seres ainda melhor só se repartisses a vodka, isso sim era de valor.

    ResponderEliminar
  16. Quando se recebe comentários anónimos deste tipo, significa que estás no bom caminho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro pensar que aquela pessoa é que vai no mau caminho :)

      Eliminar
    2. Quanto mais importância de dá, pior...acredita, já tive um blog famoso ;)

      Eliminar
  17. Borrifa-te! Há sempre essa gente sem vida e sem capacidade de ver o que há de interessante no que os outros escrevem No meu primeiro blogue cheguei a ter quem criasse um perfil só para me achincalhar!

    ResponderEliminar
  18. Eu também quero...a Vodka e um troglodita a mandar-me e-mails anónimos! Podem desabafar comigo à vontade, tenho jeito para encher cabeças ocas ;)

    ResponderEliminar
  19. Mentiroso. Este post é só mais uma desculpa para te "embubadares". Manda-me mas daí um gole, anda!?

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Voltou o anónimo? Oh que triste!!! De manhã poderia ver as notícias preocupantes a tomar banho no seu IPAD enquanto toma banho... :D
    Não tenho mais nada a comentar visto que me aconteceu o mesmo e dei praticamente as mesmas respostas. Já agora és um copiador, plagiador! ;)

    Sr. Anónimo que lê várias vezes o blogue ao dia e faz com que o número de visualizações aumenta, vá "estiladeira" (de onde se faz a aguaardente) para que seu ódio comece a diminuir, como uma terapia psiquiatra e psicóloga. Mas tem que ter várias sessões para destilar esse ódio e inveja!

    Não vale a pena ligar a estas mentes pequenas. Ainda não aprendeu a mensagem que o grande Raul Solnado nos deixou: "Façam o favor de serem felizes".

    ResponderEliminar
  22. Por acaso, li o comentário e perguntei-me onde raio é que ele viu algo aqui q o levasse a deduzir que te fazes de coitadinho (??). Mas dps pensei q, provavelmente, n viu, quis apenas destilar veneno e insultar, fizesse sentido ou não :)

    ResponderEliminar
  23. Santa paciência!!!!! Nestas situações pergunto-me sempre do que será feito o cérebro destas pessoas que se dão ao trabalho de criticar e se sentirem tão indignados e revoltados por um blog livre de expressão, em que se não gostam simplesmente não voltam e pronto, como já fiz com vários blogs!;) há gente mesmo muito pequenina neste mundo... ou espera, se calhar é um frustrado com falta de seguidores e tenta assim apanhar a atenção de alguém!:P lol Continua!!! ;) Apesar de ele nem merecer a resposta, gostei de a ler!!;) ahahah

    ResponderEliminar
  24. Também me pergunto muitas vezes o porquê de tanto ódio em determinadas pessoas! Serão felizes? Conseguirão amar algúem? De todo. As críticas são aceitáveis, neste caso, é ódio... puro. E quando assim é, a melhor arma é o desprezo por quem tanta importância nos dá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que aquele momento tenha sido o momento alto do seu dia.

      Eliminar
  25. Apenas isto:
    Os cães ladram e a caravana passa.

    ResponderEliminar
  26. Como diz o povo, só se atiram pedras às árvores que dão fruto. Esta é a prova que estás no bom caminho e anda por aí alguém com muita dor de cotovelo...

    ResponderEliminar
  27. Bem, tenho de vir até aqui contribuir com o meu comentário para reduzir o número que falta até aos 323 e bater palmas à resposta.
    Até breve

    ResponderEliminar
  28. Só para dizer: Comentário nº 34

    isto se não tiver mais nenhum para aceitar até receber este :)

    ResponderEliminar
  29. Se não gosta não leia, há quem goste! ;D

    ResponderEliminar
  30. Enfim... há com cada uma...

    Boa resposta que deste...

    E já agora... o ter lido um comentário destes conta como hate-watch??? É que é daquelas coisas que não "acrescenta" nada... É assim tão difícil aplicar a máxima "se não gosto, não vejo, ou pelo menos não chateio ninguém com isso!"???

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pessoa disse também que lê o meu blogue por ódio :)

      beijos

      Eliminar
  31. Sinceramente, nunca consegui perceber porque é que este mundo da blogosfera provoca tanta inveja, malcriadez, raiva e, no limite, ódio.
    Não tenho blogue (ainda não me atrevi a dar o primeiro passo. Gosto de me convencer que a culpa recai na escolha do nome :p) mas faz parte da minha rotina seguir alguns blogues.
    Sou fiel a poucos, espreito alguns e outros que deixo simplesmente de visitar porque não gosto. É isto que se faz quando não se gosta, certo? Deixar de ler aquela pessoa. Pelo menos achava que sim, até perceber que é raro o blogue que não tenha um anónimo de estimação. E quanto maior a visibilidade do blogue mais anónimos aparecem, como se se tratasse de um vírus galopante.

    Tudo isto para dizer que acho que fizeste uma abordagem muito inteligente do tema. Porque este post não se resume a uma "resposta" ao anónimo, muito pelo contrário.

    Leio-te praticamente desde o inicio e visito este cantinho religiosamente todos os dias. Porque sei que, invariavelmente, vou gostar e identificar-me com o que escreves.
    Obrigada por isso:)

    Célia


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São pessoas vazias que muitas vezes pensam que brilham no anonimato quando na realidade são gozadas porque toda a gente sabe quem são.

      Eliminar
  32. Olá ;

    lembras te do conselho que te dei em tempos aqui no teu blog sobre "temos que saber nesta vida, andar no meio da....PORCARIA(para nao ser maleducada), sem nos sujarmos " !!!lembra???
    É isso que resume este comentário.Please nao fujas...precisamos muito da tua companhia aqui!
    Jinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por me recordares disso :)

      Beijos

      Eliminar
    2. !!!!!de nada! Espero tenha servido para te arrancar um sorriso.
      Bj

      Eliminar
  33. Se essa garrafa de vodka for ABSOLUT count me in:)))
    Qt ao resto nem vale a pena desperdiçar o meu latim.
    Beijocas boas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, ui...olha que Absolut é a minha bebida:) Dou-te 15 a zero..eheheh..Beijocas e bom fds

      Eliminar
  34. "Não importa o quanto te ataquem. O que importa é a tua doação incondicional à energia viva do amor. Quanto maior a doçura, maior é o incomodo (...) Apenas sê tu mesmo com autenticidade e transparência. Para os que têm olhos e coração puros, tu és um bálsamo. Para os outros, és um espinho. A liberdade e a leveza são alcançadas onde há o amor. O amor constrói. E o amor se basta".
    Madre Teresa de Calcutá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente conheço quem precise de ler isso.

      Eliminar
    2. Obrigada G,por partilhares um texto de uma pessoa maravilhosa, como já há poucas no mundo.
      Engraçado como´sinto muitas vezes quem me ache doce e quem me ache um espinho!
      Mas continuarei a fazer por ser o mais doce possível!
      bjinhis* Maria
      Aqueceraalma@gmail.com

      Eliminar
  35. Ao ler o comentário deste anónimo só me passou pela cabeça que esta pessoa não sente Amor na sua vida. Ou isso ou não lhe dá o devido valor. Não quero com isto dizer que estas atitudes sejam justificadas, isso não.

    ResponderEliminar
  36. Este é mais um que anda a ler aquilo que não gosta...enfim...mais vale não dar importância a pessoas assim...

    ResponderEliminar


  37. O anónimo voltou!!!

    A mesquinhez do ser humano,inveja etc... sem vida própria!

    Não vou repetir-me…mensagens anteriores…onde assino…

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Adporei o teu PS :) Meteste em prática? Enfim..não se pode agradar a todos não é verdade...e a inveja é coisa muito feia, mas que algumas pessoas teimam em ter :)

    ResponderEliminar