25.2.13

faz-me sentir vivo


Num Sábado normal, ouvir o despertador tocar às 7h30 é motivo mais do que suficiente para gritar um sonoro “porra!” Sobretudo, após uma Sexta-Feira de trabalho intenso que me obrigou a jantar apenas às 23 horas. Porém, o último Sábado não foi igual aos outros. O despertador tocou muito cedo. Todavia, não gritei. Sorri, porque sabia que o dia seria especial.

Sabia que seria um dia passado no meio dos amigos de quatro patas. Pouco passava das 9h30 quando cheguei ao Canil/Gatil Municipal do Seixal. Poucos minutos depois já estava enturmado com os membros do Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal e pouco tempo depois já andava a passear alguns dos cerca de cem cães do canil que são passeados naquele dia. Esse foi o primeiro momento do dia que me levou a perceber que perco tempo a mais com coisas e pessoas sem qualquer importância. Observar o orgulho e empenho dos voluntários naquilo que fazem e sentir o carinho daqueles animais especiais é algo que nos leva a perceber a realidade de uma forma mais acertada e justa. Não foi preciso muito tempo para que ficasse sujo e tivesse que mudar de roupa. Porém, naquele cenário é impossível perder o sorriso.

Foi então que chegou a Vespinha. Vinha com tanta (ou mais) vontade do que eu em ajudar e um carro atolado de bens para doar. Foi o segundo momento marcante do dia que reforçou a necessidade de deixar de dar importância aquilo que não tem qualquer valor. As tarefas passaram a ser feitas a dois. Os sorrisos multiplicaram-se e assim foi ao longo do dia. Para mim, estes são os momentos que fazem com que me sinta importante e acima de tudo, útil e vivo. Ver a alegria daquelas pessoas é algo que mexe comigo. É algo que me dá alento, coragem e força para ultrapassar qualquer problema que possa surgir. Trata-se de um grupo de pessoas que nunca falta aqueles cães e gatos mesmo que para isso sejam necessários sacrifícios pessoais.

O amigo que me sujou todo (disponível para adoptar)

Parte do contributo da manhã e um amigo para adoptar

 Mais um amigo para adoptar

Mais contributos e mais um amigo para adoptar

Um cão recentemente abandonado pela dona que rapidamente se fez amigo da Vespinha 

Areia para gatos

Alimentação para gatos 

Uma cadela amorosa disponível para adoptar

Alimentação para cães

Mantas e outros objectos doados 

O contributo da tarde 

 O descanso ao final da tarde

Uma cadela bebé para adoptar

É verdade que foi um dia muito especial. E o mérito é quase todo daqueles extraordinários voluntários que fazem daquela missão uma luta diária. Quero agradecer a todos aqueles que trocaram algumas horas de lazer por outras tarefas e que num momento complicado gastaram algumas economias em bens para ajudar estes amigos de quatro patas. Quero agradecer a quem lá esteve. À minha mulher, aos meus pais, à Ana S, à Sara, à Sofia, à Carolina Duarte e ao noivo. Seria impossível, e muito injusto da minha parte, não destacar o contributo da Vespinha, que dedicou muitas horas do seu tempo a recolher alimentos e objectos para doar e que assim que chegou ao local quis imediatamente começar a fazer tarefas. Um grande obrigado a todos. Quero também agradecer aqueles que não puderam estar presentes mas que fizeram questão de contribuir com algo. Um obrigado também para aqueles que fizeram questão de me enviar um email a desejar um dia feliz na companhia dos animais. Mas, o maior obrigado tem de ser dirigido aos voluntários. Espero que nunca deixem de fazer aquilo que fazem na perfeição e com tanto amor e entrega. Foi bom demais. E ficou a promessa de repetir no futuro.

Quem quiser ajudar o Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal pode fazê-lo aqui.

44 comentários:

  1. Parabéns Homem sem Blogue!
    É por estas e por outras que tens e terás sempre seguidores no teu blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a todas as pessoas que ajudaram e a quem não conseguiu ajudar. Espero contar com ainda mais pessoas na próxima vez.

      Eliminar
  2. Se soubesses o bem que o sábado me fez! E desde aí que penso naqueles animais todos os dias...

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabens a ti e a todos os que te acompanharam, são uns valentes!!!
    beijinhus e boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por esse bom coração rapaz!
    Como te disse eu não estava por cá e por isso não poderia ir ajudar (fi-lo de outra forma), mas de qualquer forma ter-me-ia sido muito, muito dificil estar por lá e não trazer mais nenhum amigo de 4 patas e esta casa já parece um zoo...
    Espero que todos os que lá estão consigam um bom lar!
    Um beijinho Homem Sem Blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu coração é igual ao teu :)

      Ias apaixonar-te pelos animais que lá estão. Espero que sejam adoptados depressa.

      Beijos

      Eliminar
  5. Eu tomei conhecimento da acção através da Vespinha (e, felizmente, ainda pude ajudar), mas o meu BEM-HAJA a todos, especialmente aos que estiveram no local - eu sou demasiado fraca, fico feita em pedaços perante o abandono dos animais... PARABÉNS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Gata :)

      Muitas pessoas dizem o mesmo que tu mas acredito que se tornam mais fortes estando no terreno e a distribuir amor por aqueles animais.

      Eliminar
  6. Que bom haver este tipo de iniciativas e que bom haver pessoas dispostas a acordar um Sábado de manhã para ajudar nestas causas :)

    ResponderEliminar
  7. Eu também sou voluntária no canil de Alcochete e não há sensação melhor.
    belíssimo exemplo, obrigada

    ResponderEliminar
  8. O que sabe melhor é ver que depois eles ja ali estão deitadinhos nas mantinhas quentinhas!!!

    Só tive pena de nao poder ir! :(
    Fica pra proxima....só tenho que me mentalizar que quando for nao posso trazer nenhum escondido no bolso!!!! :)
    Adorei as fotos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se alguém quiser passar lá um Sábado a ajudar e passear os animais é só combinar comigo.

      Eliminar
  9. Os melhores amigos de todos que merecem todo o nosso apoio e respeito!

    ResponderEliminar
  10. Adorei a experiência. Percebi que só mesmo o amor aos animais permite que se faça alguma coisa de um espaço como o canil/gatil do Seixal. E é isso que distingue os voluntários daqueles funcionários. A D. Paula, é o exemplo disso mesmo, e faz ali um excelente trabalho. A dedicação dela é qualquer coisa.
    Conto ir lá num qualquer fim de semana passear a bicharada.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por partilhares esta experiência. E ainda parabéns pela tua atitude e disponibilidade. Boa semana!

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que correu bem!

    Uma bela iniciativa!

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. É que nem hesito :)Adorava fazer esse tipo de voluntariado... sou doida por animais :) Conta comigo!

      Eliminar
    2. Quando quiseres aparecer é só dizeres :)

      Eliminar
  14. Muito bons mesmo. Não tens que pedir desculpa.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo empenho e pela dedicação...o mundo seria um lugar melhor se houvesse mais pessoas como tu. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas dizer nada...vejo de perto as necessidades que estas associações têm e o que a maioria das pessoas nos responde quando fazemos algum tipo de campanha é "animais?, ainda se fosse pra pessoas"...por isso quando aparece uma pessoa como tu capaz de se levantar cedo num dia de folga para ajudar estas criaturas que tanto precisam, é como se fosse um dia de sol no meio de um mês inteiro a chover. :)

      Eliminar
  16. Vocês são realmente 5 estrelas :) Fiquei muito contente quando vi a quantidade enorme de coisas que conseguiram juntar, principalmente a Vespinha!
    Não páro de pensar nos gatos, estou cheia de vontade de voltar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por teres aparecido e ajudado. Foi muito importante para mim :)

      Volta!

      Eliminar