26.2.13

agora escrevo eu (especial)


Primeiro, quero pedir desculpa aos autores dos textos que já publiquei nesta rubrica. Por minha iniciativa decidi chamar a este “especial.” Isto não quer dizer que os anteriores não o sejam. Muito pelo contrário. Os textos que recebi até agora destacam-se todos pela originalidade. O facto de serem pessoais e autênticos confere-lhes automaticamente o carimbo de especial.

Aquilo que me levou a apelidar este de especial é o facto de não ter sido escrito a pensar neste espaço. Fui eu – tal como aconteceu com outro que ainda não publiquei – que decidi colocar o texto neste espaço. A diferença é que com o outro solicitei autorização à autora de uma linda história. Desta vez, assumi este passo por minha conta e risco. Além disso, trata-se de uma pessoa que não conheço pessoalmente mas que só pode ser bem formada e com o coração orientado na direcção certa. Por isso, desculpem-me mas este texto é especial.

“Antes demais as minhas desculpas, não sei se te importas que te trate por HSB, sou o autor do blogue Somente EU”, começa por dizer. “Este email é um pedido de ajuda, sei, reconheço e admiro o teu blogue, cheguei há pouco mas os problemas impedem-me de passar mais tempo lá”, acrescenta. “Ajuda-me a passar a informação e não tenho muitas mais palavras, desculpa”, prossegue. “Ajuda-me a passar a informação de quanto é importante ser dador de medula óssea e salvar uma vida humana, tenho a certeza tens as palavras melhor do que eu”, refere. Porém, enganado.

É um erro pensar que não se tem as palavras adequadas quando se passa a mensagem correcta com aquilo que mais importa: emoção e sentimento. Isso, para mim, é muito mais importante do que uma frase bem construída mas vazia de sentimentos. Que não passe de um embuste. E, neste caso, está tudo aqui. Verdade, sentimento e emoção.

Considero fundamental que as pessoas percam medo de ser dadoras de medula óssea e que percebam que ser dador não significa perder um terço do corpo a favor de alguém. É muito mais simples do que isso. Deixo aqui dois exemplos que recebi neste email. Um blogue: Sem açúcar, se faz favor e um video que me foram enviados no email que recebi. A ideia não é que tenham pena ou algo do género. Fica apenas a vontade de que seja um alerta para todos. Porque o futuro é imprevisível e pensar que só acontece aos outros é um erro. E também porque ajudar não custa nada.


“Desculpa estar a chatear-te e desculpa a minha ousadia”, diz. Não fui chateado e agradeço a tua ousadia. Mais do que isso, agradeço a tua forma de agir perante este problema. Por fim, tinhas as palavras certas. Não duvides disso.

26 comentários:

  1. Estou emocionada! Nem sei que escrever! "Somente Eu" tem razão...não acontece só aos outros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa parte é minha mas podia ser de qualquer pessoa que é uma grande verdade :)

      Eliminar
  2. chorei a ver esse video, crianças tão pequenas com um problema tão grande :( é de verdade um texto especial! Bjinhos*** E obrigada pelo alerta que nunca é demais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um murro no estômago e os alertas nunca são demais.

      beijos

      Eliminar
  3. HSB, O coração do S**ginho está orientado na direção do melhor altruímo que conheço na espécie humana. É um ser humano bom, preocupado em ser o melhor que sabe e pode para o Outro. Conheço pessoas boas, não conheço ninguém como ele.

    Obrigada pelo passar das mensagens! Eu que dou sangue, mas tenho medo de ser dadora de medula. Vou perdê-lo! E é já a partir de hoje.

    Obrigada Bruno, Obrigada Sérginho...o vosso coração move montanhas!

    Jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o conheço mas concordo com tudo aquilo que dizes. É a ideia que tenho dele.

      Beijos

      Eliminar
  4. Que bonito gesto. Eu já sou dadora há vários anos...não custa nada e pode salvar alguém. A vida não tem preço. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Especial sim...muito especial.
    Eu sou dadora inscrita há já algum tempo...e desejo mesmo poder ajudar alguém um dia...

    ResponderEliminar
  6. Eu também sou dadora. Arrepia-me como há pessoas que recusam quando são compatíveis!

    ResponderEliminar
  7. também já sou dadora há algum tempo. confesso que foi num pedido de ajuda, que a freguesia realizou para ajudar uma pessoa que precisava muito. infelizmente, essa pessoa já não está cá entre nós, não conseguiu arranjar compatibilidade....
    mas, em momento algum me arrependo de ter participado, porque sei, que se algum dia precisarem, eu também poderei ajudar..

    ResponderEliminar
  8. Estes momentos de partilha fazem a diferença :)

    ResponderEliminar
  9. Sérgio, who else? :) é muito especial...

    ResponderEliminar
  10. O Sérgio tem um coração excepcional como já tive ocasião de lhe dizer , passar a palavra ao nosso circulo de amigos e conhecidos é o que podemos fazer nestes momentos,mesmo que não possamos ajudar directamente. Fizeste-o com mestria, também marcas a diferença HSB. Obrigada.
    É por estas e por outras que gosto tanto de vir a este cantinho. Bonita partilha! :).

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por passares/passarem a mensagem. Fico de coração partido quando vejo crianças nesta situação. Infelizmente na minha família já passámos por uma perda destas. E custa horrores.

    ResponderEliminar
  12. Antes demais, o meu muito obrigado pela divulgação do vídeo e do pedido de ajuda.

    Agora se não te importas, deixo-te a minha opinião, não estou chateado nem tenho motivos para estar antes pelo contrário, admiro o teu trabalho e a maneira como escreves, reconheço que és melhor do que eu e tenho orgulho e admiração.
    As duas palavras que mais utilizo é obrigado e desculpa e fiz essa referência num post que escrevi há uns tempos.
    Quando troco um simples e-mail é natural e não conhecendo a pessoa utilizar a palavra "desculpa" algumas vezes porque tenho a noção que as palavras podem magoar. Em relação às palavras serem certas ou não, este caso chocou-me e muito e no mesmo dia soube que não é só o Rodrigo mas há mais uma criança. Quando te enviei o e-mail era Domingo e pedi desculpa por isso, mas nestes casos o tempo é sempre inimigo de alguém.

    Ontem dei o primeiro passo, confesso que o medo pelo sangue e pelas seringas levaram-me sempre a fugir, reconheço que foi um erro, mas ontem para vencer este medo dei o primeiro passo e aguardo que o meu nome passe para a base de dados de dadores de medula óssea, posso sempre ser excluído.

    Em relação aos elogios aqui feitos por algumas pessoas que seguem o meu blogue o meu muito obrigado mas não sou nada de especial apenas um ser humano que quer e luta por um mundo melhor.

    Abraço e boa semana.

    PS: Mais uma vez o meu muito obrigado e uma coisa que me esqueci de dizer em cima, por trás de um blogue está uma pessoa sempre e quando dou os parabéns ao blogue são os parabéns à pessoa, sem ela não há blogue.

    ResponderEliminar