21.1.13

ponho as mãos no fogo

Nunca fui pessoa de utilizar de modo fácil e gratuito a expressão “ponho as mãos no fogo” por quem quer que seja. Sou conhecido de muitas pessoas. Tenho poucos amigos. Tenho ainda menos pessoas a quem confio a minha vida. Mas pôr as minhas mãos no fogo por outra pessoa é algo que não digo da boca para fora só porque sim ou porque fica bem no momento da fotografia ou ainda porque pareço inteligente ao tomar tal atitude de coragem perante outra pessoa.
 
Cada vez mais as pessoas fazem juízos de valor sobre alguém com base nas palavras. Nas belas palavras que articuladas de forma correcta soam a perfeição. Depois, cria-se dentro na nossa cabeça uma imagem que poderá não ser real. Esta imagem pode também ser criada através de atitudes encenadas que aparentam ser reais. Porém, para algumas pessoas tudo isto são verdades tão sólidas como a fortaleza mais resistente do mundo. Depois, lá está, vem a expressão pôr as mãos no fogo por essa pessoa.
 
Hoje em dia, acredita-se em tudo. Não se duvida de nada. Se fica bem à vista e se soa bem ao ouvido, tem que ser de qualidade inquestionável. E tudo isto é válido. Até ao momento em que se descobre que o sólido castelo de betão não passava de um frágil castelo de cartas que se desmorona ao primeiro sopro ou espirro. Nessa altura, questiona-se tudo. Nesse momento, aparecem alguns amigos que dizem o clássico (e correcto) já te tinha avisado que não devias confiar tanto nessa pessoa.
 
Acredito em pessoas. Espero nunca deixar de acreditar. Porém, não deixo que me digam com quem posso ou devo falar. E ainda que me tentem guiar segundo orientações e desejos pessoais que se destacam por finalidades que só importam a quem tenta fazer de uma pessoa apenas mais um peão de um qualquer jogo de xadrez. Estas são atitudes correntes em muitas pessoas que levam alguém a meter as mãos no fogo por elas. Resumindo. Acredito. Mas desconfio. Não por maldade. Mas por precaução.
 
Ao longo dos anos, conheci pessoas que metem as mãos no fogo por tudo e por nada. Contudo, sempre que passo por uma qualquer unidade hospitalar presto atenção à unidade de queimados. E esta, está sempre lotada de pessoas que têm as mãos queimadas. As tais pessoas que confiavam cegamente em alguém por razões que só elas podem justificar.
 
Hoje voltei a ter um exemplo destes. Dei por mim num espaço onde todos olham para as mãos queimadas. Todos menos eu. Pessoas que me olhavam de lado quando eu dizia certas coisas e revelava a minha opinião sobre um assunto específico. Na altura, era criticado. Quase ridicularizado. Porém, agora sou o único que sorri por não ter as mãos marcadas pelo fogo. E desenganem-se aqueles que pensam que quero fazer disto um troféu pessoal. Nada disso. Só não quero que chegue o dia em que as minhas mãos vão estar no meio das chamas. Por isso, continuarei a acreditar. Mas com desconfiança. Até perceber que não existem motivos para desconfiar. E isso evita queimaduras desnecessárias.

56 comentários:

  1. Que grande, grande texto. Parabéns!

    dreamerthing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu confio desconfiando, mas não gosto nada de fazer juízos de valor.

    ResponderEliminar
  3. Olha concordo com o que dizes no texto não diria melhor. Acredito também nas pessoas porque senão tal não seria viver e nem me digam a quem devo e não devo falar isso só eu determino.
    Na verdade se detesto ideias preconcebidas sobre determinada pessoa também pôr as mãos no fogo é o extremo oposto, é uma confiança cega que pode queimar.

    ResponderEliminar
  4. Eu meto, adoro queimar-me.

    ResponderEliminar
  5. Eu também já aprendi.Da pior forma,mas aprendi.Portanto,mais vale acreditar,com alguma desconfiança e ser surpreendida,do que acreditar desalmadamente e retirarem-nos o tapete debaixo dos pés.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não voltarás a cometer os mesmos erros e isso é que importa.

      Eliminar
  6. Bem, eu não ponho as mãos no fogo nem por mim...ser fiel aos meus princípios é um princípio que não abro mão, mas é das coisas mais difíceis de se conseguir a 100%! Por isso, não juro nada. :/

    ResponderEliminar
  7. Depende da pessoa ou não?

    http://franciscohere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Mas há quem ponha as mãos no fogo por qualquer pessoa.

      Eliminar
  8. Eu tornei-me desconfiada. Já fui ingénua e magoei-me muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiveste capacidade suficiente para aprender. Isso é positivo.

      Eliminar
  9. Eu sou o paradigma da desconfiança em forma de gente...

    ResponderEliminar
  10. Nunca metas as mãos no fogo por ninguém, nem por ti mesmo. O comportamento humano é muito variável. Pensamos que iremos reagir de uma forma, mas depois acontecem as coisas e fazemos de outra. Não tem a ver com confiança, somos humanos em que perante as situações conjugamos emoção e razão. Esta mistura faz-nos seres imprevisíveis por mais valores e ideais que possamos ter, pois depende das doses em que se apresentam.

    ResponderEliminar
  11. Eu só desconfio se tiver razões para isso, mas por as mãos no fogo não ponho por ninguém.

    ResponderEliminar
  12. As mãos, a mim fazem-me muita falta por isso não as meto no fogo! :)))
    Gosto de confiar nas pessoas mas acho que sigo a minha intuição e muitas vezes acredito desconfiando.
    xx

    ResponderEliminar
  13. Apesar de nova, já aprendi que para pôr as mãos no fogo por alguém é preciso muito. Infelizmente deixamo-nos levar muitas vezes, mas o que importa é que daí retiramos qualquer coisa, mesmo que da pior forma.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pela 13ª posição na categoria "Blogue Revelação" e 40ª posição na categoria "Blogue do Ano"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim já é uma vitória. Não estava à espera de participar. Foi muito bom :)

      Obrigado.

      Eliminar
  15. É preciso muito, muito, muito para pôr as minhas mãos no fogo por alguém.

    ResponderEliminar
  16. Nunca mais ponho as mãos no fogo por ninguém..A última vez que o fiz, não queimei só as mãos..Queimei-me toda por inteiro e esturriquei a alma...Demorei quase 3 anos a recuperar dessa queimadura maléfica e deixei de ver as outras pessoas à minha semelhança. Além de que eu nem me dou mto bem com o calor:))))
    Beijocas boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que não voltas a cometer o mesmo erro.

      Beijos :)

      Eliminar
    2. Vou cometer, certamente..quando amo, amo por inteiro e entrego-me de corpo e alma..Acho é que já não vou confiar cegamente, como já fiz..Mas, lá está, vivendo e aprendendo:)
      Beijooooooo:)

      Eliminar
  17. Também não ponho as mãos no fogo por ninguém. À partida confio, sem cegueira, com reservas. E fico atenta. Os sinais dir-me-ão se posso ou não confiar. Nunca me queimo nas mãos... Mas tenho uma queimadura no braço feita pelo forno cá de casa...
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás certa :)

      Achei piada ao final (às palavras. Não à situação)

      Eliminar
  18. Sou exectament como tu, mas confesso-t queee às vezes questiono esta minha forma de stra na vida...será que à conta disso não deixei passar algumas oportunidades?

    ResponderEliminar
  19. As pessoas de hoje em dia desconhecem o significado de amizade ou até do amor, amam e desamam a velocidade da luz!
    Hj em dia fala-se com alguém nas redes sociais, já é amigo, na realidade nem se conhece!! AS amizades têm que crescer, ser alimentadas, demoram o seu tempo a ganhar a confiança, aí talvez já se possa possa as mãos no fogo por alguém... e ainda assim é preciso acreditar piamente nesse alguém... Felizmente ou infelizmente sou meio bicho do mato, não ponho as mãos no lume por qualquer pessoa! Alias acho que ainda nunca pus por ninguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A confiança demora a construir e só precisa de uns segundos para ficar desfeita.

      Eliminar
  20. Eu tenho por hábito não por as ãos no fogo por ninguém....exatamente por ja me ter queimado algumas vezes..agora é assim!

    ResponderEliminar
  21. Revi-me neste teu texto fantástico.
    Sou uma pessoa comunicativa e acredito tb nas pessoas, mas deixo de lado sempre as minhas reservas em relação a elas. Muitas vezes faço-me de tótó para não dar a entender que as estou a estudar pelos gestos, pensamentos, atitudes...
    Ainda existem pessoas boas! Disso tenho a certeza, agora por as mãos no fogo por elas, não... O ser humano é uma caixinha de surpresas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente existe muitas pessoas boas. E desconfiar delas ao início não é algo negativo. As pessoas devem perceber se podem ou não confiar e se a pessoa é realmente aquilo que aparenta ser.

      Eliminar
  22. Há quem não aprenda com dezenas de queimaduras.

    ResponderEliminar
  23. Tão verdade tudo o que dizes. Vivemos na era social. O que é bom é ter amigos; quantos mais melhor. O que interessa é uma pessoa ter imensos ombros que a possam amparar e acolher desabafos. Hoje o facto de se ter (falsos) grandes laços de amizade é importantíssimo e, por isso... anda toda a gente queimada. Confia-se porque a vida tem imensos males que têm que ser partilhados e há sempre alguém que os ouve. Confia-se porque é sempre bom ter aquele amigo da borga, porque é sempre bom ter aquele amigo de quem se fala mal dos outros. E depois queimam-se as mãos.

    Sempre fui pessoa de confiar nas outras pessoas, especialmente porque tenho uma certa aptidão para detectar correctamente a natureza dos outros às primeiras vistas. No entanto, nunca confio totalmente. Mantenho sempre a distância de segurança. Em caso de perigo, posso sempre travar a tempo. Quando reduzo essa distância, faço-o de forma consciente, e sei que se esmurrar o para-choques, foi porque quis e não por desleixo.

    ResponderEliminar
  24. sou um pouco como tu, confio nas pessoas mas nunca a 100% ao ponto de por as mãos no fogo por alguém! Acho que é a atitude mais correcta a tomar para não se sofrerem desgostos! Bjinhos***

    ResponderEliminar
  25. Certezas absolutas, sempre com desconfiança!!!

    ResponderEliminar
  26. Gostava de ter sido assim em tempos. De ter escutado as campainhas na minha cabeça. :)

    ResponderEliminar