8.1.13

onde estão os argumentos?


Se há coisa de que gosto é de uma boa discussão na verdadeira acepção do termo. Agrada-me participar em conversas onde existem diversos e opostos postos de vista sobre o mesmo tema. Porém, gosto de discutir com pessoas que saibam argumentar aquilo que defendem e custa-me conversar com aquelas que optam por uma posição casmurra sem qualquer poder argumentativo.

Como era expectável, Messi conquistou mais uma Bola de Ouro, o troféu máximo individual para um futebolista. Antes de dizer que concordo com esta decisão refiro que tenho orgulho em ser português e que fiquei contente por ter dois portugueses (Cristiano Ronaldo e José Mourinho) no restrito grupo dos melhores dos melhores. Acho que o prémio foi bem entregue porque Messi fez aquilo que ninguém fez. Marcar 91 golos num ano civil. Considero também que Messi joga para a equipa enquanto a equipa joga para Cristiano Ronaldo. Se não me engano, Messi nunca foi expulso e raramente protesta com um árbitro. É verdade que Ronaldo ganhou o campeonato mas isso é algo “banal” para o clube que representa. É igualmente verdade que esteve no Europeu mas do meu ponto do vista sem grandes exibições. De forma breve, é por isto que entendo que a distinção foi justa.

Porém, gosto de discutir o tema com quem defende que Cristiano Ronaldo deveria ter arrecadado o galardão. Mas, não usem um único argumento. Quando pergunto porque deveria ter ganho, muitos respondem: “porque é português.” Isto é tudo menos um argumento válido num caso destes. Trata-se de uma eleição que tem por base desempenhos individuais que podem e devem ser inseridos num contexto colectivo. Querer discutir algo quando o único argumento que se utiliza é a nacionalidade é algo pouco inteligente e que confere uma imagem pouco esperta a quem o usa de forma insistente.

Faz-me lembrar aquelas pessoas que nunca discussão defendem o seu ponto de vista com um simples: “porque sim.” Indivíduos cuja capacidade de defesa argumentativa não vai além de um insistente “porque sim.” Será que estou errado e que isto é realmente um argumento válido?

35 comentários:

  1. Isto é assim, e prémios à parte...

    Eu não gosto do Messi. (ponto).

    Não nego que é um jogador fora de série, mas detesto aquele focinho de carneiro mal morto.
    Soa-me a falso.

    Deixo as discussões do merecimento para outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o exemplo Messi/Ronaldo é só por causa da eleição de ontem.

      O que quero dizer é que há muitas pessoas que não argumentam aquilo que defendem.

      Eliminar
  2. Concordo contigo, a bola de ouro foi bem entregue, nem que seja pelo melhor smoking, blazer, fato...whatever. Adorei! Hiper original.
    Quanto ao Cristianinho, acho que ainda tem de amadurecer mais, é ainda muito mimado por todos!
    Agora quanto ao treinador... já discordo, a não ser que tivessem dado o prémio por estar em fim de carreira... assim já aceito!
    Mas quem sou eu para opinar, nem percebo nada de futebol, por isso sou uma dessas pessoas que não sabem argumentar :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da opinião da roupa :)

      Quanto ao Mourinho, é complicado são duas formas de treinar diferentes. Uma diária e outra ocasional.

      Eu também não opino sobre o que não sei mas quando o faço não me fico por um "porque sim"

      Eliminar
    2. Também reparaste na indumentária do rapaz?
      Eu fiquei in love pelo estampado... Já nem mais quis saber da bola de ouro!

      Eliminar
    3. A indumentária do Maradona, no passado, apesar de muito semelhante é ainda mais gira. Reparem:

      http://www.ojogo.pt/Internacional/interior.aspx?content_id=2980696

      Muito engraçado :)

      Quanto ao Messi e Ronaldo: não acompanho regularmente os jogos da Liga Espanhola, não posso formar uma opinião válida. Mas fico triste pelo Ronaldo.


      Eliminar
    4. Está explicada a escolha de Messi!
      Nada como ser comparado ao Maradona... só espero que as semelhanças fiquem por aqui.

      Eliminar
    5. Acredito que a escolha do fato se deva mesmo ao Maradona. Eles são loucos por ele.

      Eliminar
  3. O Messi é um excelente jogador. Ao nosso CR falta-lhe um pedacinho de humildade para ser fora de série.Se o Messi é melhor, não sei. Provavelmente em 2012 foi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, em 2012 foi. E é o melhor jogador de todos os tempos apesar de ser complicado comparar o Messi com o Eusébio ou Pelé pois naquela altura o futebol era completamente diferente.

      Eliminar
  4. Não vou discutir o assunto CR7/Messi porque me irrita solenemente..Qt à distinção Del Bosque/ Mourinho, achei um despropósito sem tamanho..Não é, sequer, comparável o trabalho de um e de outro..Não se pode comparar um trabalho diário (Mourinho) com o trabalho de um seleccionador que está com os jogadores meia dúzia de dias por ano..Acho que os selecionadores nem deveríam nestas contas..mas lá está..falam os entendids..
    Quanto ao poder de argumentação, a mim sempre me disseram: "Se não tens argumentos, cala-te!"
    Tem um excelente dia..Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes. E isso dava uma grande discussão mas o Del Bosque tem feito um grande trabalho com a Espanha. Porém, esse trabalho também se deve ao Mourinho e a outros treinadores. É complicado.

      Beijos

      Eliminar
  5. O argumento do "porque sim" nem com crianças se deve usar, quanto mais numa discussão entre adultos!

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo sobre a apreciação que fazes. E não tenho muito conhecimento que me faça, neste caso, optar,considero à partida a tua argumentação válida mas não tenho posição formada,é assim que reajo quando não sei.

    O porque sim não é argumento, assim como o facto de ser Português também não justifica por si só. Esse tipo de argumentos no geral é , quanto a mim,o procedimento de quem não quer aprofundar as questões e /ou defende cegamente o que é "nosso" . Ás vezes a subjectividade cega.

    Sobre o que referes no último parágrafo, hoje sinto falta daquelas conversas interessantes, aquelas que procuram o conhecimento em si e não aquelas em que cada um quer levar a "sua taça".

    Desejo-te um Bom dia HSB! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o teu comentário. Muito bom. Também tenho saudades de conversas dessas.

      Um grande dia ;p

      Eliminar
  7. Tens toda a razão! Gosto de discussões com bons argumentos e pontos de vista mesmo que estes seja diferentes dos meus...até porquie não existem verdades absolutas...agora o só porque sim não entra aqui no meu vocabulário :)

    ResponderEliminar
  8. Não posso discutir esse assunto, pq não percebo nd de futebol, não acompanho, logo não tenho argumentos para falar. Mas sobre o q referes no post relativamente à argumentação, eu não diria melhor. Isso é como tudo, as pessoas, na política, votam no partido q é o "delas", q sempre foi, q sempre há-de ser, mesmo q seja uma merda. São fiéis. No caso do Messi e do Ronaldo, "pq é português" é exactamente o mesmo. E é, definitivamente, irritante. Parecem burros, q só veem numa direcção.

    ResponderEliminar
  9. Obviamente, isso vai de si, qualquer resposta que não fundamentada não conta para nada! lol

    ResponderEliminar
  10. Ao Cristiano Ronaldo falta-lhe o melhor de tudo: Humildade!!

    Ele acha-se o melhor e é mesmo como dizes a equipa é que tem de jogar para ele.
    Nunca torci por ele aquando destas nomeações (que me desculpe os fas do CR, mas não vou à "bola" com ele).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo mas até esqueço esse argumento para achar que ele não merecia ganhar.

      Eliminar
  11. Nem se pode chamar a isso argumentação. É insistir numa coisa, qual burro teimoso...e há muitos.
    Quanto ao Messi/CR, não consigo apresentar o emu ponto de vista, porque não gosto do CR. Ele irrita-me, e não consigo separar isso de tudo o resto.

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo.
    Acho que o Cristiano Ronaldo ainda tem que amadurecer muito.
    Não acho que se deva defender uma coisa só porque somos dessa nacionalidade. Temos que ser objectivos nas nossas observações!

    ResponderEliminar
  13. Numa discussão entre casal, quando ela diz "porque sim" significa cala-te que eu tenho razão e mainada!
    Quanto ao CR ou Messi...não estou por dentro do assunto mas gostava que tivesse ganho o CR...porque sim! :P ou seja, não domino a matéria mas tenho simpatia por um deles.

    ResponderEliminar
  14. Eu discordo. Acho o trabalho do CR muito mais merecedor, acho que não lhe "cai ao colo", acho que o Messi é um "protegido" do Clube em que sempre jogou, e acho que se confunde muito a opinião pessoal sobre o CR e a sua (alegada, porque isto de achar que se conhece alguém pelo que se vê na TV faz pouco sentido) falta de humildade, com o que está, de facto, em causa. Que é o seu talento.

    E, já não em concreto sobre o mérito ou não do prémio, também acho que os portugueses têm uma tendência clara para dizer mal do que é nosso, seja bom ou mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do meu ponto de vista, o Ronaldo ganhou o campeonato e a supertaça, algo banal para o Real Madrid. É verdade que o Messi só ganhou a taça mas marcou 91 golos num ano civil. Algo que ninguém fez. O Real Madrid joga para o Ronaldo. O Messi joga para o Barcelona. O Messi é mais jogador de equipa do que o Ronaldo. Nunca é expulso.

      Quanto á protecção de que falas, isso é um problema de clubes. O Barcelona tem sido um exemplo de gestão enquanto o Real tem sido mais caótico. E isso da protecção vem também da birra dele em querer ganhar mais e recuperar os direitos de imagem que cedeu (como qualquer jogador do Real) quando assinou pelos merengues.

      Gosto muito do futebol do Ronaldo mas o Messi está sozinho no patamar que ocupa, na minha opinião.

      Eliminar
    2. HSB, não esquecer, e aqui acredito que seja opinião generalizada porque está à vista de quem quer ver, que o CR é massacrado pelos adversários em campo sem a mesma protecção do Messi por parte da arbitragem.

      O Mou explica melhor do que eu e estou 100% de acordo com ele :

      http://www.tabonito.pt/jose-mourinho-estoura-com-aqueles-que-defendem-que-messi-deve-ganhar-a-bola-de-ouro/

      Eliminar
    3. Acho que eles os dois, tal como o Neymar, levam muita porrada. É algo comum aos fora de série complicados de parar.

      Quanto ao Mourinho, está a defender a sua dama, como é claro. Dama essa que em tempos acusou de falta de humildade.

      Porque será que o Casillas vota no Mourinho para melhor treinador do mundo em primeiro lugar (em vez de votar no espanhol Del Bosque) e não vota em Ronaldo mas em Sérgio Ramos?

      Eliminar
    4. Eu estou com a CM. Este foi o ano de Ronaldo. Esta disparidade de dar 4 bolas a 1 e 1 bola a outro é uma palhaçada.
      E diz muito da fifa...

      Eliminar
    5. Olá Pipoca. Percebo o teu ponto de vista. A Fifa tem muitos defeitos mas neste caso não tem culpa. A votação é da responsabilidade dos capitães das selecções e dos seleccionadores. E estes votos foram tornados públicos. Toda a gente sabe quem votou em quem.

      Por exemplo, o Ronaldo teve uma atitude feia ao não votar. Como é óbvio não ia votar no Messi mas ficava bem ter votado.

      Para mim o grande problema é comparar os jogadores todos. É raro ganhar um jogador que não se destaca por marcar golos mas que é muito importante numa equipa.

      Quanto ao Messi, defendo que fez em 2012 o que nenhum jogador conseguiu fazer.

      Além disso, o Messi faz parte de um clube estavel e vencedor, o que potencia as suas qualidades.

      O Ronaldo faz parte de uma equipa problemática e é odiado pelos colegas espanhois. Só isso justifica que o Casillas não lhe tenha dado o voto em primeiro lugar. Algo que fez com Mourinho.

      Espero que o Neymar venha rapidamente para o Barcelona para se intrometer nesta luta que começa a ser aborrecida pois são sempre só eles os dois.

      Eliminar
  15. Quando eu respondo aos meus filhos ''porque sim'' eles dizem logo que ''porque sim não é resposta''... e não é mesmo!

    ResponderEliminar