10.1.13

o burro, a corda e a cenoura

As avaliações físicas fazem-me sempre recordar aquela imagem do burro que tem uma cenoura à sua frente, presa numa corda que está igualmente preso ao seu corpo. E quanto mais o burro corre para apanhar a cenoura, mais ela foge, acabando por estar sempre à mesma distância. Nunca fui adepto de avaliações físicas. Já era assim quando me submetia às baterias de testes motivados pelo futebol e continuo a ser assim nesta fase da minha vida, em que faço menos avaliações.
 
No início deste ano, decidi realizar uma para saber qual o melhor treino para aquilo que preciso. Na parte da gordura corporal, descobri que tenho um excesso de aproximadamente três porcento. Este foi aquele momento em que me senti aliviado por descobrir que não estou tão mal como pensava. Depois chegou a parte do burro, da corda e da cenoura. E esse momento começa sempre com um “mas”. Mas, disseram-me, aquele valor que vês ali é o indicado para a tua idade. Um atleta pode descer até aos sete porcento de gordura corporal. Por isso vamos acrescentar mais dois porcento ao teu objectivo de treino.
 
Esta percentagem é a cenoura. Neste momento, corro que nem um louco atrás dela. Mas sei que quando lá chegar, a cenoura vai afastar-se para outro local, para um novo objectivo. E sei que voltarei a correr atrás dela. Mas neste caso não me importo que assim seja pois é algo benéfico para a minha saúde e bem-estar. O mesmo já não posso dizer das pessoas que usam e abusam dos burros, das cordas e das cenouras para nos motivarem apenas para alcançarem algo que desejam.

14 comentários:

  1. Tenho dias que concordo contigo, mas tenho sempre um outro lado não sei se ingénuo, se optimista , se utópico mesmo, que me leva a acreditar que muitas pessoas usam e abusam dos burros, das cordas e das cenouras para concretizarem algo que desejam mas somente isso sem medir consequências. Afinal todos fazemos parte de um TODO que é O UNIVERSO que só busca realização na Unidade. Os limites do "Eu" e do "Nosso" são ténues e pode ser nessa interpretação que esteja a dificuldade..Mas acredito no bem, quero crer. Sei que sou sonhadora ,irrealista e utópica mas deixem-me sonhar. Deixem-me continuar a acreditar que isto a que chamamos Planeta TERRA pode ser um Lugar melhor! Acreditar que isso começa em cada um de nós ao perceber o que motivou o outro a agir de determinada forma que não seja o egoísmo que tem de deixar de ser ser um lugar comum!. Deixem-me acreditar que há mal entendidos .. A maldade também começa em nós e no nosso pensamento, da forma como vemos e interpretamos o Mundo.

    Mais uma excelente Publicação HSB que me fez divagar. Parabéns!
    Desejo-te um Bom dia! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não mudes nem deixes que te mudem. Continua a ser uma sonhadora, pode ser?

      Um grande dia para ti :)

      Eliminar
  2. Na forma física andamos sempre atrás das cenouras e somos nós próprios a querer afastar mais a dita, quando já estamos muito próximos.
    O que me chateia nisto, é nesta sociedade de consumo, as empregas afastarem cada vez mais a cenoura dos seus colaboradores. Quando o ano corre bem e se vende o que se quer, lá vem no inicio do ano seguinte, "vamos fazer mais". Porquê? pergunto eu. Porque não ficar satisfeito por atingir objectivos que são bons para a empresa e no ano seguinte manter? Foi esta corrido pelo sempre mais e mais, que nos levou ao ponto de rotura da sociedade de consumo. Agora ninguém consome mais e as empresas entram em colapso!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso digo que no deporto é algo bom. Mas na vida profissional é algo que me irrita profundamente.

      Eliminar
  3. Basicamente podemos aplicar a metáfora do burro, da corda e da cenoura para tudo o que nos rodeia!

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho vontade de concordar com quase tudo o que escreveste sobre a forma física...tenho até muita vontade...
    No nosso percurso teremos sempre cenouras que nos impomos ou que nos impõem. É bom ter objectivos. Ser muito ou pouco burro, já depende só de nós...

    ResponderEliminar
  5. Correr atrás da cenoura é que não...

    ResponderEliminar
  6. Eu também não gosto nada dessas avaliações....fujo a 7 pés! aliá já estou no novo ymn desde stetembro do ano passado e baldei-me por 2 vezes (shame on me....)! mas é bom ter esses objetivos e ir sempre aperfeiçoando-os :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shame on you ;p

      É bom fazer para saber o que temos de melhorar.

      Eliminar
  7. Ainda gostaria de saber quem não corre atrás da "cenoura". ;)
    Também n suporto esse tipo de análises, apesar de no último ano ter sido sacrificada, mas com bons resultados. :)

    ResponderEliminar