30.1.13

não me adapto


Não percebo aquelas pessoas de duas caras. Aquelas que sorriem à frente de alguém mas que espetam o maior número de facas possível nas costas assim que essa pessoa se volta. Aquelas que passam anos a falar mal de alguém, a criticar as suas atitudes mas que depois fazem-se os melhores amigos dessas pessoas. Aquelas que falam mal pelas costas mas que bajulam pela frente. Tento compreender e encontrar motivos para tais comportamentos mas não chego a nenhuma conclusão.

A única coisa que vou percebendo é que este tipo de atitudes começam a deixar de ser uma excepção para ser uma norma. Agora percebo porque tenho pouco mais do que cinco amigos verdadeiros. Percebo também que deve ser por abominar quem se rege por esta forma de ser que não me adapto a muitos sítios. E espero nunca me adaptar.    

50 comentários:

  1. Estou solidária, também sou uma desadaptada! ;) Percebo perfeitamente.

    ResponderEliminar
  2. Nem te adaptes Bruno. Aqui o se não podes vencê-los, junta-te a eles não se aplica de todo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olha estou exactamente no lugar onde chegaste também. Amigos verdadeiros contam-se pelos dedos.Sou muito sociável, mas quando se conhece melhor as pessoas descobre-se muita gente insensível, mesquinha e sem princípios . Cada vez mais as pessoas movem-se por interesses e menos por aquilo que deve dar sentido à vida - A amizade, a partilha. Como já não tenho idade para mudar , serei sempre uma eterna inadaptada assim sendo. Mas, não me fecho ás pessoas, porque acredito que há sempre a hipótese de haver gente que tenha os mesmos valores que eu.

    ResponderEliminar
  4. Recuso adaptar-me, apesar do número de pessoas assim ser crescente.
    Está instalada uma crise de valores aguda...

    ResponderEliminar
  5. O problema é que quando não nos adaptamos a esse tipo de pessoas somos apelidados de complicados, esquisitos, pouco inteligente porque temos de ter jogo de cintura e aprender a ser assim porque senão nunca nos damos bem em lado nenhum bla bla bla. Concordo plenamente quando dizes que infelizmente estas pessoas começam a ser uma maioria. Há pessoas que justificam ser assim por causa da sociedade e que só se tem sucesso na vida assim e ainda aconselham os outros a seguirem este caminho! Surreal, é isto que tenho a dizer. O tempo mostra-nos sempre os verdadeiros amigos e o tipo de pessoas com quem lidamos.

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito Miss Q. Podem chamar-me o que quiserem que "tenho as costas largas."

      Aplica-se aquela frase: "Ris-te de mim porque sou diferente. Rio-me de vocês porque são todos iguais."

      Eliminar
  6. Eu desenvolvi uma teoria, essa gente existe para darmos o devido valor à nossa família de amigos. E agradeço a existência dessa gente mesquinha pois de outra forma seria difícil separar o trigo do joio. No meu grupo temos um "petit nom" para gente assim, são os Tulius Detritus da vida :)

    ResponderEliminar
  7. Essas pessoas são meio invisíveis (para o patrão, ou para os colegas, ou em suas casas) e tornam-se azedas. A forma de "aparecerem" implica que usem de simpatia extra (pela frente), mas a dor tem de ser libertada também (geralmente nas costas das pessoas).

    Às vezes basta que tenhas uma conversa com essa pessoa (séria e em particular) para que ela caia em si e nunca mais tenha coragem de te fazer isso. (Prepara também um ombro e lencinhos, porque vão contar-te tudo o que os atormenta e os transformou -- "Porque eu não era assim!").

    De qualquer forma, estamos aqui se o ambiente pesar e precisares de uma bomba de oxigénio :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de passar um dia comigo para perceberes que nem sempre é assim, infelizmente.

      Eliminar
  8. Identifico-me em pleno com o texto e vivo essa inadaptação diariamente.
    Gostei do texto e dou-te os parabéns pelo blogue.

    Abraço e boa semana.

    PS: Agradeço a visita ao meu blogue e tentarei estar por aqui mais vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Aparece sempre que quiseres e puderes.

      Uma grande semana para ti.

      Abraço

      Eliminar
  9. Odeio pessoas assim...são pessoas hipócritas e cínicas que não entram no leque de pessoas que gosto e quero como amigas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há pessoas destas que fazem parte da nossa vida sem ser uma opção nossa.

      Eliminar
  10. também nã me adapto e é algo que me deita completamente abaixo, confesso-te! Estou a passar por uma situação complicada em temos de amizade e todas as vezes questiono a veracidade de sentimentos e de atitudes...e isso não é nada bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não me deixa assim tão mal porque cedo percebo o que são e aquilo que pretendem. Depois lido com isso de forma a não ser prejudicado.

      Eliminar
    2. E ainda bem que o fazes assim. O meu problema é que à partida não quero acreditar que as pessoas são assim tão "falsas" e procuro dar as tais oportunidades, ao ponto de interiormente ir sofrendo. Claro que mais cedo ou mais tarde estas situações ficam insustentáveis. e como se diz ...abro a minha pestana..mas entretanto já sofri.

      Eliminar
    3. Eu aprendo depressa e depois essas pessoas passam a ter o tratamento que merecem.

      Que o sofrimento seja uma lição. Pelo menos é o que faço.

      Eliminar
  11. Acho que virou regra! Esse tipo de "gentinha" esta por todo o lado: no grupo de pseudo amigos, no trabalho (uiiii no trabalho...) e por vezes ate na família. E' triste. Acabamos nos por ficar mais duros e desconfiados.

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente é cada vez mais assim, mas graças a deus ainda conheço muito boa gente que não é... São principalmente pessoas que vivem vidas alternativas, muito viajantes e muito simples e humildes... Tenho um prazer enorme em conhecer 3 pessoas assim :)

    ResponderEliminar
  13. E olha que eu pensava ter 6 ou 7 amigos e mesmo com o passar dos anos, "as facadinhas" nas minhas costas matam os "meus amigos"... tu entendes!!

    5 é muito bom!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo a achar que cinco são uma multidão nos dias que correm.

      Eliminar
  14. É o que mais se encontra por aí, infelizmente! E sou como tu, amigos verdadeiros tenho muito poucos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que toda a gente é assim. Quem acha que tem muitos mais deve estar a confundir o conceito de amizade. Acho eu.

      Eliminar
  15. Na minha vida pessoal esse problema não me afeta, porque simplesmente não lhes dou espaço para que existam...agora no trabalho é a desgraça total, são o "pão nosso de cada dia", e eu ainda hoje não sei muito bem como é que isso se faz, bem tento aprender com os mais novos, como noutras àreas, conheço uma miúda que é um doce com toda a gente, mas só de a ouvir falar assusto-me porque penso, como será nas minhas costas. Digo que tento aprender, porque no meu caso tenho mesmo de aprender, porque não sei ser hipócrita, mas o que é certo é que se o não for com certa gente, em vez de me deixarem fazer o meu trabalho é só esticarem o pé, para me fazerem tropeçar, ou estatelar no chão...e eu que já estou a ficar "burra velha" não deixo, que isso aconteça, portanto, não tenho outro remédio se quero sobreviver, tenho de aprender. É triste? É! Mas é a minha realidade laboral (o chamado ninho de vespas...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costuma dizer-se que nas costas dos outros vemos as nossas. E isso diz muito dos ambientes profissionais.

      Não queiras aprender nada. Lida da melhor forma possível mas sem grande conhecimento de causa.

      Eliminar
  16. infelizmente também cheguei a essa conclusão! triste coincidência a nossa..

    ResponderEliminar
  17. Já apanhei cada cacetada que os meus melhores amigos são 2 em 1, como o shampoo.

    Marido/Best Friend
    2 Manos/Best Friends

    Fora deste grupo restrito, tenho amigos...da borga. Gosto deles, divirto-me com eles, mas despir minha alma, só os 3 de cima.

    SS

    ResponderEliminar
  18. É isso e dizer muito bem de uma pessoa depois de ela morrer...se há coisas que eu não encaixo são essas!
    Fico contente por não pertencer a esse grupo de pessoas...aliás, às vezes até perco por dizer o que penso e não fazer fretes! Mas prefiro manter-me fiel aos meus princípios!

    ResponderEliminar
  19. Ainda bem que ñ te adaptas....
    Por isso é que gosto de ti e és meu amigo!
    Mais vale poucos e bons que muitos e maus!
    E era o q te dizia no outro dia... ou as pessoas mudaram...ou smp foram assim e eu ñ via!
    xoxo
    Sis

    ResponderEliminar
  20. Infelizmente acontece com muita frequencia, parece que ha pessoas que se preocupam mais com a vida alheia do que com a delas proprias!
    É uma pena pois se as pessoas se preocupassem mais consigo mesmas teriam o seu potencial muito mais aproveitado!
    Sei bem o que é ter pessoas que a nossa frente se faz nossa amiga mas que por traz é o que se sabe!
    Enfim...eu pelo menos estou apenas preocupada com a minha vida, a dos outros nao me interessa.
    :)

    ResponderEliminar
  21. Característica intrínseca do portuga (há excepções, claro)

    ResponderEliminar