2.1.13

jf


João Fernandes é um menino de apenas 12 anos. João Fernandes tinha tudo para ser um menino igual a tantos outros da sua idade. Quer dizer, o João Fernandes é igual aos meninos da sua idade. É verdade que nasceu cego mas isso não faz dele um coitadinho. Nem alguém inferior aos outros. É verdade que tem uma limitação. Mas essa, não o impede de realmente “ver."

João Fernandes, tal como qualquer criança, tem os seus sonhos. Quem, com apenas 12 anos, não sonhava ser isto ou aquilo? Eu sonhava. Passava ao lado do Estádio da Luz e dizia a mim mesmo: “Hei-de jogar aqui.” Porém, esta criança não é exigente nos sonhos. Não quer jogar no mais belo dos estádios. Não quer ir a Madrid conhecer o Cristiano Ronaldo. Nem tão pouco ir a Barcelona conhecer o Messi. Não. O João Fernandes é louco por futsal, pelo clube do seu coração: o Sporting e queria apenas assistir a um jogo ao vivo.

Ao saber deste sonho, a RTP levou o menino a ver um jogo de futsal do seu clube. Mais do que ver o jogo, o pequeno João Fernandes ficou ao lado dos comentadores da RTP durante a partida. No final, teve ainda direito a conhecer todos os jogadores da sua equipa, sendo que as apresentações ficaram a cargo de João Benedito, o capitão de equipa. Mais do que fazer um frete, os jogadores ficaram emocionados com o sonho de João Fernandes, que os reconheceu apesar de não os poder ver. Um dos jogadores deu-lhe um beijo e uma camisola sua, que certamente irá guardar para sempre e outra do clube com o nome João Fernandes estampado nas costas.

À primeira vista, isto é do mais banal e simples que existe. Quem já viu um jogo de futsal ao vivo sabe que os bilhetes costumam ser baratos. Sabe também que chegar à fala com um jogador é igualmente simples. Mas aposto que para aquele menino foi o momento de uma vida. Lá esta. A simplicidade de um gesto, acto ou momento não fazem dele menos valioso do que muitas outras coisas realmente caras para a carteira.

Depois de tudo isto, João Fernandes voltou a ser uma estrela hoje, ao passar a tarde na RTP ao lado de João Baião, no programa da tarde da estação pública. Em tempos que me refugio nos canais internacionais por entender que a qualidade nacional deixa a desejar em alguns casos, soube bem ficar a conhecer esta história.

Foi uma grande lição de vida. Não tenho nada a ver com o que aconteceu mas um grande bem haja para a RTP, para o Sporting, para o jornalista Pedro Martins, para o João Baião e para todas as pessoas que tornaram este gesto possível. Que seja a primeira de muitas histórias felizes ao longo deste ano e sobretudo, na vida de João Fernandes.

27 comentários:

  1. Às vezes é tão fácil fazer os outros felizes :)

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Agora fiquei emocionada...
    Concordo contigo, espero que haja mais historias assim ao longo deste ano, ás vezes as crises servem para unir as pessoas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que se aproveitem as coisas simples para fazer muita gente feliz.

      Eliminar
  3. Que bom que é fazer a diferença na vida de alguém!

    ResponderEliminar
  4. Gosto quando os orgãos da comunicação social fazem por cumprir sonhos que de outra forma muito dificilmente se cumpririam. E que bem deve saber poder fazer essa diferença.

    ResponderEliminar
  5. Um pequeno gesto que fez uma grande diferença na vida desse menino. E concordo contigo. Há que apostar mais nestas histórias, fazer as pessoas felizes. Sabemos que existe muita desgraça, infelizmente, mas para quê bater sempre na mesma tecla?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti-me bem ao ver o rapaz a tarde toda na RTP. Foi muito bom. Chega das notícias de sempre.

      Eliminar
  6. Sem dúvida, uma bela iniciativa.

    BOM ANO, hsb!! :)

    ResponderEliminar
  7. Boa noite! Obrigado pela partilha.

    Vou espreitar :)

    ResponderEliminar
  8. Também a vi a reportagem e devo dizer que fiquei super emocionada com toda a história, mas sensibilizada pelo tempo que dedicaram aquele menino! Afinal dedica-se tanto tempo de antena à casa dos segredos e afins e existem tantas pessoas a precisar destes pequenos GRANDES momentos!
    Outro momento muito bonito foi quando o João conheceu/reconheceu o Jubas!
    Parabéns para ti por também dedicares um pouquinho do teu espaço ao João... Lindo gesto :)
    É isto que me faz acreditar todos os dias que ainda existem boas pessoas e que lutam e apoiam algo nobre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei encantado com a história e tornou-se impossível não falar dela :)

      Eliminar
  9. Um sonho simples e bem bonito! É tão bom que realizem estes pequenos grandes sonhos!

    ResponderEliminar
  10. Eu vi a reportagem quando foi transmitida na RTP e é de chorar. Os jornalistas tiveram e fizeram uma excelente iniciativa.
    Para muitas pessoas que criticam a RTP por não fazer serviço público, este é um bom exemplo.
    Um bem haja tb hoje ao João Baião (que não vi) por continuar com a história do João.
    É tão fácil concretizar certos desejos, mas muitas pessoas continuam a ser egoístas e não darem um pouco delas e prol da felicidade de outros...

    ResponderEliminar
  11. Já conhecia esta história de vida. De facto este é mais um exemplo como simples gestos podem marcar e mudar de certo modo o quotidiano de alguém.O garoto não esquecerá .Foi uma brilhante iniciativa da RTP.Um bonito gesto do Sporting.Um exemplo para mim , para ti e para todos.Obrigada a ti também HSB por te lembrares de comentar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma história apaixonante. E a iniciativa é de louvar :)

      Eliminar
  12. Cada vez aprecio mais as coisas simples da vida :)

    ResponderEliminar
  13. A Felicidade está mesmo nas coisas, simples, são essas que fazem grande diferença :) Obrigado por partilhares a história que desconhecia.

    ResponderEliminar
  14. um grande bem-haja aos promotores de tão louvável iniciativa

    ResponderEliminar